ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

2022 marca eleições caóticas: 5 livros sobre politica e políticos brasileiros

2/11/2022 - Sorocaba - SP

Evidentemente, o assunto mais comentado no Brasil ultimamente é a eleição presidencial. Independente da preferência por candidato A ou B, é simplesmente impossível ficar de fora deste debate político. 

Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco livros sobre política e políticos para você conhecer um pouco mais sobre o cenário político atual e seus  protagonistas. Acompanhe! 

1 - Lula, volume 1: Biografia, de Fernando Morais 

Publicada em 2021, a biografia de Lula compreende o período desde sua infância até o anulamento de suas condenações.  

Fernando Morais, além de ser um dos biógrafos mais prestigiados do Brasil, com livros retratando a vida de  personalidades como Olga Benário, Paulo Coelho e Assis Chateaubriand em seu histórico, teve acesso irrestrito, franco e direto a Lula desde 2011 para elaborar esta biografia. 

Como resultado, em dezenas de horas de depoimentos, o autor foi capaz de retratar um panorama completo de momentos marcantes na em sua vida, como  a fundação do PT, o movimento sindicalista e a escalada rumo ao Palácio do Planalto.  

2 - Como Ser um Ditador: O Culto à Personalidade no Século XX, de Frank Dikötter

O século XX foi marcado pelo surgimento de tecnologias que permitiram a propagação da informação de modo massivo a um nível nunca antes imaginado.

Deste modo, os líderes mundiais se tornaram capazes de entrar nos lares da população, criando um fenômeno sociopolítico: o culto à personalidade.

Assim, em Como Ser um Ditador, o autor  nos mostra a trajetória de oito ditadores, entre eles: Hitler, Stalin e Mao Tsé-tung, que fizeram uso da máquina de propaganda do Estado para fomentar o culto às suas personalidades. 

Além disso, Dikötter também traça um paralelo entre os líderes do século passado e alguns líderes mundiais atuais, como Putin e Xi Jinping, e questiona a semelhança entre seus métodos comparado aos tiranos do passado. 

3 - Como as Democracias Morrem, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt

Nesta obra publicada em 2018, os autores - dois conceituados professores de Harvard - discutem a ascensão de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos em 2017 e como sua eleição foi possível.

Deste modo, Levitsky e Ziblatt comparam Trump a exemplos de ruptura da democracia de líderes como Hitler, Mussolini, a escalada atual de lideranças de extrema direita ao poder e também ditaduras latino americanas na década de 1970. 

Ainda mais, neste livro, os autores fazem um alerta sobre como esses fenômenos poderiam ocorrer nos dias de hoje: sem revoluções ou golpes militares, mas através de um processo sutil de enfraquecimento de instituições com poder de oposição, como a imprensa e o Judiciário. 

Embora retrate um evento internacional, é uma leitura importante para entender um pouco do cenário que temos hoja. Você encontra indicação livros como este e outros gêneros em sites como o https://umlivropordia.com.br/

4 - Jair Bolsonaro: O Fenômeno Ignorado, Vol. 1: Eles Não Entenderam Nada, de Eduardo Bolsonaro e Mateus Colombo Mendes

Os depoimentos de Eduardo Bolsonaro são reunidos e analisados por Mateus Colombo Mendes neste livro que conta a trajetória de Jair Bolsonaro, desde os tempos de exército à sua ascensão à Presidência da República nas eleições de 2018, passando por episódios como o fatídico dia da facada e seus primeiros dias governando o país. 

No livro, os autores relatam como Jair Messias Bolsonaro conseguiu alcançar a Presidência do Brasil praticamente sozinho, passando de uma personalidade ignorada e desprezada no cenário político a um líder que despertou a nação. 

5 - A Filosofia Explica Bolsonaro, de Paulo Ghiraldelli

Nesta obra publicada em 2019, o filósofo e escritor Paulo Ghiraldelli disseca, com polêmica e sem medo do confronto, os atos e personagens do governo de Bolsonaro que protagonizaram, à época, uma profunda ruptura com os padrões da política e cultura da história nacional, até então.  

Além disso, o autor passa também por personagens como os três filhos do Presidente, Olavo de Carvalho, Sérgio Moro,  Paulo Guedes, Joice Hasselmann, sem deixar de falar sobre assuntos desagradáveis para Bolsonaro como meio ambiente, educação, cultura e, claro, Luís Inácio Lula da Silva. 

Agora que você já conhece melhor algumas obras sobre política e nossos líderes,  nada melhor que compartilhar esta lista de leitura e, assim, ajudar a estimular o debate saudável em prol do progresso do Brasil. Boa leitura!

 

Compartilhe no Whatsapp