ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Livros vampirescos: 5 obras para quem ama as criaturas da noite

1/11/2022 - Sorocaba - SP

No artigo de hoje, falaremos sobre vampiros. Mais especificamente, abordaremos os livros baseadas nestas criaturas fascinantes, envoltas em sombras e mistério que conquistaram milhões de fãs ao redor do mundo.

A origem dos vampiros como os conhecemos atualmente remonta aos romances góticos escritos durante a era vitoriana. Anteriormente, os vampiros eram criaturas que existiam na mitologia e folclore de países da região dos Balcãs e leste da Europa e eram retratados como seres bestiais.

Tudo mudou após a publicação do arrebatador Drácula, de Bram Stoker. Embora já houvesse romances baseados em vampiros publicados anteriormente, a obra do escritor irlandês foi um sucesso imediato e entrou de vez no imaginário do grande público. 

 

Então, continue lendo e descubra um pouco mais sobre este universo que faz parte de nossa cultura há séculos e se popularizou ainda mais após serem contadas em livros.

Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice

O primeiro de uma série de treze livros, Entrevista com o Vampiro, foi publicado em 1976 e narra a história do jovem Louis de Pointe du Lac, mordido pelo carismático e sedutor vampiro Lestat  em 1766 e, desde então se tornou uma criatura da noite. 

livro de terror rendeu uma elogiada adaptação para os cinemas com nomes de peso como Tom Cruise, Brad Pitt e Antonio Banderas, que estreou em 1994 e foi um sucesso de bilheteria.  

Drácula, de Bram Stoker

Provavelmente o mais famoso romance de vampiros e, sem dúvida, um romance que é um marco da literatura gótica. 

Drácula foi publicado originalmente em 1897 e seu sucesso foi imediato, sem passar despercebido por críticos, à época, que consideraram o romance demasiado violento. 

Curiosamente, o autor irlandês só escreveu o romance após os cinquenta anos de idade e já gozava de certo prestígio. Drácula, por sua vez, foi o quinto livro escrito por Bram Stoker. 

O Vampiro-Rei - Volume 1, de André Vianco

Representante nacional na lista, O Vampiro Rei é uma trilogia que narra a história de Cantarzo, um vampiro que é transportado por seu escravo, Lúcio, à procura da bruxa Tereza, que vive em algum lugar no norte do Brasil.

Do outro lado, Lucas lidera o povo na luta contra a dominação das criaturas noturnas que aterrorizam os humanos, ao mesmo tempo que Cantarzo deve encontrar Tereza para ser despertado pela bruxa e se tornar o Vampiro-Rei, uma entidade poderosa que pode decidir a guerra a favor das criaturas noturnas que assolam a população. 

Com uma história marcante e cenas de ação muito bem escritas, André Vianco consegue prender o leitor com seu estilo cheio de vitalidade. 

Clube dos Vampiros, de Charlaine Harris

Clube dos Vampiros é o terceiro romance que faz parte da saga que deu origem à série True Blood, da HBO. 

Publicado em 2003, o livro gira em torno da protagonista Sookie Stackhouse,  que está à procura de seu namorado, o vampiro Bill Compton, provavelmente sequestrado por humanos.

Após investigar, ela descobre que, possivelmente, Bill poderia estar no Club Dead, um bar frequentado por vampiros e outras criaturas noturnas. 

Entretanto, para entrar no lugar, ela precisa estar acompanhada. Desta forma, Sookie deve se passar por namorada de Alcide Herveaux, um lobisomem bonito, rico e muito charmoso.    

Veja mais dicas de livros no site https://umlivropordia.com.br/

5 - Carmilla: a Vampira de Karnstein, de Joseph Thomas Le Fanu

Lançado originalmente em 1872, Carmilla é um conto cuja leitura é obrigatória aos amantes de histórias de vampiros. Desta forma, o romance foi adaptado inúmeras vezes para o cinema, teatro e aparece como referência em séries de tv como Doctor Who e filmes como Harry Potter. 

Na história, Carmilla é uma jovem vampira de 19 anos que é convidada a passar três meses em um castelo na Estíria, parte do Império Austro Húngaro, habitado por Laura, uma jovem solitária e ávida por fazer amigas e seu pai, um oficial inglês que serviu o Exército Austríaco.

Sem saber que sua convidada é uma vampira, Laura se envolve com a criatura em uma relação que se alterna entre paixão e repulsa. 

Pois bem, leitor, depois de nossas sugestões, está pronto para iniciar sua jornada pelo fascinante universo dos vampiros? Basta escolher por onde começar. Boa leitura!



Compartilhe no Whatsapp