ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

4 séries de livros adolescentes para começar a ler hoje!

30/10/2022 - Sorocaba - SP

No artigo de hoje, preparamos uma lista com quatro sugestões de séries de livros infanto juvenis para adolescente nenhum botar defeito.

Afinal, nem só dos livros do Harry Potter e vídeo game pode viver nossa juventude. Além disso, é importante lembrar o quanto a leitura ajuda a canalizar e entender as emoções nesta importante etapa de nossas vidas.

Então, acompanhe a leitura e descubra as séries que têm feito sucesso entre os leitores adolescentes ultimamente.

#1  Firelight, de Sophie Jordan

Na trilogia Firelight, Jacinda é uma garota Draki. Trata-se de uma espécie que vive isolada, é evoluída dos extintos dragões e tem a aparência semelhante aos humanos, porém com o poder de se transformar nestas criaturas aladas. Entretanto, Jacinda tem uma habilidade incomum, pois é a primeira Draki em gerações capaz de cuspir fogo 

A vida de Jacinda segue normalmente como a de qualquer garota: vai à escola, tem amigos e anda de bicicleta, etc. Poucos humanos sabem da existência dos Draki, e os que sabem os caçam. E numa dessas caçadas, Jacinda e sua mãe são obrigadas a fugir da vila onde moram e devem conviver com humanos. 

Sophie Jordan descreve bem as emoções, sentimentos e o mundo em volta da protagonista adolescente, numa narrativa em primeira pessoa dinâmica e ritmada. Além disso, a autora foge de temas tão explorados como vampiros, lobisomens e bruxos e dá uma alternativa a quem gosta de romances de fantasia.

#2 Os Treze Porquês, de Jay Asher

 

A série em dois volumes dos livros infanto-juvenis de suspense de Jay Asher trata de um assunto atual: suicídio na adolescência. Seu sucesso foi tamanho que rendeu uma adaptação para as telas produzida pela Netflix. 

O enredo fala sobre Clay Jensen, um estudante do ensino médio, e Hannah, colega de classe e crush do garoto.

A história inicia quando Clay Jensen recebe um pacote contendo sete fitas cassete gravadas por Hannah, que cometeu suicídio semanas antes. Desta forma, cada lado da fita aponta uma pessoa e o motivo pelo qual a garota tomou a drástica decisão. 

A narrativa alternando entre o áudio nas fitas e as reações de cada ouvinte entregam a sensação agoniante de efeito dominó e dão o tom de terror à obra.  

Assim, Os Treze Porquês se torna um livro que ajuda a nos lembrar o quanto nossas ações podem afetar as vidas de outras pessoas de forma tão impactante. 

3 - Desventuras em Série, de Lemony Snicket 

Lemony Snicket, pseudônimo do autor e cineasta Daniel Handler é quem assina esta série de treze livros publicados entre 1999 e 2006 e rendeu, além de um filme estrelado por Jim Carrey baseado nos três primeiros volumes da saga, uma série com três temporadas na Netflix.  

A saga fala sobre os irmãos órfãos  Baudelaire, Violet, Klaus e Sunny, e suas (des) aventuras conforme crescem e sucessivamente mudam seus tutores.   

Ao longo dos livros, o autor usa de humor ácido para contar as histórias envolvendo os irmãos e a cada início de um novo volume, adverte os leitores de forma irônica sobre as dificuldades que os personagens enfrentarão a seguir.  

4 - Crônicas Lunares, de Marissa Meyer

 

Os livros que compõem as Crônicas Lunares são releituras de personagens clássicos como Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, porém em versões futuristas de ficção científica, onde Lua é habitada e há ciborgues e robôs convivendo entre os humanos. 

Embora cada livro trate de uma personagem, eles se complementam entre si. De Forma que o primeiro volume, Cinder, faz uma releitura de Cinderela, Scarlet é a personagem que dá nome ao segundo volume e se junta à Cinder e, assim, sucessivamente, com Cress, inspirada em Rapunzel e por último, Winter é o título/ personagem que remete à Branca de Neve.      

Para concluir, independente do gênero da saga de livros infanto juvenis, ou jovens adultos, como queira, é importante estimular a leitura para esta faixa etária no sentido de auxiliar em sua adaptação aos novos desafios que essa nova fase da vida impõe a todos nós. Então, agora é só escolher a série que mais agrada e aproveitar. Divirta-se! 

Compartilhe no Whatsapp