ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Cheiro de livro: livraria lança perfume com essência de livros

30/10/2022 - Sorocaba - SP

Qual amante da leitura nunca alcançou um livro, o aproximou do rosto, fechou os olhos e respirou fundo ao folhear rapidamente só para sentir aquela fragrância única que este ato proporciona? 

Se você é um leitor inveterado, frequentador de bibliotecas, sebos e livrarias, vai se animar em saber que a rede de livrarias independente Powell’s Books, do estado americano do Oregon, lançou um perfume com a essência de livros antigos.

Segundo a porta-voz da Powell’s Books, Emily Brodowicz, a ideia surgiu durante o lockdown causado pela pandemia do coronavírus, quando as livrarias permaneceram fechadas.

Assim, a livraria desenvolveu a fragrância e a descreveu na página do produto em seu site: 

“Como os rododendros carmesins em Rebecca, a fragrância inebriante de papel velho cria uma atmosfera cheia de humor e possibilidades. Invocando um labirinto de livros; bibliotecas secretas; pergaminhos antigos; e conhaque engolido por reis-filósofos, Powell's by Powell's leva o usuário a um lugar de maravilha, descoberta e magia até então apenas conhecido na literatura.”

Sobre o perfume em si, a fragrância unissex leva notas de madeira, violeta e "biblichor'' (cheiro de livro antigo). 

Ainda mais, a Powell’s Books não poupou bom humor ao indicar instruções sobre o modo de usar, indicando que “O perfume contém as vidas de incontáveis heróis e heroínas”.

Além disso, a divertida embalagem do frasco com 30ml, que em seu lançamento em janeiro de 2020 custava 29,99 dólares, tem o formato que imita um pocket book.

Para completar, o item é vendido no site da livraria como um livro, já que conta com o código ISBN, para fins de catálogo bibliotecário, e usa a data de lançamento no mercado como “data de publicação”. 

Como resultado, a iniciativa teve tanto sucesso de modo que a livraria fez o pedido para um segundo lote do perfume ao fornecedor em menos de um ano após o lançamento. 

Entretanto, esta não é a única opção quando se trata de perfume inspirado no cheiro de livros. Afinal, também tem muita gente que é apaixonada pelo cheiro de livro novo

Certa vez, ao ser perguntado sobre qual a fragrância predileta, o editor alemão Gerhard Steidl  não teve dúvidas: o cheiro de um livro que acabou de ser impresso. A partir daí, a ideia germinou e assim, Gerhard se uniu à perfumista Geza Schoen com a missão de capturar este fascinante cheiro em um frasco de perfume. 

Assim nasceu o Paper Passion, um perfume com essência em tons madeira que leva apenas 5 ingredientes, sendo que um perfume convencional leva, em média, mais de 20 ingredientes em sua composição.  

Para dar o toque final, o editor convidou seu amigo, o saudoso e genial estilista Karl Lagerfeld, para elaborar a embalagem. Desta forma, o alemão concebeu a embalagem como um livro com um recorte com o formato do frasco em suas páginas. 

Além disso, o livro/embalagem contém textos do próprio Lagerfeld, Günther Grass, entre outros escritores famosos. 

Por fim, se você quer presentear alguém que ama livros e gosta de surpreender, estes perfumes que remetem a eles são excelentes sugestões. Fica agora só a missão de descobrir se o presenteado gosta mais do cheiro de livros antigos ou de um livro novo. 

 

Compartilhe no Whatsapp