ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Sua série foi cancelada? Veja 3 sagas interrompidas nas telas mas completas nos livros

29/10/2022 - Sorocaba - SP

Sabe aquela série que você assistiu com os olhos brilhando de emoção e, assim que termina, já começa a marcar no calendário os dias para a estreia da temporada seguinte? Que sensação boa…Até que a notícia cai como uma bomba: a série foi cancelada! 

Mas não se desespere! Afinal, muitas dessas séries extraordinárias foram adaptadas de livros. Então, continue a leitura e descubra porque alguns seriados que parecem ser tão promissores são cancelados. Ainda mais, mostraremos também três séries incríveis que você pode continuar acompanhando pelos livros. Confira! 

Por que minha série foi cancelada? 

Afinal, como os produtores das séries decidem quais as séries que terão vida longa e quais serão canceladas, muitas vezes de maneira abrupta e deixando os fãs na mão? 

Evidentemente, a questão financeira é fundamental. Porém, o modelo como consumimos séries e filmes na TV mudou, e hoje em dia estamos acostumados às plataformas de streaming, onde todo o conteúdo está disponível de uma vez só.

Por isso, segundo pesquisas, demoramos em média cinco dias para assistir toda a temporada de uma série. Desta forma, até o lançamento da sequência do show, muitas vezes perdemos o entusiasmo e a série cai no esquecimento. 

Aliado a isso, os executivos das plataformas de streaming e produtores utilizam ferramentas como algoritmos que os ajudam a “prever” se a série será um sucesso baseado em números de audiência. Desta forma, as séries em que os espectadores terminam de assistir em até 28 dias são as que têm mais chances de permanecerem no ar. 

Entretanto, como mencionamos no início deste texto, felizmente muitas das séries canceladas são adaptações de best-sellers e por isso, é possível descobrir o desfecho da história. A seguir, três exemplos:

1 - Shadowhunters

A série, adaptada da saga literária Instrumentos Mortais, de Cassandra Clare, narra a história de Clary Fray, que aos dezoito anos descobre que faz parte de uma linhagem de guerreiros meio humanos e meio anjos criada há séculos com a finalidade de caçar demônios e criaturas sombrias. 

Seu cancelamento após três temporadas pegou muita gente de surpresa, já que o show em si cativou muitos espectadores, fortalecido pela base sólida de aficionados pela versão literária. 

Porém, o alto custo de produção devido aos seus efeitos especiais, juntamente ao fracasso de um filme baseado na série, desencorajam os executivos a prosseguir com o projeto. 

Desta forma, os produtores decidiram elaborar um final na terceira temporada, para a série em duas partes para amarrar as pontas soltas. 

Entretanto, se o final da versão foi, de certo modo, improvisado, a saga literária conta com seis livros que a autora divide em duas trilogias, com foco na protagonista feminina Clary Fray nos três primeiros volumes e mudando o protagonismo para Simon Lewis, melhor amigo de Clary.

2 - A Mulher do Viajante do Tempo

A Mulher do Viajante do Tempo é um série produzida pela HBO adaptada do romance escrito por Audrey Niffenegger e publicado originalmente em 2003.

O programa conta a história do casal Claire e Henry, que tem uma condição genética que o faz viajar no tempo sem ter controle sobre a situação. 

Embora o romance tenha sido um best-seller que rendeu uma versão cinematográfica em 2009, a versão para televisão não atingiu o sucesso esperado e foi cancelada após a primeira temporada. 

Por isso, a série da HBO conta apenas uma parte da história original, já que seus produtores iniciaram o projeto com a ideia de produzir mais temporadas. 

Gosta de livros empolgantes? Você vai amar essa seleção!

3 - Cursed 

A série de fantasia da Netflix, adaptada do livro romance ilustrado homônimo de Thomas Wheeler e Frank Miller, estreou em 2020 e chegou cheia de expectativas do público. 

A história fala sobre a mitologia do universo do Rei Arthur e foca em Nimue, que se tornaria a Dama do Lago, responsável por entregar a espada Excalibur ao Rei Arthur. 

Entretanto, a fria recepção dos fãs, o alto custo que as produções de fantasia demandam e, à época, a pandemia culminaram com o cancelamento do show após a primeira temporada. 

Por fim, agora que você já sabe que mesmo que sua série tenha sido cancelada, provavelmente há esperança para conhecer o desfecho da história através dos livros que os originaram. Portanto, não perca tempo e aproveite!  

 

 

Compartilhe no Whatsapp