ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Fomento ao empreendedorismo em Barueri

14/6/2022 - Sorocaba - SP

Os pequenos negócios locais são a força da nossa economia, por isso o incentivo a formação de micro e pequenas empresas contribui para todo o setor econômico Brasileiro. Portanto, o incentivo a futuros empreendedores é essencial para desenvolver novos negócios locais, contribuindo com a renda local e geração de novos empregos.

O que constitui o empreendedorismo?

O empreendedorismo cresce a cada ano, isso porque hoje há mais facilidades para isso acontecer, por exemplo, o trabalho que o SEBRAE oferece, orientando e ajudando na construção do próprio negócio. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (SEBRAE), é uma instituição privada que oferece capacitação, treinamento, e orientação para quem quer empreender.

Por isso, o fomento ao empreendedorismo proporciona crescimento e desenvolvimento econômico territorial, além de gerar novos empregos, qualidade de vida e renda para população local. A prefeitura de Barueri juntamento com a Secretaria da Mulher, fizeram uma parceria para incentivar o empreendedorismo feminino, inaugurando a unidade do SEBRAE em Barueri.

Esse é um passo muito importante de incentivo para mulheres se desenvolverem e ingressarem no mundo dos negócios. O crescimento dessas ações incentiva o empreendedorismo individual e contribui com a receita da cidade.

Incentivo empreendedorismo feminino

Na sexta, 6, a Prefeitura de Barueri através da Secretaria da Mulher, inaugurou unidade Sebrae Aqui Mulher, com foco no incentivo ao empreendedorismo feminino. Essa é a segunda unidade Sebrae da cidade, porém, a primeira funciona no Ganha Tempo, e a nova será no Espaço Ruth Cardoso, na sede da Secretaria da Mulher, na Vila Porto, e terá atendimento exclusivo para mulheres.

A nova unidade já conta com agentes capacitados a desenvolver e orientar as futuras empreendedoras. Então, conforme o perfil de cada uma, serão desenvolvidas as habilidades necessárias conforme o nicho de atuação. Em seguida, as mulheres serão orientadas a abrir o próprio MEI (Microempreendedor Individual), além de aprender a como conseguir parcerias, desenvolver seu próprio marketing e vendas, divulgação de produtos, entre outros.

Além da abertura de novas empresas, o número de profissionais autônomas tem crescido principalmente na área de serviços e alimentos. Profissionais que cozinham, trabalham com delivery ou profissionais da área estética que atendem em suas residencias vem aumentando exponencialmente.

Segundo o portal https://joaodabeleza.com.br/ fornecedor de materiais para alongamentos de cílios e cuidados com o rosto, a atividade tem crescido não apenas em Barueri mas em todo pais, como forma de aumentar a renda e em boa parte dos casos se convertendo em fonte principal.    

Incentivo as startups locais

A parceria entre o Sebrae-SP e seu programa Start (ABStartups — Associação Brasileira de Startups), juntamente a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict) da Prefeitura, incentivam o desenvolvimento e crescimento de novos empreendedores em Barueri. Este programa é gratuito, e visa oferecer mentorias e treinamentos online aos participantes. Além disso, são 10 vagas para as startups da cidade que podem se inscrever até o dia 31 de maio.

Além das mentorias, o programa realizará meetups com os interessados em investir em negócios das startups. As startups escolhidas terão três meses de atividades, dentre elas:

Além disso, as empresas de inovação participantes farão parte do CASE 2022 — Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, que acontecerá em 17 e 18 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Artesão empreendedor

Esse é um programa desenvolvido para os artesãos da cidade (mesmo os que comercializam produtos na capital), com foco no empreendedorismo. Sobretudo, o programa foi minuciosamente desenvolvido em parcerias com o governo municipal, estadual, federal e a iniciativa privada para atender esse público de Barueri e região oeste.

O programa está localizado na “Casa do Artesão", onde também funciona a Incubadora de Empreendimentos Populares, responsável pela formação de artesãos empreendedores. Além disso, o grande objetivo do programa é incentivar novas mentes Empreendedoras, juntamente a produção e divulgação do artesanato local, e geração de renda para a cidade.

Ações do Programa Artesão Empreendedor

Outras Ações do Programa Artesão Empreendedor

Curtiu esse conteúdo? Então curte e compartilha! Deixa nos comentários a sua opinião sobre o empreendedorismo na sua cidade!

 

Compartilhe no Whatsapp