ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

O empreendedorismo feminino como um transformador de vidas

10/6/2022 - Sorocaba - SP

O empreendedorismo feminino está ganhando cada vez mais força no mundo e transformando a vida de milhares de mulheres e suas famílias. 

No Brasil, esse cenário não é diferente. Isso porque, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, nós temos a 7ª maior proporção de mulheres à frente do seu próprio negócio. 

Continue lendo para saber mais sobre esse crescimento e como nichos específicos como o estético são os preferidos das mulheres.

O cenário do empreendedorismo feminino no Brasil

Nos últimos dois anos mais pessoas se viram forçadas a mudar seus planos com relação às suas vidas profissionais. Com isso, as mulherem também passaram a recorrer ao empreendedorismo para conseguir melhorar a renda, gerando um aumento significativo no número de novos negócios. 

Segundo pesquisa do Sebrae, 55% das empresas que surgiram nesse período foram criadas por mulheres, o que cria um verdadeiro ciclo de transformação. Afinal, quando uma mulher tem sucesso empreendendo, ela favorece a comunidade pois traz com ela outras mulheres e isso alavanca a renda familiar como um todo, considerando que em 2019 elas já representavam 45% da parcela de chefes de famila, segundo o Monitor Mercantil.

O crescimento do empreendedorismo na área da estética

Com o aumento na procura por tratamentos estéticos, houve também um crescimento nos negócios no setor, fazendo com que o nicho se tornasse o de maior crescimento. Inclusive, no Brasil, entre os anos de 2014 e 2019 o setor estético cresceu 567%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Esse crescimento impulsionou a economia de diversas formas. Primeiro porque houve o aumento no número de aquisição de franquias de clínicas de estética, depois porque mulheres autonomas buscaram se especializar, fazendo cursos na área e abrindo seus próprios negócios. 

É importante lembrar que com o crescimento desses novos negócios vem também o aumento de empregos, principalmente de vagas femininas. Isso porque o mercado da beleza é movimentado, em grande parte, por mulheres, pois elas são as maiores consumidoras de produtos e serviços. Assim, muitas se identificam e resolvem investir em conquistar renda com algo que gostam.

Assim, ocorreu o crescimento acelerado do empreendedorismo na área da estética em cadeia. Cresce o número de profissionais autonomas, assim como o número de empresas, de oportunidades de emprego, franquias do setor, de cursos de capacitação para as atividades e tambem aumenta o número de empresas que fornecem insumos para toda essa cadeia de profissionais. 

Negócios de embelezamento do olhar crescem durante a pandemia

A procura por procedimentos que deixam os olhos mais bonitos aumentou durante e após a pandemia. Um bom exemplo é o crescimento de franquias e profissionais autonomas de extensões de cílios. 

A procura pelo procedimento cresceu devido a praticidade que as mulheres têm na hora de se maquiar, já que a extensão substitui o uso de curvex e rimel e ainda chama mais atenção para os olhos.

Além da alta demanda, é um negócio que requer baixo investimento, por isso as mulheres empreendedoras se jogaram nesse mercado e tem de maneira geral, obtido sucesso. 

Gostou deste artigo? Então, continue acompanhando nossas publicações sobre tendências, empreendedorismo, beleza e notícias do Brasil e do mundo.

Compartilhe no Whatsapp