ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Polissonografia: o que é?

21/12/2021 - Sorocaba - SP

Talvez você já tenha ouvido falar em polissonografia, mas tenha dúvidas sobre o que realmente significa esse termo. 

 

A polissonografia trata-se de um teste que é realizado com o objetivo de estudar o sono do paciente e diagnosticar possíveis distúrbios do sono. 

 

Vale dizer que algumas pessoas falam que a polissonografia(PSG) é um estudo do sono. 

 

No momento do teste, os tecnólogos do sono realizam testes que geralmente são realizados em hospitais ou clínicas especializadas em sono. 

 

Se você desconfia que tem algum tipo de distúrbio do sono, é importante que saiba que não existe dor ou desconforto ao fazer a polissonografia. 

 

Além disso, o teste não é invasivo e as complicações relacionadas a ele são raras. Portanto, caso precise fazer polissonografia, tranquilize-se. 

 

Quer saber mais sobre o teste e como ele funciona? Continue a leitura e descubra! 

 

Qual é o objetivo da polissonografia?

A polissonografia tem como objetivo não apenas ajudar a diagnosticar diferentes tipos de distúrbios do sono, mas também saber se é necessário fazer ajustes no tratamento que já está sendo aplicado no paciente.

 

O estudo do sono proporciona informações específicas para os tecnólogos do sono (graças ao uso de equipamentos e observação), incluindo:

 

Tudo isso é feito enquanto o paciente está dormindo. Quando as informações necessárias são coletadas, os especialistas irão avaliá-las e mapeá-las. 

 

Alguns dos distúrbios do sono que a polissonografia pode diagnosticar são:

 

 

Quando a polissonografia deve ser realizada?

Os médicos podem solicitar o teste de polissonografia por diferentes motivos, inclusive, para identificar se os pacientes estão passando pelos problemas abaixo: 

 

 

Os profissionais que aplicam a polissonografia tem como objetivo deixar os pacientes o mais confortáveis possíveis durante o teste, ou seja, enquanto eles dormem. 

 

Com os resultados obtidos, o médico poderá diagnosticar o paciente e indicar um tratamento eficaz.

O que significam os resultados de um polissonograma?

Uma das funções do tecnólogo do sono é pontuar e mapear os estágios e eventos do sono registrados para o médico revisar. 

 

Suas observações durante o estudo são críticas para ajudar o médico a identificar certas condições, o que significa que é necessário tomar nota de observações como interrupções durante vários estágios do sono.

 

O profissional que aplica o teste também pode notar alterações na frequência cardíaca e respiratória, juntamente com alterações nos níveis de oxigênio no sangue, indicativas de apnéia do sono.

 

Outras observações podem incluir movimentos frequentes das pernas que podem significar distúrbio de movimento periódico dos membros ou movimentos e ruídos incomuns durante o sono que sinalizam a possibilidade de distúrbio de comportamento do sono REM.

 

Informações gerais sobre polissonografia

Estas são algumas coisas importantes a serem observadas sobre a polissonografia e sua função:

 

 

 

 

 

 

 

Se você desconfia que tem algum dos distúrbios citados neste artigo, ou se o seu médico já pediu para que faça o teste de polissonografia, não se preocupe! 

 

O teste é indolor e os profissionais que o realizam são treinados para que você fique o mais confortável possível durante o sono. 

 

Lembre-se que quanto antes identificar possíveis distúrbios do sono, mais rápido poderá receber um diagnóstico e começar um tratamento adequado. 

 

Esperamos que depois deste artigo esteja mais claro para você o que é a polissonografia e por que ela é tão importante para estudar o sono de pacientes.

 

 

Compartilhe no Whatsapp