ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Sistema de interfones: como funcionam e o seu papel na segurança residencial

6/2/2023 - Sorocaba - SP

Há décadas o sistema de interfone é um dos mais conhecidos e adotados por aqueles que prezam pela segurança e conforto, principalmente quando se trata de condomínios e empresas. Isso porque por meio dele é possível monitorar remotamente as visitas e fazer ou não a liberação de entrada das pessoas. 

Além das facilidades que ele proporciona, o sistema de interfone tem papel fundamental na segurança residencial. Então, se você quer saber mais sobre esse sistema e como ele pode tornar a sua residência mais segura, continue a leitura.

Como o sistema de interfone ajuda o brasileiro

O sistema de interfonia mais comum é aquele em que a comunicação acontece por áudio. Nesse caso, usando o exemplo de um condomínio residencial, é necessário que um painel seja instalado na portaria do prédio e conectado a um aparelho de telefone instalado dentro do apartamento. 

Ou seja, por meio desse sistema de interfone coletivo, você pode se comunicar com a portaria do prédio sem sair do conforto da sua casa. E, claro, como a tecnologia vem evoluindo, o sistema de interfonia também passa por atualizações constantes. 

Por isso, continue lendo e saiba mais sobre a evolução do sistema de interfones!

A evolução do sistema de interfones

Se vamos falar da evolução dos sistemas de interfone é preciso começar lá atrás, com a campainha elétrica, criada em 1837 por Johann Philipp. Afinal, esse foi o início de tudo.

Usada por anos, a campainha elétrica tinha o objetivo de nos ajudar a chamar as pessoas sem precisar gritar ou bater palmas. Contudo, ela não nos possibilita identificar o visitante nem permite o fácil acesso.

Pensando em resolver esse problema crucial, principalmente no quesito segurança, surgiu o interfone, dois anos após o telefone ser inventado, por Graham Bell em 1894.  Na época, era chamado apenas de comunicador interno para visitantes e, claro, era um luxo ao alcance de poucas pessoas. Contudo, desde sua invenção o interfone foi considerado uma medida protetiva funcional.

A partir dali, conforme a tecnologia foi evoluindo o sistema de interfone também foi passando por melhorias e novos modelos foram surgindo. Ou seja, o sistema de interfones foi ficando cada vez mais moderno e seguro. 

Funções de um interfone moderno e seguro

O interfone moderno e seguro cumpre as funções básicas de receber chamadas de painéis externos facilitando identificar o visitante, inclusive com modelos de interfone com câmera e abrir as fechaduras . Contudo, para além disso, também deve contar com muitos recursos que visam simplificar a sua vida. Por exemplo, transmitir dados digitalmente usando as redes locais ou internet.

Essa função, por si só, pode mudar todo o jogo no que diz respeito a um sistema de interfone que proporciona conforto, segurança e simplifica a sua vida. Pensando nisso, na empresa especializada no setor BAS IP, você encontra interfones que atendem a todos esses requisitos e ainda mais.

Uma das novidades que podem ser encontradas é um sistema de comunicação em que um app móvel pode ser usado no lugar de um painel físico. Incrível, não é mesmo? Mas, não para por aí, afinal, também desenvolveram um software de gerenciamento que te permite gerenciar com flexibilidade todo o sistema de intercomunicação.

Ou seja, agora você não só conhece a história e a importância do interfone, mas também sabe onde encontrar o sistema de interfonia mais moderno, prático e seguro que vai facilitar a sua vida.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas publicações! Todos os dias temos novidades por aqui.

Compartilhe no Whatsapp