ColunistasCOLUNISTAS

Walber Sousa

Autor: Walber Sousa

Inventário de Ativo Imobilizado (Patrimônio) em todo o território nacional!

18/6/2022 - Sorocaba - SP

Inventário de Ativo Imobilizado (Patrimônio) em todo o território nacional!

624-04-2021

O segmento médico-hospitalar cada vez mais profissionalizado, requer uma base confiável de seu Patrimonio, para além de ter o devido controle, projetos possíveis investimentos!

 

A implantação ou mesmo a atualização do Controle Patrimonial em Hospital, deve atender determinados pré-requisitos para que possam ser colocadas em pratica e ter resposta eficiente.

Definir de forma clara o que se deseja, quais áreas farão parte do projeto, ter o conhecimento dos gestores do projeto a ser implementado, são alguns dos fatores fundamentais para a eficiência na realização.

Hospitais, Universidades e alguns outros segmentos, tem seus bens (Ativos) expostos em razão da grande circulação de pessoas, entre elas: funcionários, médicos, visitantes, pacientes, prestadores de serviços, entre outros.

Todo esse volume de pessoas expõe o Patrimonio do Hospital a possíveis furtos, danos e também ao desgaste pelo excesso de utilização.

A realização do projeto de Inventário Patrimonial, onde todos os Ativos serão devidamente catalogados, pode ser realizado por meio de placas convencionais (em alumínio) ou também em RFID (Informações por Rádio Frequência), qualquer das opções deverá ser devidamente analisada em razão de sua eficiência e também o custo benefício.

Os projetos em RFID, são mais complexos que os convencionais, entretanto, agregam eficiência e precisão, além da possibilidade de possíveis inventários rotativos ou mesmo inventário geral em pouquíssimo tempo após sua implantação.

De forma geral para que a realização do projeto tenha êxito e possa ser utilizada para tomada de decisão é fundamental que etapas sejam planejadas e respeitadas, entre elas:

o   Objetivos do Controle Patrimonial

o   Áreas e sites onde serão realizados os levantamentos

o   Confecção das placas

o   Que tipo de placas serão utilizadas (alumínio ou rfid)

o   Quais informações básicas deverão fazer parte da catalogação dos itens

o   Levantamento físico

o   Apresentação do relatório prévio

o   O confronto com informações da Contabilidade ou mesmo relatórios e controles extra-contabeis versus o levantamento físico para que a conciliação seja realizada

o   O saneamento - solucionamento das sobras físicas e contábeis.

o   Apresentação dos relatórios fiais para os ajustes contábeis

o   Avaliação Patrimonial com itens como:

1)     Vida útil

2)     Valor Justo

3)     Avaliação formada

4)     Avaliação para Seguro

5)     Avaliação para Financiamento

6)     Teste de Impairment (Recuperabilidade de Ativos)

7)     Entre outros.

o   Laudo de Avaliação Patrimonial, visando atender normas técnicas, legislação contábil e em caso do segmento médico-hospitalar também as certificadoras ISO e ONA.

Todos os pontos acima descritos, não podem simplesmente ser colocados em pratica de forma automática, pois entendemos que cada empresa, cada segmento tem suas particularidades e diante disso, o processo de Inventário deve ser devidamente analisado, para evitar “ajustes” ao final para que o projeto possa ser utilizado.

Um fator importante em projetos em hospitais é a definição da utilização de placas de identificação. Pois, diante da utilização de produtos específicos utilizados na higienização dos bens e equipamentos hospitalares, produtos com grande agressividade na limpeza, tais produtos costumam danificar a identificação das placas, diante disso, é fundamental a identificação de placas fabricadas especificamente para esse segmento, com um custo pouco superior, entretanto, com uma vida útil mais longa.

