ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas de investimento para fugir da crise

21/12/2021 - Sorocaba - SP

Diante de um cenário de crise, como o que estamos vivendo no momento, é comum que as pessoas tenham medo de fazer investimentos financeiros, mas é importante mudar esse tipo de pensamento. 

 

A pandemia definitivamente gerou muitos problemas e afetou as pessoas negativamente em todo o mundo. 

 

No entanto, também gerou algumas oportunidades. Por exemplo, houve um crescimento de novos negócios online, por exemplo, mercado online, restaurantes com delivery e assim por diante. 

 

A grande questão é que a economia não deve ser uma barreira para aproveitarmos possíveis oportunidades, especialmente quando se trata do mercado financeiro. 

 

Em vez de ficar com dúvidas sobre se deve ou não investir durante a crise, questione-se sobre quais são os investimentos ideais para este período. 

 

Ao fazer isso, diferente de outras pessoas, você poderá aumentar o seu dinheiro e não perdê-lo. 

 

Quando se trata de assuntos financeiros e investimentos, sempre é importante tomar decisões importantes e isso não é diferente no momento atual. 

 

Continue a leitura e confira algumas dicas de investimento para fugir da crise! 

 

Investir durante a crise pode ser uma boa opção

Embora você tenha medo de fazer investimento durante a crise, a realidade é que atualmente temos muitas opções para investir, basta escolher aquelas que podem fazer maior diferença quando o cenário atual passar. 

 

Aqui estão algumas opções de investimento que podem ser boas para você fugir da crise. 

 

1. Renda Fixa

A primeira opção que temos a citar é a renda fixa. Com a subida da Taxa Selic, os juros pagos em empréstimos e financiamentos, além de aplicações financeiras pós-fixadas são aumentados. 

Mas, o que isso significa? 

 

Significa que quando o Banco Central faz o aumento da Selic, quem investe na renda fixa pode obter lucros. 

 

Somente no ano de 2021 a taxa subiu algumas vezes. Com isso, os investimentos que têm relação com a Selic podem ter maior rendimento. 

 

Portanto, é importante analisar as opções e entender que mesmo com a alta da Selic, a poupança, por exemplo, continua não sendo a melhor opção de investimento. 

 

O inteligente a fazer neste momento é buscar por investimentos em renda fixa que proporcionem ganhos reais, que sejam além da inflação, e custos baixos que envolvam administração e manutenção. 

 

2. Mercado de Ações

Embora investir em ações seja algo que exige um perfil específico de investidor, já que estamos falando em investimento de alto risco, esta é uma opção que pode ser considerada mesmo em período de crise.

 

Claro, um período conturbado exige que você tenha maior cuidado ao investir em ações, mas é importante ter atenção a possíveis oportunidades que possam surgir. 

 

Isso porque você poderá encontrar ativos muito mais baratos neste momento. Foque em empresas que possuem pouco endividamento, principalmente em dólar, e que sejam sólidas no mercado. 

 

Também é importante manter os bancos no radar, que costumam gerar bons retornos e historicamente batem recordes de lucro. 

 

Porém, antes de tomar a decisão de investir em ações, tenha muita calma. Se você não compreende o mercado de ações, não é indicado que invista uma grande quantidade de dinheiro neste momento. 

 

Caso realmente queira investir em ações, faça isso gradativamente para que possa definir a sua estratégia. Estude bastante para minimizar o risco de fazer escolhas que não são tão boas e podem gerar perda de dinheiro. 



3. Em um negócio próprio

Esta última dica não tem relação com o mercado financeiro, mas é muito importante para quem deseja fugir da crise. 

 

Embora o cenário atual seja muito desafiante para os empreendedores, especialmente os que possuem um pequeno negócio, ele também pode gerar muitas oportunidades. 

 

Como citamos brevemente no início no artigo, devido a pandemia, surgiram novos negócios voltados para o digital. 

 

Hoje em dia, é mais fácil e rápido do que nunca abrir a sua empresa com foco no online. Isso porque temos acesso a diversas ferramentas que facilitam todo o trabalho. 

 

Você pode criar o site do seu negócio por conta própria através de construtores de sites. Pode investir em marketing digital ao compreender e definir estratégias para mídias sociais, publicidade paga, SEO (otimização de sites) e assim por diante. 

 

Se você quer ter a sua própria empresa, aproveite este momento. Faça pesquisas para definir um plano de negócio e avalie se vale a pena ou não iniciá-lo agora mesmo. 

 

Além disso, se você já tem uma empresa, este é o cenário ideal para atualizá-la e buscar por soluções para que ela cresça. Reflita sobre as seguintes questões: 

 

 

Quanto mais você investir em seu negócio neste momento, mais ele poderá se destacar no mercado e, consequentemente, obter melhores resultados. 

 

Conclusão

Não importa se você deseja fazer investimento no mercado financeiro ou em seu próprio negócio, é importante não ter medo de se arriscar quando se trata em buscar por soluções para fugir da crise. 

 

Sem dúvidas, este é um momento delicado que exige cautela e muita inteligência para tomar decisões relacionadas a investimentos. 

 

No entanto, esperamos que as dicas que citamos neste artigo possam te ajudar a dar os primeiros passos em direção a fazer investimentos para multiplicar o seu dinheiro. 



Compartilhe no Whatsapp