ColunistasCOLUNISTAS

Ricardo Di Carlo

Autor: Ricardo Di Carlo

O histórico Tarcísio Meira

27/1/2022 - Sorocaba - SP

Nunca, jamais, se poderia deixar de sentir tristeza, quando da partida de um Ator tão, mas tão fulgurante, como Tarcísio Meira. Fosse como fosse, deixa um vazio, um inconformismo...

Sinto-me tão egoísta de não querer que ele fosse embora. Eu não me conformo, fico tristíssimo. Lembro duma colega até, que vociferava numa ocasião de ensaio "Eu não aceito". Essa fala é engraçada, me sinto prolixo, acho que não se conformar marca isso. Talvez! É, pode ser...

Mas é que penso... Quantas? Infindáveis, certamente, seriam as criações que ele sempre poderia nos mostrar com a obstinação - calibradíssima no seu tempo-ritmo pululante.

Não bastasse o ator histórico, mítico; era ainda a personificação de alguém esmeradamente gentil, companheiro duma atriz inebriante: Glória. Que foi a "glória" da vida dele, nos mais belos sentidos. Quantos poucos homens sabem estar ao lado de Artista Grande, que brilha? Tristemente muito poucos.

Mas ele não, eles dois, ah, eles são duas estrelas, que brilharam a vida toda, sem amargar o brilho do outro. Essa lição, dos dois, é o reconhecer e, sobretudo, amar o resplandecer de quem co-habita. Matéria difícil atoral, e eles eram professores dela. Nelson Rodrigues - quem ele soube muito bem corporificar (aquela grande personagem) disse que "o homem que tem o mínimo de autenticidade, esse é o herói".

Tarcísio foi para lá de herói. Que missão bem cumprida... Isso, dá algum alento, pois é notório que esse grande ator fez sempre muito mais do que era pedido.

Ao atuar, ele atualizava o estatuto de Ator. Pouquíssimos atores são irrepreensíveis em interpretação audiovisual, em provimento de atuação arrebatadora, mas ele tinha isso nele em todas as suas ações dramáticas (excelentes). Guardo e reavivo inúmeras cenas, desse Ator impressionante.

Existe hoje tem Arte Dramática - Ator Cênico do mais alto nível no Céu.

Compartilhe no Whatsapp