ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

O papel da Anvisa sobre produtos estéticos

13/6/2022 - Sorocaba - SP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pelo controle sanitário. Assim, ela cria normas e regulamentos, visando dar suporte aos setores de: comercialização de alimentos, produtos e serviços de saúde, meio ambiente, projetos de arquitetura e locais públicos. 

Então, se você tem um negócio de atendimento estético, fique informado sobre a Vigilância Sanitária e suas regras principalmente com relação aos produtos que você usa. Isso vai valorizar não apenas seu negócio, mas sua reputação.

Continue lendo para entender melhor sobre a responsabilidade da ANVISA sobre produtos de estética!

A responsabilidade da ANVISA sobre produtos de estética

Como a ANVISA tem por objetivo promover e proteger a saúde da população, ela fiscaliza, autua, intervém e aplica alvarás para a efetivação da segurança de saúde no país. Assim, quando se trata da área da estética, para além da fiscalização do local e dos aparelhos, é feito também uma análise dos produtos utilizados.

Então, há alguns cuidados que você deve observar ao escolher o seu fornecedor de produtos como:

Além disso, absolutamente todos os cosméticos devem ser guardados em local adequado, protegido da luz, calor, umidade e separados de alimentos e produtos de limpeza. Ainda, é necessário perguntar ao cliente se ele tem alguma alergia aos componentes químicos do produto, antes de fazer qualquer aplicação sobre a pele, cabelo ou unhas.

produtos cosméticos

O que são os produtos estéticos

São considerados produtos estéticos os produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes. Nesse contexto estão, entre outros produtos:

Assim, como esses e todos os outros produtos da categoria são compostos por substâncias naturais ou sintéticas a fim de serem usados nas diversas partes do corpo, a ANVISA disponibiliza algumas orientações para eles. 

Orientações da ANVISA

A forma de utilização e higienização também passa por orientações da Anvisa. Por exemplo, o uso de pinças em design de sobrancelha, bem como todo material metálico que pode entrar em contato com sangue, devem ser esterilizadas com métodos reconhecidos, com eficácia comprovada e que sejam passíveis de controle e validação. De preferência, esterilizados com a autoclave.

Contudo, para outros procedimentos como o alongamento de cílios também há recomendações. Por exemplo, a higienização frequente das mãos e a vacinação dos profissionais para a proteção contra tétano, difteria e hepatite B é fundamental. Afinal, quando se trata de prática laboral, essas são algumas doenças com maior risco de transmissão.

Seguir as recomendações é importante

Em uma época em que os clientes estão cada vez mais exigentes, seguir as recomendações da ANVISA é importante tanto para que seus clientes saiam satisfeitos do seu atendimento, devido ao cuidado empregado, quanto para manter sua boa reputação. Afinal, é isso que vai promover o crescimento do seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nossas postagens e fique por dentro das novidades!

Compartilhe no Whatsapp