ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

5 dicas para te ajudar a dormir melhor à noite

20/6/2022 - Sorocaba - SP

Dormir melhor à noite é algo extremamente importante e importante para qualquer pessoa, em qualquer idade. Afinal, não dormir bem pode contribuir para o surgimento ou agravamento de diversos problemas de saúde. 

 

Por esse motivo, não somente é importante buscar dicas para ter uma melhor noite de sono, como também é essencial identificar e tratar possíveis distúrbios do sono. 

 

Inclusive, pode ser que você saiba ou não, mas é comum que exista a procura por fisioterapia respiratória em Alphaville e em outras regiões, justamente por esse tipo de tratamento ajudar a proporcionar uma melhor noite de sono. 

 

A grande questão é que todos nós temos noites em que achamos difícil adormecer ou que acordamos durante a noite. Para muitos de nós, o surto de coronavírus (COVID-19) também pode ter afetado nosso sono.

 

O sono de boa qualidade faz uma grande diferença em como nos sentimos, mental e fisicamente, por isso é importante obter o suficiente. 

 

As dicas que você encontrará aqui podem te ajudar a dormir muito melhor e obter uma melhor qualidade de vida. Continue a leitura e confira! 

 

Dicas para ter uma boa noite de sono

Se você está com problemas para dormir, é muito importante que procure um médico para que possa identificar e tratar algum possível problema. 

 

No entanto, aqui estão algumas dicas que também podem te ajudar a ter uma melhor noite de sono. 

 

1. Entre em uma rotina diária

Todas as mudanças pelas quais passamos podem ter dificultado a manutenção de uma rotina consistente, mas ter um padrão de sono regular é muito importante para um bom sono.

 

Se você puder acordar, relaxar e ir para a cama no mesmo horário todos os dias, isso realmente ajudará. Evite cochilar também, se possível.

Lembre-se, sua rotina de sono começa antes de você realmente ir para a cama, então reserve um tempo todas as noites para relaxar – e tente se desligar da tecnologia.

 

Coisas como leitura, alongamentos suaves ou meditação são uma boa maneira de relaxar, e manter carregadores para seus dispositivos fora do quarto pode ajudá-lo a evitar a rolagem distraída.

 

2. Gerencie suas preocupações

Muitos de nós tivemos preocupações ou ansiedade extras por causa do COVID-19, e esses sentimentos podem afetar a facilidade com que você adormece e o quão bem você dorme.

 

Há coisas que você pode fazer no seu dia para ajudar a gerenciar suas preocupações, como conversar com alguém em quem confia e desligar-se das notícias.

 

Se você costuma ficar acordado e preocupado, reserve um tempo antes de dormir para fazer uma lista de tarefas para o dia seguinte – essa pode ser uma boa maneira de descansar sua mente.

 

Usar técnicas como reformular pensamentos inúteis também pode ajudar.

 

3. Prepare seu corpo para dormir

Nossa saúde física e como cuidamos de nosso corpo podem ter um grande efeito em nosso sono. Pode ser fácil cair em padrões insalubres de comportamento que podem piorar seu sono, especialmente em momentos como esses.

 

Tomar cafeína, álcool, nicotina ou uma grande refeição muito perto da hora de dormir pode impedi-lo de adormecer e impedir o sono profundo. Tente evitá-los antes de dormir e veja se as coisas melhoram.

 

O exercício regular também é ótimo para dormir. Apenas lembre-se de evitar qualquer coisa muito vigorosa antes de dormir, se achar que isso afeta seu sono.

 

4. Crie um ambiente tranquilo

Coisas simples podem ter um grande impacto quando se trata de adormecer e permanecer dormindo.

Geralmente é mais fácil dormir quando está frio, escuro e silencioso – mas o ambiente certo para dormir é pessoal, então tente coisas diferentes e veja o que funciona para você.

 

Usar tampões de ouvido, colocar o telefone no silencioso e virado para baixo (ou fora da sala completamente), manter os relógios fora de vista e garantir que a sala esteja bem ventilada pode fazer uma grande diferença.

 

Algumas pessoas também acham útil reproduzir sons ambientes como chuva, música suave ou ruído branco.

 

5. Enfrente a insônia

Se você está acordado sem conseguir dormir, não tente forçá-lo. Se você está cansado e gostando da sensação de descanso, o sono pode naturalmente assumir o controle.

 

Mas se não, levante-se e faça algo relaxante um pouco, como ler um livro ou ouvir música calma, e volte para a cama quando sentir mais sono.

 

Conclusão

Dormir bem é algo que proporciona benefícios tanto para a sua saúde física quanto mental. Então, é essencial que você busque por maneiras de ter uma melhor qualidade de sono. 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que as nossas dicas possam te ajudar a ter noites de sono mais tranquilas. E, lembre-se: procure um médico caso ainda continue com problemas para dormir!

 

 

Compartilhe no Whatsapp