Assim como todo o levantamento físico, a possibilidade de ter os bens devidamente avaliados é fundamental, pois, por meio desse procedimento é possível saber de fato qual o real valor dos bens do Ativo Imobilizado no mercado, visto que, os números registrados contabilmente, sofrem efeitos da depreciação contábil, esse efeito depreciativo, tem a finalidade da utilização desses números para fins de dedução na apuração do cálculo do Imposto de Renda e Contribuição Social para empresas tributadas pelo Lucro Real, entretanto, acabam por distorcer o real valor dos Ativos.

A Avaliação Patrimonial é um processo exigido por empresas de auditoria, visando validar se não existem distorções nos números apresentados no Balanço Patrimonial, principalmente por meio do Teste de Impairment.

A AXS Consultoria Empresarial – Divisão Patrimonial, realiza Inventários e Avaliações Patrimoniais para empresas dos mais diversos segmentos, entretanto, temos diversos cases no segmento médico-hospitalar, entre eles podemos citar:

o   IDS – Instituto de Diagnóstico de Sorocaba – Sorocaba-SP

o   Maternidade Fumgotas – Araraquara-SP

o   Santa Casa de Pouso Alegre – Pouso Alegre-MG

o   Laboratório Rhony Barros – Nova Friburgo-RJ

o   Santa Casa de Porto Feliz – Porto Feliz-SP

o   Entre outros.

Nossos projetos de Inventário e Avaliação Patrimonial (Ativos) são realizados em todo o território nacional, para isso contamos com uma base de profissionais distribuídos nas principais cidades do país que podem ser escalados para compor nossa equipe a qualquer momento.

Nossos projetos sempre contam com a presença de Gerentes de Projetos ou Peritos, o que nos garante a assertividade desejada, além da otimização no tempo de realização.

O aprimoramento dos projetos e a busca de tecnologia, fez com que a AXS Consultoria Empresarial, se destacasse no mercado de Ativo Imobilizado.

Buscando otimizar processos e também ter maior precisão aos projetos, formamos um time de profissionais qualificados, que vivenciaram projetos dos mais diversos em grandes grupos empresariais do Brasil e em alguns casos, projetos internacionais.

Ainda na empresa, buscamos de forma continua, ferramentas tecnológicas para a utilização em nosso Inventários, atualmente utilizamos aplicativos programáveis de forma personalizada para serem utilizados em cada projeto, além de ferramentas que nos garante no processo de conciliação a realização de comparação de bases com atributos dos mais diversos, visando minimizar os efeitos dos ajustes contábeis.

Em todos esses anos com projetos dos mais diversos, a equipe da AXS Consultoria Empresarial, vivenciou etapas das mais complexas em trabalhos em empresas de pequeno, médio e grande porte, em todos os segmentos de atuação.

Expectativas e prazos dos mais variados, muitos desafiadores, entretanto, todo o empenho e a busca por atender contratos firmados, ajudou a fortalecer ainda mais o compromisso da realização de projetos com excelência.

Temos ao longo dos anos valores que primamos fortalecer, entre eles podemos citar:

o   Inovação:- a busca constante por ferramentas e tecnologia que nos diferencie no mercado cada vez mais competitivo. Uma atenção é que somente levamos a campo tecnologias validadas que realmente agregam ao projeto.

o   Satisfação do cliente:- nosso objetivo, além de entregar o que foi apresentado na proposta comercial e documentado em contrato, é ao final ver, a satisfação de clientes, com e-mails de agradecimentos, comentários em nosso site e também a solicitação pela atualização dos trabalhos após 12 ou 24 meses.

Vale todo o empenho!

o   Precisão:- A participação de peritos em Avaliação Patrimonial, Coordenadores acompanhando presencialmente os projetos e o Gerenciamento dos Projetos por profissionais com grande vivência no segmento, fortalece um dos pilares da AXS Consultoria que é a qualidade e precisão nos projetos.

Se seu Hospital, Santa Casa, Clínica ou Laboratório, necessita ter de fato o controle por completo do Ativo Imobilizado (Ativo Fixo), não deixe de entrar em contato com a equipe da AXS Consultoria Empresarial, teremos o prazer de estruturar seu projeto, agregar valor as suas necessidades e entregar um trabalho que com certeza irá atender suas expectativas de imediato e em necessidades futuras com a pesquisa da base estruturada de forma profissionalizada.

