ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Brechó online: como fazer?

28/12/2021 - Sorocaba - SP

Talvez você ainda não tenha se dado conta, mas você pode ganhar dinheiro vendendo coisas que você não usa mais. Gostou da ideia?

Então acompanhe este artigo para saber tudo sobre brechó online: como montar.

 

Existem muitos sites e aplicativos em que é possível ganhar dinheiro. E uma das possibilidades oferecidas por essas plataformas é vender coisas que você tem e que não usa mais. Ou seja, você reúne tudo que não tem mais utilidade para você e faz um brechó.

 

Mas você não precisa ficar restrita apenas a itens próprios. Para criar um acervo maior é recomendado recorrer a produtos de pessoas do seu convívio e verificar se eles possuem itens dos quais deseja se desfazer.

 

Mas antes, pense em que tipo de brechó você pretende montar. 

 

Brechó online: como montar?

Assim como diversas outras atividades, o brechó migrou do físico para o digital. 

 

Mas, com a internet, qualquer pessoa pode reunir itens dos quais deseja se desfazer e ganhar dinheiro com isso. E não apenas ganhar um dinheiro, mas transformar essa  atividade em negócio.

 

Além disso, o grande diferencial do brechó online é poder vender para qualquer lugar do Brasil e até do mundo.

 

  1. Escolher o tipo de produto

Tudo que já não serve para você e ainda está em bom estado, pode ser do interesse de outra pessoa.

 

Sendo assim, existem brechós de todos os tipos:

 

No entanto, neste artigo, trataremos de um brechó de roupas, mas tudo pode ser aplicado aos demais tipos de brechó.

 

Portanto, o primeiro passo é definir que tipo de produto você quer vender ou se o seu brechó terá um mix de produtos.

 

O tipo de produto que o seu brechó vai vender pode determinar quais plataformas você pode usar para montar seu brechó, pois algumas são exclusivas para determinados tipos de produto, como livros, por exemplo.

 

  1. Selecionar o tipo de brechó online ideal para o seu negócio

Depois de escolhido o tipo de produto que vai vender no seu brechó, é hora de selecionar o tipo de brechó ideal para o seu negócio.

 

Esta etapa é importante para o seu negócio, por isso, analise com cuidado os prós e contras de cada um dos tipos de brechó para fazer a melhor escolha.

 

Redes sociais

É um tipo mais informal e por isso, você pode vender o que quiser. No entanto, você terá que fazer um esforço maior para conseguir visibilidade na plataforma através da produção de conteúdo e divulgação.

 

Sendo assim, você pode criar uma nova coleção de roupas de inverno e produzir conteúdo sobre essa coleção. Além disso, pode usar tráfego pago na rede para aumentar o alcance do post.

 

Loja virtual

A loja virtual é um site que você cria para o seu brechó. Porém esse tipo de brechó exige um investimento inicial como registrar um domínio e pagar uma plataforma de hospedagem, por exemplo.

 

Mesmo optando por uma loja virtual, você deve usar as redes sociais pois será necessário divulgar a sua loja. Sendo assim, este tipo de brechó é mais indicado para quem já tem uma clientela.

 

Marketplace

O marketplace é uma plataforma na qual é possível vender diversos tipos de produtos, tanto novos quanto usados.

 

Desta maneira, é uma plataforma colaborativa e por isso é uma alternativa mais simples e barata para quem está iniciando seu negócio de brechó online.

 

Também existem diferenças entre as plataformas de marketplace, por isso fique atento a esse detalhe para garantir que o seu produto pode ser comercializado na plataforma escolhida.

 

  1. Compare as vantagens de cada plataforma

As plataformas de marketplace se diferenciam também quanto aos custos e facilidade que oferecem ou não. Por isso, fique atento aos seguintes pontos na hora de escolher a sua:

 

Em resumo

Diante disso, o marketplace tem menos custos quando comparado a uma loja virtual, na qual você terá os custos para criar o site, hospedá-lo e registrar um domínio. Além disso, há o esforço de divulgação.

 

Por outro lado, a plataforma já tem uma clientela e isso pode ser bom para seu brechó ter mais visibilidade. No entanto, lembre-se de que a plataforma cobra uma comissão sobre a venda.

 

Já criando um brechó nas redes sociais você tem mais liberdade para vender o que quiser, mas será responsável por tudo. Desde o pagamento, até o envio. Sem contar o esforço de criação de conteúdo e divulgação.

 

Sendo assim, você agora tem um direcionamento para montar seu brechó online de roupa para meninos e roupa para meninas. 

 

Analise os prós e contras de cada modalidade de brechó e comece o seu negócio. E não se esqueça de criar campanhas de divulgação de lançamento da nova coleção, como por exemplo, roupas para inverno. 

 

Agora é a sua hora de colocar as dicas em prática e montar o seu brechó online.

 

 

Compartilhe no Whatsapp