ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como fazer fisioterapia respiratória em casa?

5/1/2022 - Sorocaba - SP

Será que é possível encontrar cpap aluguel (equipamento respiratório) e fazer fisioterapia respiratória em casa? 

 

Se você tem a dúvida acima, a primeira coisa que precisa saber é que sim, é possível fazer fisioterapia respiratória em casa e também alugar equipamentos, caso seja necessário. 

 

Claro, o correto é sempre que exista a indicação do médico ou do fisioterapeuta para que você tenha certeza do que é adequado para a sua saúde. 

 

No entanto, existem alguns exercícios que podem ser aplicados em casa e que podem gerar bons resultados. 

 

Também pode ser que você precise de algum aparelho respiratório e, nesse caso, é fundamental conversar com um especialista para saber qual é a opção adequada para a sua necessidade. 

 

Mas, afinal de contas, como é possível aplicar a fisioterapia respiratória em casa? 

 

Continue a leitura e descubra quais são alguns dos exercícios que podem ser feitos no conforto do seu lar ou do seu ente querido! 

 

Exercícios de fisioterapia respiratória para fazer em casa

Antes de conferir a nossa lista com dicas de exercícios respiratórios para fazer em casa, é muito importante deixar claro que se tiver qualquer dúvida, é fundamental que fale com um médico. 

 

Sem mais delongas, aqui estão algumas técnicas de aplicar a fisioterapia respiratória. 

 

1. Respiração diafragmática

O primeiro exercício da lista é a respiração diafragmática, também conhecida como respiração abdominal. Ela envolve o diafragma, que é um músculo responsável por fazer grande parte do trabalho quando se trata de respirarmos.  

 

Esse tipo de exercício é muito útil para pessoas com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Isso porque, no caso dessa doença, o diafragma não é tão eficaz. 

 

Com a respiração diafragmática, o diafragma pode ser fortalecido. Caso você tenha DPOC, é muito importante que fale com seu médico sobre a terapia respiratória para que ele mostre os melhores exercícios que você pode fazer. 

 

Aqui estão algumas dicas para realizar o exercício: 

 

 

 

2. Respiração com lábios franzidos

Outro exercício que faz parte da fisioterapia respiratória é a respiração feita com lábios franzidos. Essa técnica promove alguns benefícios, como a desaceleração da respiração. 

 

Com isso, os pulmões têm um melhor funcionamento, além de também ocorrer a troca de oxigênio e dióxido de carbono.

 

Se comparada a respiração diafragmática, este outro tipo de respiração é mais simples para quem é iniciante nas técnicas de fisioterapia respiratória em casa. 

 

Essa técnica pode ser aplicada sempre que o paciente quiser e aqui estão algumas dicas que podem ajudar a realizá-las: 

 



3. Respiração das narinas alternadas

Por fim, mas não menos importante, precisamos falar sobre a respiração das narinas alternadas. 

 

Essa técnica também é conhecida como yoga da respiração, e ajuda a equilibrar tanto nosso lado racional quanto emocional. 

 

Dessa forma, conseguimos manter o equilíbrio, especialmente em momentos de crise. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a realizar essa respiração:

 

 

Conclusão

A fisioterapia respiratória é extremamente importante para prevenir e tratar doenças que atingem o sistema respiratório. 

 

E o melhor de tudo é que ela pode ser aplicada em hospitais, clínicas e até mesmo em casa. 

 

Neste artigo, citamos apenas algumas das técnicas de fisioterapia respiratória. Existem muitas outras que podem ser aplicadas, principalmente em casa. 

 

Caso queira saber mais sobre o assunto, fale com o seu médico para que ele possa te auxiliar a fazer os exercícios corretamente. 

 

Além disso, tenha em mente que a fisioterapia respiratória não é indicada apenas para quem já tem algum diagnóstico de doenças, mas para quem deseja manter a saúde respiratória em dia.

 

Esperamos que tenha gostado do artigo e que agora esteja mais claro o que é fisioterapia respiratória e como ela pode ser aplicada em casa. 

 

 

Compartilhe no Whatsapp