ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Campinas e região tem o maior crescimento do PIB do Estado

15/6/2022 - Sorocaba - SP

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Campinas e região têm o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado e o décimo maior do país. 

O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos numa região, Estado ou País. Assim, esse alto desempenho mostra a força da Região Administrativa de Campinas no Estado de São Paulo. 

A região de Campinas é a segunda mais importante no que diz respeito à economia do Estado, ficando atrás apenas da Região Metropolitana de São Paulo. 

O economista Paulo Oliveira, professor e membro do Observatório-PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica) explica que aproximadamente 67% do PIB de Campinas é composto pelo setor de serviço e outros 32% pela indústria. Ou seja, os setores que tiveram a maior contribuição no aumento do PIB tanto na região quanto no Estado.

A alta do PIB de Campinas foi de 9,9%, logo, foi superior ao PIB nacional (3,9%) e ao PIB estadual (7,1%). De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, os números estão reforçando a ascensão do município na economia do país e, claro, isso é uma excelente notícia para os donos de negócios locais. 

O impacto do PIB local na economia nacional

Quando a economia local cresce, inclusive nas indústrias, esse crescimento alavanca os setores de serviço também. Isso porque o dinheiro circula, aumentando a prestação de serviços em alimentação e, principalmente, em beleza (O que tem acontecido com quem trabalha no setor de estética).

Inclusive, o setor de serviços de Campinas foi o que apresentou o maior valor acumulado no terceiro trimestre de 2021, R $438,77 bilhões, seguido por indústria (R $150,66 bilhões).

De acordo com o diretor titular do Ciesp-Campinas (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), José Henrique Toledo Corrêa, a variedade de atividades, bem como uma forte atividade exportadora em função do Aeroporto Internacional de Viracopos, maior aeroporto de carga do País, favorece o desempenho da economia.

Além disso, a Região Administrativa de Campinas ocupa uma área que representa 10,9% do Estado de São Paulo, ou seja, 27.079 km². Ainda, essa área conta com grande malha viária que inclui as rodovias Anhangüera e Bandeirantes, ligando a região a São Paulo e ao interior do Estado, além da ferrovia operada pela Ferroban, de inúmeras estradas vicinais e do gasoduto Bolívia-Brasil, que serve a região.

Um outro fator que pode ter influenciado no crescimento do PIB de Campinas e região é que a região abriga também setores voltados para a tecnologia. Como observa o secretário municipal de Finanças, Aurílio Caiado “Os setores de informática e todos os demais de tecnologia da informação e da comunicação cresceram muito durante a pandemia, o que explica em parte este crescimento”.

Ou seja, inúmeros setores que co-existem dentro da região de Campinas têm papel fundamental no crescimento do PIB da região. Assim, eles também são responsáveis pelo impacto que os pequenos negócios sentem com tal crescimento.

https://joaodabeleza.com.br/

O impacto do PIB nos negócios locais

Como o PIB tem relação direta com a distribuição de renda do país, tanto em salários para trabalhadores quanto em lucro para as empresas, seu aumento influencia diretamente no crescimento dos negócios locais. Afinal, se a renda distribuída aumenta, os donos de negócios locais passam a ter mais lucro.

Ou seja, neste momento de crescimento do PIB de Campinas e região é também uma oportunidade para os donos de negócios locais pensarem em estratégias de crescimento para suas empresas. A área da estética, por exemplo, é o setor que teve um aumento na demanda nos últimos anos.

Inclusive, o mercado da estética é o que mais ganhou destaque na economia brasileira desde 2018. Mesmo em tempos de crise, as empresas que trabalham com produtos e serviços de saúde e bem-estar continuam com um crescimento de 10% ao ano.

Assim, na região de Campinas, onde o PIB se mostra em crescimento, ou seja, onde as pessoas estão consumindo, é o cenário ideal para quem trabalha nessas áreas expandirem ainda mais seus negócios. Ou mesmo, para quem está começando a trabalhar com estética conseguir um crescimento rápido.

Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando nossas postagens para ficar por dentro das novidades!

 

 

Compartilhe no Whatsapp