Entre em contato vamos conversar sem compromisso!

São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, BSB, Belo Horizonte, Curitiba, Osasco, Porto Alegre, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campinas, Guarulhos, Recife, Barueri, Goiania, São Bernardo do Campo, Duque de Caxias, Jundiai, São Jose dos Campos, Uberlandia, Paulínia, Sorocaba, Ribeirão Preto, Belém, São Luís, Contagem, Santo André, Campo Grande, Joinville, Betim, Niterói, Cuiabá, Santos, Camaçari, Natal, Vitória, Piracicaba, Maceió, Caxias do Sul, São José dos Pinhais, Canoas, Itajaí, Teresina, João Pessoa, Florianópolis, Londrina, Serra, Cubatão, Macaé, Campos dos Goytacazes, Araucária, São Gonçalo, Aracaju, Nova Iguaçu, Maringá, São José do Rio Preto, Blumenau, Porto Velho, Juiz de Fora, Mogi das Cruzes, Taubaté, Mauá, Jaboatão dos Guararapes, Uberaba, Foz do Iguaçu, São Caetano do Sul, Diadema, Bauru, Anápolis, Feira de Santana, Cajamar, Ponta Grossa, Petrópolis, Parauapebas, Itapevi, Sumaré, Aparecida de Goiânia, São Francisco do Conde, Indaiatuba, Hortolândia, Louveira, Limeira, Vila Velha, Cotia, Cascavel, Ipojuca, Volta Redonda, Americana, São Carlos, Gravataí, Embu das Artes, Jacareí, São José, Franca, Suzano, Rondonópolis, São João de Meriti, Macapá, Três Lagoas, Angra dos Reis, Araraquara, Rio Claro, Cabo de Santo Agostinho, Montes Claros, Novo Hamburgo, Santana de Parnaíba, Ipatinga, Jaguariúna, Passo Fundo, Campina Grande, Taboão da Serra, Rio Verde, Chapecó, Paranaguá, Belford Roxo, Triunfo, Rio Branco, Boa Vista, Palmas, Maracanaú, Santa Cruz do Sul, Guarujá, Itaguaí, Vinhedo, Dourados, Pelotas, Jaraguá do Sul, Rio Grande, Itu, Nova Lima, Marabá, Presidente Prudente, Cariacica, Marília, São Leopoldo, Várzea Grande, Sete Lagoas, Cabo Frio, Imperatriz, Araçatuba, Criciúma, Santa Maria, Pouso Alegre, Ananindeua, Pindamonhangaba, Itaquaquecetuba, Resende, Caruaru, Vitória da Conquista, Salto, Praia Grande, Extrema, Poços de Caldas, Lauro de Freitas, Catalão, Atibaia, Maricá, Petrolina, Mossoró, Governador Valadares, Sorriso, Divinópolis, Guaíba, Bento Gonçalves, Caucaia, Toledo, Pinhais, Linhares, Olinda, Cachoeirinha, Guarapuava, Brusque, Teresópolis, Carapicuíba, Goiana, Itatiba, Sertãozinho, Sinop, Valinhos, Bragança Paulista, Santa Bárbara d'Oeste, São Vicente, Parnamirim, Barcarena, Araras, Mogi Guaçu, Simões Filho, Balneário Camboriú, Rio das Ostras, Botucatu, Cachoeiro de Itapemirim, Nova Friburgo, Araxá, Lages, Barra Mansa, Arujá, Itupeva, Colombo, Queimados, Itapetininga, Aracruz, Santarém, Varginha, Erechim, Barretos, Votorantim, Palhoça, Tucuruí, Itaboraí, Poá, Jaú, Mogi Mirim, Guaratinguetá, Lins, Patos de Minas, Juazeiro do Norte, Cabreúva, Sobral, Itumbiara, Jataí, Arapongas, Arapiraca, Luís