ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

4 dicas de empreendimentos para iniciar em 2022

28/12/2021 - Sorocaba - SP

Mesmo em um cenário econômico instável e vivendo uma pandemia, os anos de 2020 e 2021 registraram crescimento no número de abertura de empresas e registros de MEI.

 

Isso demonstra que o brasileiro busca fugir do desemprego e também por melhores oportunidades. Diante disso, abrir o próprio negócio tem sido uma das opções mais procuradas.

 

Para você que também tem o sonho de ter seu próprio negócio, este artigo apresenta 4 dicas de empreendimentos para iniciar em 2022.

 

Confira!

Planejando seu empreendimento

Apesar de os números apontarem o crescimento da abertura de novos empreendimentos, é preciso agir com cautela.

 

Por isso, o primeiro passo para montar um empreendimento é o planejamento. Afinal, o objetivo é ter retorno e isso exige planejamento e estratégia na hora de agir.

 

Não adianta montar uma empresa de racks se você não entende nada sobre aço e metalurgia, por exemplo.

 

Sendo assim, é importante estudar o setor no qual pretende investir e fazer um plano de negócios.



Confira abaixo 4 dicas de empreendimentos para iniciar em 2022.

 

  1. E-commerce

Devido a pandemia, o comércio físico fechou, mas nem por isso as pessoas deixaram de comprar.

 

Assim, um comportamento que já vinha se acentuando cresceu drasticamente, a compra de produtos e serviços através da internet.

 

Segundo a Neotrust, responsável por relatórios e análises de dados do comércio eletrônico no Brasil, foram mais de 300 milhões de pedidos em 2020.

 

Seguindo essa tendência, mesmo com a abertura do comércio, o setor continua crescendo, pois oferece muitas vantagens quando comparado a abertura de empreendimento físico.

 

Sendo assim, os custos iniciais são reduzidos já que não há necessidade de um espaço físico, despesas com manutenção e mão de obra, entre outros custos.

 

Por outro lado, este tipo de empreendimento exige um esforço maior de marketing para conseguir captar a atenção do cliente.

 

Portanto, aposte em todas as ferramentas possíveis. Tenha um site, crie perfis nas redes sociais, produza conteúdo de qualidade para seus clientes e potenciais clientes.

 

  1. Dropshipping

O Dropshipping é um tipo de empreendimento no qual você atua como um intermediário de uma venda.

 

Ou seja, você faz a intermediação entre o produto e  o cliente. Ou seja, você é um revendedor.

 

A vantagem é que não há preocupação com produção e estoque, estoque e a entrega. 

 

Devido a essas facilidades, muitas pessoas estão optando por empreender através do Dropshipping.

 

  1. Criação de conteúdo

Nunca se falou tanto em criação de conteúdo e cada vez mais isso se torna importante.

 

Na medida em que mais empresas e empreendedores montam seus negócios digitais, cresce a demanda por pessoas que produzem conteúdos para esses negócios.

 

A criação de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital para atrair clientes.

 

Funciona da seguinte forma. Um determinado empresário tem uma empresa de racks e precisa de alguém para alimentar as redes sociais da empresa. É aí que entra o criador de conteúdo.

 

Portanto, através da criação de conteúdos em blogs, sites, redes sociais, a empresa atrai pessoas interessadas em seu produto ou serviço.

 

Além disso, você pode trabalhar com criação de conteúdo para fazer uma grana extra ou investir nesse negócio como fonte principal de renda, como muitas pessoas já fazem.

 

  1. Infoprodutos

Outra tendência forte de negócios para 2022 é a venda de infoprodutos. Isto é, o empreendedor cria produtos digitais para vender, como:

 

Portanto, se você tem um conhecimento a mais que a maioria das pessoas que conhece, pode transformá-lo em um infoproduto e vendê-lo. Mas também é possível contratar outra pessoa para fazer isso.

 

Veja um exemplo. Você tem muito conhecimento sobre eletricidade e muitas pessoas morrem de medo de trocar uma lâmpada, por exemplo. Ou não sabem como trocar uma tomada. 

 

Sendo assim, você pode criar um curso em que mostra como funciona a eletricidade, como perder o medo dela, como trocar tomadas em casa e coisas do tipo.

 

Desta maneira, esse tipo de empreendimento tem um  investimento muito menor quando comparado a criar esses produtos em um formato tradicional. Sem contar que não há custos com entrega e estoque.

 

Além desses 4 tipos de empreendimentos, existem muitas outras tendências, como:

 

Além disso, há diversas formas de trabalho para empresas digitais, como: programador, designer, gestor de tráfego, etc.

 

Conclusão

Apesar da retração econômica e da pandemia, muitas pessoas seguem empreendendo e montando seus negócios, como uma empresa de racks.


Assim como elas, outras pessoas também têm esse sonho e por isso, este artigo apresentou 4 dicas de empreendimentos para iniciar em 2022.

 

A tendência de crescimento aponta para o mercado digital, mas trazendo atividades que já são conhecidas nos meios tradicionais.

 

Diante disso, se você deseja montar um empreendimento para iniciar em 2022 não deixe de conferir as 4 dicas deste artigo, além das dicas bônus.

 

 

Compartilhe no Whatsapp