ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Pretinhas da Brasilândia oferece show e oficinas culturais para adolescentes periféricas

12/1/2023 - Sorocaba - SP

Para comemorar a semana internacional da mulher de 2023, o Portal Pretinhas realizará um evento 100% gratuito na Zona Norte de São Paulo, elaborado especialmente para meninas pretas, de 8 a 14 anos.

Fanieh - Pretinhas da Brasilândia

Fanieh - Artista confirmada para apresentação especial no evento.

 

Pretinhas da Brasilândia acontece dia 11 de março de 2023, sábado. Esta primeira edição será na Fábrica de Cultura da Brasilândia e é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Proac Editais.

Com direção de Vilma Queiroz e produção executiva de Renata Poskus, o evento pretende reforçar o poder, beleza e potencial da mulher negra, visando colaborar com a autoestima, força e coragem das mulheres pretas de amanhã, nossas pretinhas.

Oficinas de grafite, dança, teatro e leitura, tranças e amarração de turbantes e de modelos, compõem o evento. E, no encerramento, um show com Fanieh, cantora, ativista e atriz da série Sintonia, da Netflix.

Embora o evento seja pensado em ter como protagonistas as nossas meninas pretas, toda a comunidade está convidada a participar, independente de cor, gênero ou idade. É um evento para toda a família.

O local de realização do evento, a Fábrica de Cultura da Brasilândia, do Governo do Estado de São Paulo, fica no Distrito da Brasilândia, o 4º mais populoso da cidade de São Paulo, com mais de 280 mil habitantes de mais de 41 bairros.

Compareçam!

Confira a programação do Pretinhas da Brasilândia

9h às 11h Oficina de Grafite

Arte-educadora Aryane keyla Jose Santos

Na oficina de grafite, o público será incentivado a formar grupos para criar um mural com grafite em um dos muros da Fábrica de Cultura. Serão utilizados modelos de máscaras africanas para a arte, que será reproduzida utilizando tinta PVA, corantes, pincéis e spray. A arte-educadora ensinará sobre a importância da representação das máscaras na cultura africana, estreitando os laços das pequenas meninas negras com suas raízes ancestrais.

11h às 12h Oficina de Dança Tribal

Arte-educadora Luana Caruzo

A arte-educadora explicará a origem e importância das danças tribais e ensinará na prática passos para as pequenas dançarinas. A aula também envolverá o emprego da dança tribal em ritmos atuais, com as quais as garotas se identificam, como hip hop e demais danças urbanas. Com isso, elas perceberão que muitos dos artistas da atualidade que elas muito admiram, sejam brancos ou negros, reproduzem passos que foram criados por seus antepassados.

12h às 13h Oficina de Modelos

Arte- educadora Joy Carol

Joy é uma famosa modelo, negra e gorda, moradora da Zona Norte, e que além de desfilar nos maiores eventos plus size do Brasil, ultrapassou barreiras integrando desfiles em que antes predominavam pessoas brancas e magras, como por exemplo, a Casa de Criadores. Embora tenha ouvido muitos “nãos” ao longo de sua carreira, ela persistiu e estrelou campanhas de publicidade de marcas de moda, telefonia celular, bancos e produtos de beleza. Na oficina de modelos, todas poderão ser modelo por um dia, aprender a desfilar e fotografar e acreditar em sua real beleza.

14h às 15h – Oficina de Leitura e Teatro

Arte educadora: Aline Caruzo

Aline Caruzo - Projeto Pretinhas

A arte-educadora trabalhará na oficina alguns capítulos do livro “Omo-Oba Histórias de Princesas” de Kiusam de Oliveira. Com um acervo de fantasias e acessórios, estimulará que as meninas leiam trechos do livro, que fala sobre princesas africanas e, por meio de jogos educativos e dinâmicas teatrais, reproduzam e criem novas cenas com as personagens. Elas se reconhecerão como protagonistas e viverão personagens incríveis.

15h às 16h – Oficina de amarração de Turbantes e tranças

Arte- educadora: Palomah Coelho

O cabelo faz parte da identidade de todas as pessoas. Mas para garotas negras que crescem escutando que tem “cabelo ruim”, essa relação com a própria aparência pode vir repleta de dores e frustrações. Na oficina de Amarração de Turbantes e tranças, as pequenas aprenderão a importância dos penteados e dos turbantes na cultura
africana. Aprenderão que não se tratam de artifícios para disfarçar “um cabelo ruim”, mas para ressaltar a beleza e identidade das mulheres pretas.

16h às 17h – Oficina de Artes Plásticas

Arte-educadora: Erika de Souza

As meninas confeccionarão seus auto-retratos, trabalhando a percepção que têm sobre si mesmas. Nesta oficina serão usadas sulfites, lapis, canetinhas, gizes de cera e materiais como botões e retalhos de tecidos.

17h às 18h – Palestra/ Show

Artista: Fanieh

Com apenas 21 anos, de Guaianases, extremo leste de São Paulo, vem se destacando na cena musical por suas letras e posicionamentos sempre fixados nas suas raízes. A artista recentemente soltou sua voz na primeira faixa do projeto idealizado majoritariamente produzido por mulheres, o Hervolution. Ela também estrelou a série da Netflix: Sintonia, um sucesso entre o público adolescente. Elka construiu a carreira de forma autônoma, independente, como uma verdadeira gestora. Além de ser rapper, ainda é co-fundadora do Instituto Izaias Luzia, em Guaianases, que trabalha com cultura, esporte e educação.

Serviço:

Data: 11 de março

Horário: das 9h às 18h

Local: Fábrica de Cultura da Brasilândia

Endereço: Avenida Inajar de Souza, 7001 e Av. General Penha Brasil, 2508 – Brasilândia, São Paulo, SP

Entrada gratuita

 

Compartilhe no Whatsapp