Eduardo Magalhães, Araguari, São João da Barra, Ilhéus, Itabuna, Catanduva, Mangaratiba, Itapecerica da Serra, Guaíra, Paulista, Campo Largo, Araguaína, Matão, Lucas do Rio Verde, Magé, Tatuí, Três Rios, Ribeirão das Neves, Itatiaia, Cambé, Castanhal, São Francisco do Sul, Caçapava, Primavera do Leste, Itabira, São Sebastião, Lajeado, Candeias, Amparo, Luziânia, Juazeiro, Itapira, Jandira, Senador Canedo, Tubarão, Esteio, Telêmaco Borba, Campo Mourão, Barreiras, Dias d'Ávila, Pato Branco, Viamão, Cruz Alta, Santa Luzia, Navegantes, Birigui, Colatina, Vitória de Santo Antão, Bebedouro, Paracatu, Araquari, Alagoinhas, Umuarama, Unaí, Sapucaia do Sul, Andradina, Farroupilha, Eusébio, Ijuí, Ribeirão Pires, Ilhabela, Sapiranga, Ji-Paraná, Ouro Branco, Tangará da Serra, Apucarana, Montenegro, Leme, Nova Mutum, Concórdia, Ouro Preto, Ituiutaba, Ferraz de Vasconcelos, Assis, Campo Bom, Campo Novo do Parecis, Francisco Beltrão, Vespasiano, Nova Odessa, Promissão, Venâncio Aires, Ourinhos, São João da Boa Vista, Caçador, Caieiras, Congonhas, Votuporanga, Bagé, Sapezal, Jaboticabal, Paragominas, Uruguaiana, Itabirito, Caraguatatuba, São Bento do Sul, Carazinho, Itajubá, Timóteo, Corumbá, Itaúna, Boituva, Ponta Porã, Itaperuna, Santa Rosa, Barbacena, Agudos, Porto Real, Patrocínio, Nilópolis, Eunápolis, São Roque, Porto Seguro, Alvorada, Castro, Avaré, Cianorte, Cabedelo, Pará de Minas, Pirassununga, Altamira, Ubá, Araruama, Franco da Rocha, Rolândia, Lençóis Paulista, Gaspar, Jequié, Vilhena, Itapeva, Balsas, São Simão, Várzea Paulista, Igarassu, São Gonçalo do Amarante, Campo Verde, Lorena, Teófilo Otoni, Nossa Senhora do Socorro, Canaã dos Carajás, Cachoeira do Sul, João Monlevade, Ibiporã, Maracaju, Indaial, Sant'Ana do Livramento, Passos, Cristalina, Valparaíso de Goiás, Alfenas, Mesquita, Sabará, Lavras, Rio do Sul, Paulo Afonso, Mineiros, Monte Mor, Cordeirópolis, Teixeira de Freitas, Rosana, Santo Ângelo, Paranavaí, Caldas Novas, Três Corações, Diamantino, Rio Brilhante, Saquarema, Ariquemes, Santa Rita, Aquiraz, Vacaria, Videira, Mariana, Araçariguama, Formosa, Nova Serrana, Garanhuns, Santo Antônio de Jesus, Manhuaçu, Viana, Marechal Cândido Rondon, Guarapari, Fazenda Rio Grande, Seropédica, Itacoatiara, São Pedro da Aldeia, Muriaé, Gurupi, Conceição do Jacuípe, São Mateus, Valença, Carlos Barbosa, Açailândia, Ibirité, Mucuri, Conselheiro Lafaiete, Cruzeiro, Iturama, Barra do Piraí, Itapemirim, Piraí, Selvíria, Jarinu, Fernandópolis, Santa Cruz do Rio Pardo, Lagoa Santa, Campos Novos, Palotina, Cacoal, Trindade, Mococa, Presidente Kennedy, Parnaíba, São Gonçalo do Rio Abaixo, São José de Ribamar, Olímpia, Pinhão, Içara, Guamaré, Alegrete, Guaxupé, São