ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

5 áreas do empreendedorismo dominadas por mulheres

11/6/2022 - Sorocaba - SP

Junto ao crescimento do empreendedorismo no Brasil, que ocorreu junto com o boom do mercado digital, houve também um aumento no número de mulheres dedicadas a empreender. Assim, o empreendedorismo feminino vem ganhando cada vez mais destaque e força nos últimos anos.

Nesse contexto, há 5 áreas do empreendedorismo no Brasil que são totalmente dominadas por mulheres. Acompanhe para saber mais!

1 - Moda

O setor de moda tem um mercado altamente diversificado. Ou seja, tem opções de itens de moda para todos os gostos. Da mesma forma, há mercado para todos desse setor e as mulheres, por se identificarem mais com a moda, acabaram por ser maioria na moda.

O nicho de brechós, por exemplo, está fazendo muitas pessoas se darem bem, principalmente online. Isso porque a procura por roupas e acessórios usados ou seminovos veio crescendo nos últimos anos. Afinal, os preços são mais atrativos e a qualidade dos produtos oferecidos se manteve intacta.

2 - Alimentação

As empresas do ramo alimentício também têm sido uma das que mais crescem atualmente. A taxa de abertura de novos negócios alimentícios têm sido altas, contribuindo assim com a expansão do setor no Brasil.

E, claro, esse é um outro setor amplamente dominado por mulheres que estão se dedicando cada vez mais a desenvolver negócios sustentáveis. Por exemplo, o restaurante Las Chicas Vegan, criado por mulheres, em Belo Horizonte, que oferece comidas vegetarianas, além de manter ideais voltados ao ambientalismo, mobilidade urbana e preço justo.

3 - Beleza

Por último, porém, um dos setores mais promissores é o da beleza, principalmente no que diz respeito à estética. Como as mulheres gostam e se identificam com esse setor, muitas apostam em empreender na área, não apenas pensando no lado financeiro, mas também no impacto que elas podem causar na vida de outras mulheres no que diz respeito à autoestima.

Isso sem falar em nichos que são ideais para quem está iniciando. O nicho de alongamento de cílios, por exemplo, requer pouco investimento, pois você pode adquirir produtos da mais alta qualidade por preços justos em lojas online como a João da Beleza. Além disso, é possível começar trabalhando de casa mesmo, basta separar um espaço para atender.

Somando a isso, o alongamento de cílios já tem alta procura por parte dos clientes e essa demanda cresce continuamente. Um exemplo disso é a fundadora e CEO da MyLash, Carina Arruda. Ela começou encaixando clientes para alongamento de cílios em seus horários livres e, em questão de meses, ela lotou a agenda e teve lista de espera de 4 meses.

Ou seja, a área do alongamento de cílios não só é um setor dominado por mulheres, como é um setor realmente promissor. 

4 - Saúde humana e serviços sociais

O setor da saúde e de serviços sociais também tem sido dominado por mulheres. Pode ser que isso se dê porque elas se preocupam mais com o cuidado ao próximo enquanto homens focam mais na produção de coisas.

De qualquer forma, elas estão dominando esse mercado e criando negócios promissores. Um exemplo disso é o grupo Sabin, laboratório de medicina diagnóstica, fundado pelas bioquímicas Janete Vaz e Sandra Costa. 

5 - Atendimento

O setor de atendimento é outro que conta com um número alto de mulheres, não apenas como fundadoras de empresas, mas também como funcionárias.

Um bom exemplo disso é a startup Scooto, Empresa de atendimento ao cliente 100% remoto fundada pela então CEO Marina Vaz. Contudo, a Scooto não só foi fundada por uma mulher, mas tem como premissa contratar apenas mulheres para o seu time. 

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nossos conteúdos e fique por dentro das novidades!

 

Compartilhe no Whatsapp