ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

O que é e para que serve um projeto elétrico? Entenda!

14/11/2022 - Sorocaba - SP

As instalações elétricas não podem ser feitas de maneira aleatória. Isto é, elas precisam seguir um fluxo coordenado e com o aval de profissionais capacitados, como é o caso dos engenheiros elétricos e eletricistas.

Mas como é possível saber como fazer instalações complexas e onde ligar cada fio? Para isso, usa-se o projeto elétrico. A seguir, entenda mais sobre o que é um projeto elétrico.

O que é um projeto elétrico

Um projeto elétrico nada mais é do que um tipo de mapa que serve como base para fazer instalações elétricas. Isto é, o profissional responsável por fazer e por ler o projeto elétrico, tem ali todas as informações que ele precisa para realizar a instalação da rede elétrica de maneira segura e eficiente.

No entanto, o projeto elétrico é muito mais complexo do que apenas alguns desenhos com a disposição dos fios. Ele serve para indicar, tecnicamente, os melhores materiais e amperagens em geral. Além disso, o projeto elétrico ajuda o eletricista a construir um ambiente elétrico que seja de simples manutenção e ajustes.

O projeto elétrico é indispensável para as instalações elétricas de casas, residenciais, prédios comerciais, indústrias, shoppings e outros lugares.

Diagrama versus projeto elétrico: diferenças

Quando se fala em projeto elétrico, se fala também em diagrama elétrico. No entanto, embora sejam nomes diferentes, na prática, trata-se da mesma coisa. Afinal, o projeto elétrico é um documento completo, com textos e informações relacionadas ao projeto em geral. 

E no projeto elétrico, haverá o diagrama elétrico, que serve para indicar como os fios devem ser instalados e onde eles devem ser conduzidos. Isto é, o diagrama elétrico são os desenhos e códigos utilizados para ilustrar o projeto elétrico de maneira mais simples.

Sem um projeto elétrico, não há como garantir segurança, performance e eficiência para eventuais manutenções.

 

 

Compartilhe no Whatsapp