ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Ainda existe amor? 5 poetas modernos para amantes de livros de poesia

1/11/2022 - Sorocaba - SP

Ahh, a poesia... será que ainda existem por ai românticos como os clássicos e noturnos Castro Alves, Manoel Bandeiras e outros? Para responder a essa paergunta, preparamos uma seleção de poetas modernos para quem já ama, ou deseja amar e provar que sim, existe amor em SP e no Brasil inteiro. 

#1 Poesia com Rapadura, de Bráulio Bessa 

Bráulio Bessa ficou famoso por declamar seus poemas no programa Encontro com Fátima Bernardes e também tem um canal no Youtube com mais de 500 mil inscritos. Além disso, o autor também é cordelista, declamador e palestrante. 

Em Poesia com Rapadura, o poeta cearense traz uma compilação com alguns dos poemas conhecidos pelo público através das telas de TV e outros inéditos de textos que falam sobre o Nordeste, fé e amor: 

“A essência de um homem de verdade,

vem do pai pra formar um cidadão,

vem da mãe pra lhe dar educação,

e um menino vira homem caráter.

Macho véi, com muita sinceridade,

Eu lhe digo que aqui no meu sertão,

caráter e honestidade são coisas de criação,

tem família que sofre com sede e fome,

sem dinheiro, sem luxo e sem “sobrenome”,

12 filhos e nem um vira ladrão.”

 

#2 Tudo Nela Brilha e Queima, de Ryane Leão 

Em Tudo Nela Queima, a poeta mato-grossense radicada em São Paulo Ryane Leão usa a poesia como meio para falar sobre o ativismo em defesa dos direitos das mulheres negras: 

“eu quero saber

das opressões que você se livrou

e de como seu cabelo

anda cada dia mais

selvagem e lindo

quero saber da culpa que

não te habita mais 

quero ouvir

tudo que te silenciaram

eu quero que você me conte

a história das suas

cicatrizes”

 Além disso, Rayane Leão é criadora da página Onde Jazz Meu Coração no Instagram, onde publica alguns de seus poemas e conta com mais de 600 mil seguidores. Veja mais obras de autores modernos neste link.   

#3 Um Amor Feliz, de Wislawa Szymborska

 Um Amor Feliz é uma seleção de poemas da escritora polonesa vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 1996. No livro, Wislawa Szymborska retrata a vida cotidiana, as pessoas e sentimentos como o amor, além de questionar sobre a imposição da vontade humana sobre a natureza:  

“Oh, como são permeáveis as fronteiras do países!

Quantas nuvens flutuam impunemente sobre elas,

quanta areia do deserto passa de um país a outro,

quantas pedras da montanha rolam par terras alheias

com saltos desafiadores.” 

Nascida em 1923 na Polônia, Wislawa Szymborska permaneceu a vida toda em seu país natal. Assim, quando a Segunda Guerra Mundial eclodiu, a  escritora trabalhou na construção de ferrovias a fim de não ser deportada à Alemanha.  

Nesse sentido, ao iniciar sua obra literária, a autora usou como temas a guerra e sua intolerância. Entretanto, assuntos como a vida cotidiana e o mundo ao redor fizeram parte da inspiração da escrita de inteligência afiada e sagacidade, características marcantes na obra de Wislawa Szymborska.  

#4 O Livro dos Ressignificados, de @akapoeta (João Doederlein) 

João Doederlein, que assina com o pseudônimo @akapoeta, traz em seu primeiro livro poesias conhecidas nas redes sociais combinadas com material inédito. Desta forma, o autor repensa palavras comuns como “girassol”, “tatuagem” e “amor”, entre outras, baseado em suas experiências pessoais, com referências à tecnologia atual e à cultura pop:

 “amor

é o resumo do infinito. é o laço entre dois

corações. é um sorriso frouxo demais. é quando

a gente escuta o mundo inteiro no silêncio de

alguém. é o ópio do coração. é um cafuné bem-

 

-feito. é encontrar um lar em outro peito.

as vezes tem quatro patas e um focinho. às vezes

tem nome. e quando vai embora...” 

João Doederlein nasceu em 1996 e é natural de Brasília. Aos 11 anos, já sabia que seguiria a carreira no mundo das letras e começava a redigir suas primeiras poesias. Assim, aos 14 anos cria seu primeiro blog com a ideia de compartilhar seus textos, e aos 19 inicia um projeto usando as redes sociais que culmina no nascimento de seu primeiro livro.  

Como resultado, João mantém uma base com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e Facebook e está entre os autores brasileiros mais conhecidos de sua geração.  

#5 bônus: para amantes de arte, uma visita às obras através da poesia.  “Poetas Românticos, Críticos e Outros Loucos”, de Charles Rosen 

Charles Rosen foi um proeminente pianista, escritor, professor e crítico literário norte americano. Seus estudos musicais se iniciaram logo aos 4 anos, influenciado por sua mãe, atriz e pianista.  

Curiosamente, a carreira como escritor só iniciou-se após os 40 anos de idade, ao sentir insatisfação pelas notas de encarte de seus discos como pianista clássico. A partir deste momento, decidiu escrever ele  mesmo o conteúdo e sua carreira como escritor se desenvolveu. 

Neste volume, o autor nos mostra como o Romantismo alterou  de modo radical o senso do sublime, elevando o prestígio do pensamento irracional e da subjetividade na produção literária e musical.  

Nesse sentido, Charles Rosen envolve a obra de autores como Balzac, Byron e Flaubert, entre outros. Além disso, Rosen também analisa gênios da pintura e da música romântica com o objetivo de fazer o leitor enriquecer as leituras e ilustrar um panorama da arte no período Romântico.    

Então, leitor. Gostou de nossas sugestões para entrar de vez no mundo da poesia? Compartilhe nossa lista com quem você gosta e escolha qual deles será o próximo em sua lista de leitura. 

Compartilhe no Whatsapp