João del Rei, Camaquã, Nova Andradina, Registro, Oriximiná, Santana, Alumínio, Mairinque, Ubatuba, Gramado, Marau, Garibaldi, Mirassol, Monte Alto, Barra do Garças, Lapa, Vargem Grande Paulista, Porto Ferreira, Panambi, Tietê, Marituba, Cáceres, Pomerode, Cerquilho, Timbó, Mangueirinha, São José do Rio Pardo, Penápolis, Pirapora, São Borja, Campo Limpo Paulista, Medianeira, Pederneiras, Tupã, Caxias, Batatais, Redenção, Mairiporã, Porto Feliz, Marechal Deodoro, Dois Irmãos, Santa Rita do Sapucaí, Águas Lindas de Goiás, Itabaiana, São Sebastião do Paraíso, Frutal, Capivari, Coronel Fabriciano, Itanhaém, Itaituba, Timon, Orlândia, Ibiúna, Quirinópolis, Alta Floresta, Itapema, Irati, Araranguá, Belo Jardim, Igrejinha, São Gabriel, Coruripe, Patos, São Gabriel do Oeste, Rio Bonito, Brumadinho, Xanxerê, Caratinga, Biguaçu, Viçosa, Crato, Cafelândia, Sidrolândia, Naviraí, Porto Nacional, Chapadão do Sul, Estância, Costa Rica, Capitão Leônidas Marques, Joaçaba, Bertioga, Ponte Nova, Cataguases, Formiga, Dois Vizinhos, São Desidério, Camaragibe, Armação dos Búzios, Goiatuba, São Joaquim da Barra, Guaramirim, Canoinhas, Três Marias, Mafra, Horizonte, Nova Alvorada do Sul, Guararema, Pedro Leopoldo, Bariri, Abreu e Lima, Iguatu, Sarandi, São Félix do Xingu, União da Vitória, Cornélio Procópio, Estância Velha, Alexânia, Valença, Lagarto, Picos, Almirante Tamandaré, Tijucas, Belo Oriente, Descalvado, Barra Bonita, Jaguariaíva, Eldorado do Sul, Lagoa da Prata, Marialva, Francisco Morato, Brumado, Taquaritinga, Imbituba, Flores da Cunha, São Miguel do Oeste, Curvelo, Ibitinga, Sacramento, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Mandaguari, Palmeira das Missões, João Pinheiro, Espírito Santo do Pinhal, Itapipoca, Cosmópolis, Jales, Jaru, Osório, Santa Cruz do Capibaribe, Capão da Canoa, Carambeí, Ulianópolis, Santa Gertrudes, Barra Velha, Japeri, Palmeira, Benevides, Serra Talhada, Campos de Júlio, Nova Ubiratã, Canindé de São Francisco, Taquara, Santo Antônio dos Lopes, Três Pontas, Carpina, Quedas do Iguaçu, Jacobina, Salto de Pirapora, Itapissuma, Maranguape, Paraty, Caarapó, Abaetetuba, Estrela, Ituverava, Novo Horizonte, Quatro Barras, Morrinhos, Manacapuru, Goianésia, Morro Agudo, Santa Isabel, Guararapes, José Bonifácio, Santa Inês, Paraíso do Tocantins, Bayeux, Curitibanos, Ortigueira, Horizontina, Aracati, Camboriú, Querência, Rolim de Moura, Tanabi, Guanambi, Campos do Jordão, São Mateus do Sul, Pontes e Lacerda, Santiago, Portão, Peruíbe, Barra do Bugres, Paraguaçu Paulista, Itápolis, Piedade, Ipameri, Guariba, Dom Pedrito, Paranaíba, Nova Santa Rita, Iracemápolis, Veranópolis, Assis Chateaubriand, Xinguara, Adamantina, Rancharia,

 

Compartilhe no Whatsapp