ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Calçados ecológicos: sapatos veganos têm expectativa de crescimento no mercado

6/8/2022 - Sorocaba - SP

A preocupação com a sustentabilidade fez o mercado de calçados se atentar à forma de produção e buscar economizar recursos como água e luz. Mas, para além disso, os fabricantes passaram também a trocar seus materiais por materiais reciclados. Isso ajuda tanto na economia geral do negócio quanto nas questões ambientais.

Nessa onda de uma economia mais sustentável, buscando fabricar calçados ecológicos, muitas empresas estão aderindo também à produção de sapatos veganos. Isso porque os impactos ambientais que a fabricação desses produtos gera é inferior, pois utilizam menos água, e menos danosa quando se trata do descarte, por serem biodegradáveis.

Além disso, as mudanças climáticas e a crescente preocupação com o planeta fizeram com que crescesse também a busca por calçados ecológicos. Por isso, a expectativa é de crescimento nesse setor. Continue lendo para saber com detalhes.

O crescimento do mercado de sapatos veganos

A expansão da população vegana junto a crescente preocupação com o consumo sustentável devem fomentar também o crescimento do mercado global de calçados veganos.

Segundo relatório do Future Market Insights (FMI), a expectativa é que o setor de calçados produzidos com zero insumos vindos de animais cresça cerca de 7,2% até 2030. Ou seja, as empresas estão entendendo a importância de oferecer calçados veganos, tanto para o meio ambiente quanto para atingir os clientes. 

De acordo com especialistas da https://www.myahaas.com.br/ - Loja online especializada em calçados -, como as novas gerações estão levando cada vez mais a sério as questões ambientais, os negócios que não aderirem a essa tendência sustentável correm o risco de ficar para trás. Principalmente, porque para além do meio ambiente, muitos consumidores estão preocupados também se algum animal foi explorado de alguma forma na produção.

Afinal, o veganismo vai além de usar produtos de origem animal. Os consumidores de produtos veganos tendem a se preocupar também com se o produto foi testado em animais ou não, por exemplo.

A preocupação com essas questões, o aumento do veganismo junto ao crescimento das compras online são os principais fatores responsáveis pelo crescimento do mercado de sapatos veganos.

Porém, ainda há uma busca pela regulamentação formal desses produtos. Saiba mais a seguir!

A regulamentação dos sapatos veganos

O estudo feito pela Future Market Insights mostrou também que as gigantes do setor de calçados como Nike, Puma, Adidas e outras também estão incorporando coleções de calçados à base de plantas, além de outros programas de reciclagem. Isso, com a finalidade de atrair o público mais consciente. 

Contudo, no Brasil não é obrigatório que haja a certificação em produtos veganos e também não há um regulamento formal. 

De acordo com Maria Eduarda Lemos, engenheira de alimentos e gerente de certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), mais de 500 modelos de calçados receberam o selo de certificação da organização. 

A certificação é feita a partir da visita de um técnico especialista da SVB às fábricas para analisar todo o processo de produção. Isso porque muitas empresas que fazem produtos com matérias primas veganas ainda contam com processos que não são totalmente livres de crueldade animal. 

Como observa Maria Eduarda, “Não avaliamos só o material utilizado, mas o processo produtivo e os equipamentos. Pode ser que algum utensílio ou ferramenta tenha origem animal, e isso invalida o processo de certificação”. Afinal, quando a empresa utiliza algum item de origem animal na produção, o calçado deixa de ser vegano.

De qualquer forma, com a expansão no setor de calçados veganos a tendência é que as empresas comecem a se adaptar a essa nova onda, tanto para atender ao que o público quer quanto para agredir menos o planeta.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas publicações sobre moda, tendências de mercado, variedades e muito mais!

Compartilhe no Whatsapp