ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Qual é a diferença entre tênis e sapatênis? Saiba como escolher

23/10/2022 - Sorocaba - SP

Tênis e sapatênis são itens básicos no guarda-roupa de todo homem. Isso porque são os calçados que nos permite estar prontos para toda e qualquer situação, independente do evento. Contudo, poucos sabem realmente qual é a diferença entre os dois modelos. 

Por isso, fizemos este artigo mostrando a diferença entre tênis e sapatênis, além de situações em que cada um é indicado. Então, continue lendo para saber mais e descubra como escolher o modelo que melhor pode atender ao seu objetivo!

Tênis

O tênis está entre os principais tipos de calçados mais usados atualmente, por isso é também um dos calçados que mais tem variações de modelos. Isso contando desde de modelos mais casuais e esportistas a modelos mais formais. Essa é a razão pela qual algumas características específicas são as responsáveis por defini-los. 

Um tênis de modelo esportivo, por exemplo, é composto por elementos fundamentais na prática de esportes. Assim, eles não são apenas mais confortáveis, como garante melhor desempenho na execução de certas atividades. 

O mesmo vale para outros modelos de tênis. Ou seja, são sempre pensados no objetivo de uso e no bem estar do seu pé e do seu corpo como um todo. 

Claro, o sapatênis também é desenvolvido para objetivos específicos, porém, com detalhes que o difere do tênis tradicional. Saiba mais a seguir!

Sapatênis

A função principal do sapatênis é ser um intermediário entre o tênis e o sapato. Por isso, esses modelos normalmente contam com um design mais enxuto e limpo, a fim de balancear a formalidade e a casualidade em um único calçado. Esse é o motivo pelo qual o sapatênis é versátil e fácil de combinar, seja dentro de um look mais formal ou mais casual.

Geralmente o tênis possui cabedal em tecido, mas quando se trata de sapatênis, é comum que o cabedal seja em couro e possua um solado mais baixo e discreto, se comparado com o tênis. Além disso, o sapatênis costuma contar com cadarços elásticos, mesmo que haja modelos com cadarços tradicionais. 

Ou seja, apesar de distinções sutis entre o tênis e o sapatênis, esses detalhes fazem toda a diferença no resultado final, tanto com relação ao look quanto no que diz respeito ao conforto com relação ao seu uso. 

Por isso, é importante também saber qual é o seu objetivo pelo qual você quer comprar um calçado específico, antes de escolher qualquer sapato por aí. Então, continue lendo e descubra qual é a melhor opção para cada situação!

Veja as principais notícias da moda em calçados femininos.

O melhor para cada situação

Optar por um tênis casual é a melhor escolha para o dia a dia, pois esses modelos normalmente se adequam a uma ampla gama de situações. Por isso, são usados desde ambientes de trabalho a passeios no shopping ou no parque, por exemplo.

Além disso, os tênis são ótimas opções para uma viagem ou mesmo atividades que requeiram conforto nos pés devido a longas horas em pé ou mesmo a uma caminhada. Isso sem falar que eles são ótimos para combinar com uma infinidade de looks, te permitindo ficar confortável e estiloso ao mesmo tempo.

Ainda, quando se trata de práticas esportivas, é importante optar também por um tênis, pois os modelos esporte são desenvolvidos especificamente para isso. Ou seja, os tênis são apropriados para praticamente todas as ocasiões da sua rotina, permitindo conforto e estilo.

Já os sapatênis, apesar de também serem confortáveis, são indicados para situações mais formais. Em casos de empresas que requisitam um dress code mais arrumado, por exemplo, o sapatênis pode ser uma boa opção para se usar no trabalho.

Além disso, usar sapatênis em eventos noturnos, como um jantar especial, por exemplo, também é uma excelente maneira de apostar em um look mais formal, sem perder o conforto. Isso porque ele pode ser usado com calça jeans ou mesmo bermuda, dependendo do código de vestimenta do local. 

Agora que você já sabe escolher entre tênis e sapatênis, basta escolher o modelo ideal para você. Mas lembre-se de se atentar aos detalhes que mostramos aqui para fazer a escolha certa!

 

Compartilhe no Whatsapp