ColunistasCOLUNISTAS

Roger Mello

Autor: Roger Mello

Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição Para o Enem 2022

6/4/2022 - Sorocaba - SP

Pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição Para o Enem 2022

 

Para os alunos que vão participar do Enem 2022, um dos primeiros passos poderá ser dado na próxima segunda-feira (04/04), que é a solicitação da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022. Além disso, os alunos que faltaram em pelo menos um dos dias de provas do Enem 2021 e desejam obter a gratuidade da inscrição neste exame terão o mesmo prazo para realizar a justificativa da ausência. Diante da importância destes fatos, vamos apresentar a seguir as principais informações sobre estes eventos, como as datas e procedimentos necessários.

Quais são as datas para a solicitação de isenção e justificativa?
O primeiro passo para os alunos é conhecer as principais datas que estão relacionadas com estes eventos. Tanto para a solicitação de isenção da taxa de inscrição no Enem (que no último ano teve o valor de R$ 85,00) quanto para a justificativa de ausência em 2021 e solicitação da gratuidade, os prazos são os mesmos, tendo início na próxima segunda-feira (04/04) e se encerrando no dia 15 de abril. Veja a seguir outras datas importantes para o processo:

 

Por onde devem ser feitos os pedidos e justificativas?
Outra informação indispensável para os alunos que vão participar desta etapa é o local para a realização das solicitações e justificativas. Assim como a grande maioria dos assuntos relacionados ao Enem, as solicitações, justificativas e recursos deverão ser feitos através da Página do Participante. Além disso, o login feito na Página do Participante utiliza o login único da plataforma Gov.br. Portanto, se você ainda não é cadastrado nesta plataforma, não deixe para a última hora!

 

Quem possui direito à isenção da taxa de matrícula?
Também é muito importante que os participantes entendam quais alunos possuem direito à isenção. De acordo com as regras do Enem, possuem direito à isenção da taxa de matrícula todos os alunos que cursaram o último ano do ensino médio em escolas públicas. Além disso, candidatos que sejam bolsistas integrais em escolas particulares também possuem direito à isenção, desde que possuam renda familiar mensal inferior a 1,5 salário mínimo, ou seja, menos de R$ 1818 por integrante da família. Ainda, são isentos os participantes em situação de vulnerabilidade econômica, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), devendo informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Por fim, os alunos que não compareceram às provas do Enem 2021 e desejam obter a isenção para este ano, deverão necessariamente comprovar os motivos para a ausência, com documentos datados e assinados (como atestados médicos e boletins de ocorrência, por exemplo). Estes documentos não podem ser autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação as principais informações para o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022. Com isso, iniciamos mais uma preparação em busca do sucesso no exame mais importante do país!

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Compartilhe no Whatsapp