ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Como finalizar um e-mail inglês formal?

24/5/2022 - Sorocaba - SP

Quem está no mercado de trabalho sabe da importância que o inglês possui no dia a dia? Ele é fundamental para o desenvolvimento de vários projetos, por exemplo. 

Quem deseja sucesso na carreira, geralmente, aprenderá mais o idioma porque ele pode apresentar um resultado mais claro na comunicação.

No entanto, muita gente tem problemas em começar até um e-mail. Afinal, algumas regras são importantes para começar e para finalizar um e-mail formal, sem conhecimento delas o inglês excelente pode passar despercebido. Elas podem prejudicar bastante a mensagem que escreveu e deseja passar.

E de fato, quando comparada a outros idiomas, as regras do inglês apresentam algumas divergências. 

Geralmente o idioma é muito mais direto nas mensagens que deseja passar, evitando alguns “rodeios” de palavras. Aqui ensinaremos a você como finalizar um e-mail formal em inglês da maneira correta.

Como começar um e-mail em inglês?

Bem, antes de aprender como finalizar, aprenda como começar. Muitas pessoas acabam acreditando que esse é um processo complicado, mas não é mesmo! 

Escrever formalmente é uma das primeiras coisas que se aprende no inglês, no entanto, as regras para a criação de um bom e-mail vão além.

Assim sendo, você começa o e-mail com uma boa saudação, adequada para a pessoa para quem está escrevendo. 

Depois disso você vai além, escrevendo o assunto rapidamente e demonstrando todos seus objetivos em poucos parágrafos (a menor quantidade possível).

Após isso você já tem o corpo de seu e-mail criado. Saiba escrever com certo grau de gentileza e, caso o seu e-mail seja uma resposta a outro já enviado, comece agradecendo. E, claro, depois disso tem a finalização!

Finalizando um e-mail em inglês! 

Pois, bem! Há muitas dúvidas que uma pessoa tera sobre como começar e como terminar um e-mail. 

Lembrando também que a questão da interpretação é sempre muito importante, uma mesma palavra pode ter significados claros para você e para outras pessoas não.

Sendo assim, aqui passaremos algumas informações importantes para a finalização de um e-mail em inglês formal. 

Geralmente os critérios de escrita são semelhantes ao da inicialização, com algumas ressalvas, é claro.

A finalização adequada

Geralmente, durante a escrita de qualquer correio eletrônico é fundamental colocar uma finalização. Essa pode ser bem diversa, mas necessária em ambientes profissionais. Um e-mail em inglês que não possui isso pode parecer muito menos profissional.

Em certos contextos, no entanto, não é tão necessário. Por outro lado, se você aprendeu inglês é bem provável que acabe utilizando ele no ambiente profissional, por isso saiba que essa regra é extremamente importante.

Estou falando com quem

Essa é outra regra fundamental tanto no início como no final. Pense que na construção de um e-mail formal você estará falando com alguém que exige essa linguagem. 

Pode ser seu chefe, por exemplo. Fazendo o correio da maneira correta, passará um tom de profissionalismo muito maior.

Então pense: “Essa pessoa é alguém que conheço? Tenho alguma intimidade com ela?” Tudo isso fará com que você adequá sua linguagem gradativamente. Além disso, na prática, os resultados ficam muito mais bonitos. 

Alguns termos inapropriados!

Esse pode até ser considerado um vício! Muitas pessoas colocam em sua escrita mensagens diferentes, como, por exemplo, demonstrações de afeto. Com certeza em um e-mail forma frases do gênero devem ser retiradas.

Sim, pode ser para um colega de trabalho, conhecido e amigo seu. Porém, o ambiente de trabalho exige uma certa separação. 

Ele é feito para tratar de assuntos profissionais, principalmente ao enviar uma mensagem assim.

Também não utilize emoticons, eles acabam sendo problemáticos para o resultado e podem deixar a mensagem com um toque de infantilidade.

Faça uma revisão

Claro, a revisão é fundamental! Erros na gramática podem atrapalhar bastante. Agora não é apenas “entender” a mensagem, você precisa demonstrar que tem um domínio da língua, até porque somente assim demonstrará saber escrever um e-mail formal inglês com detalhes.

Além disso, na finalização é fundamental que escreva seu nome inteiro. Revise esse fator antes de entregar, apesar de não parecer muito importante, esse é um ponto considerado por quem lerá.

Mais um pouco sobre a linguagem!

Bem, chegamos ao final das dicas e desejamos, agora, passar algumas informações importantes sobre como realizar uma boa construção de e-mail. Alguns termos são mais usados que outros, veja eles agora:

Nesse último caso você pode mudar a palavra help para o motivo do seu agradecimento, seja um bom feedback que recebeu, ou um elogio pelo trabalho realizado. Bem, assim você termina seu e-mail formalmente!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Essential, escolar especializada em idiomas como inglês e espanhol e onde você encontrar mais dicas sobre esse tema.

 

 

Compartilhe no Whatsapp