ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como saber quantas horas de sono eu preciso?

20/6/2022 - Sorocaba - SP

 

Você provavelmente já sabe que ter uma boa qualidade de sono é algo importante para qualquer pessoa, mas sabe quantas horas precisa dormir? 

 

O sono é algo tão essencial na vida das pessoas que existe até um teste que é aplicado para analisar a sua qualidade: a polissonografia. Esse teste (estudo) é realizado para identificar possíveis distúrbios do sono, que afetam a qualidade de vida das pessoas. 

 

Portanto, embora dormir muitas horas todas as noites pareça um luxo para muitas pessoas, é extremamente necessário que faça isso para que a sua saúde não seja afetada. 

 

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre a quantidade ideal de sono e ainda daremos algumas dicas para que você consiga cumpri-las diariamente. Confira!

Quantas horas de sono eu preciso?

Os bebês precisam de muito sono. À medida que as crianças crescem, suas necessidades de sono diminuem. Na idade adulta, a maioria das pessoas saudáveis ​​precisa de 7 a 8,5 horas.

 

Aqui está o quanto crianças e adultos precisam, em média, de acordo com especialistas: 

 



Dormir mal pode causar diversos efeitos negativos a sua saúde, incluindo:

 

 

Descubra o quanto você precisa

Qual é o número mágico de horas que você deveria estar dormindo? Aqui estão duas duas estratégias para descobrir o quão descansado você realmente está:

 

Mantenha um diário do sono

Acompanhe a hora que você vai para a cama e acorda e procure padrões. Como você se sente ao acordar, à tarde e ao final do dia? Você tem uma queda no meio da tarde ou sente que precisa de uma xícara extra de café?

 

Se sim, você pode não estar atendendo às suas necessidades de sono e precisa rever o quanto está dormindo. 

 

Tire férias para dormir

Se você tiver flexibilidade, escolha uma hora de dormir consistente e levante-se sem alarme por uma semana ou duas.

 

Se você estiver privado de sono, provavelmente dormirá muito mais nos primeiros dias. Mas depois de três ou quatro dias, a quantidade de sono que você dorme a cada noite deve estar próxima do que seu corpo precisa naturalmente. 

 

Quanto tempo dura um ciclo de sono?

Um ciclo de sono médio dura cerca de 90 minutos. Idealmente, você deseja obter cinco ou seis desses ciclos todas as noites para se sentir revigorado e descansado.

 

Você pode não ter muita escolha sobre a que horas o despertador toca pela manhã. Mas você pode ajustar sua hora de dormir. Descubra quantas horas você quer dormir e, em seguida, adicione 15 minutos extras para ter tempo de adormecer. 

 

Dicas para o sucesso na hora de dormir

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a dormir melhor e por uma quantidade maior de tempo. 

 

1. Relaxe

Antes de dormir, relaxe desligando dispositivos eletrônicos, desligando as luzes e fazendo atividades calmantes (como tomar um banho quente, ler e relaxar) que ajudarão seu corpo a ficar com sono.

 

2. Vá devagar

Se você está acostumado a ficar acordado até às 2 da manhã, é provável que não adormeça às 11 da noite. Então, tente dormir um pouco mais cedo a cada dia. Por exemplo, se você dorme às 2 da manhã, nos primeiros dias, tente dormir às 1h45 e vá aumentando a quantidade aos poucos. 

 

3. Seja consistente

Se você interromper o sono durante a semana, não poderá compensar totalmente essa dívida de sono nos fins de semana. Em vez disso, tente ir para a cama e acordar perto da mesma hora todos os dias. 

 

4. Seja flexível

Você não será perfeitamente consistente todas as noites. No entanto, se você estiver dentro de uma hora do seu objetivo ideal de sono, essa é uma boa meta.

 

Quando você está se sentindo regularmente bem descansado e com os olhos brilhantes depois de uma noite de sono sólida, você vai se perguntar por que você tentou sobreviver com menos.

 

Conclusão

Ter uma boa qualidade de sono definitivamente é algo importante para qualquer pessoa, em qualquer idade. Os efeitos de noites mal dormidas afetam a sua rotina diária e ainda podem causar – ou agravar – determinados tipos de doenças. 

 

Dito isso, tente dormir a quantidade de tempo ideal para que possa ter uma vida mais saudável! 

 

 

Compartilhe no Whatsapp