ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Como funciona um aterramento elétrico?

14/11/2022 - Sorocaba - SP

Compreender como funciona um aterramento elétrico é um dos pilares para garantir que esse processo seja feito com qualidade e eficiência. 

Afinal, o aterramento faz toda a diferença na estrutura de um empreendimento e, por isso, exige uma mão-de-obra qualificada e experiente. A seguir, destacamos algumas informações importantes sobre o tema. Confira!

Como funciona um aterramento elétrico?

Um aterramento elétrico tem um funcionamento relativamente simples. Porém, ao mesmo tempo, sua instalação é complexa e requer mão-de-obra qualificada. Entenda como funciona o procedimento:

  1. Primeiramente, o profissional irá cravar uma viga em alguma parte do terreno em que a residência está situada ou será construída.

  2. Feito isso, um fio será conectado a essa viga.

  3. Esse fio passará por toda a estrutura da casa ou da obra em questão, visando conectar-se com os componentes elétricos dessa construção.

  4. A partir disso, o aterramento estará completo, e o usuário poderá utilizar os seus equipamentos elétricos conectados às tomadas da casa, sem grandes preocupações.

 

Qual a importância do aterramento elétrico?

A importância do aterramento elétrico é justamente oferecer mais segurança para toda a infraestrutura elétrica de uma casa. Por meio do aterramento, os equipamentos utilizados na residência não sofrerão com a sobrecarga em seus componentes, uma vez que suas partes metálicas não estarão conduzindo energia. Mas sim, essa energia será conduzida para a viga aterrada na residência.

Consequentemente, a vida útil longa dos equipamentos, bem como o bom funcionamento, podem ser garantidos. Afinal, não haverá alterações de tensões que possam prejudicar os componentes metálicos presentes em um determinado equipamento.

Além disso, a segurança dos usuários também será garantida, uma vez que as chances de ocorrer um choque elétrico serão muito menores, obviamente. Por isso, invista no aterramento elétrico da sua obra e usufrua da segurança que ele pode promover!

 

 

Compartilhe no Whatsapp