ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Instalações elétricas: entenda quais cuidados tomar

6/12/2021 - Sorocaba - SP

A NBR 5410 é uma norma que tem como objetivo definir quais são as condições ideais para que as instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua) funcionem sem problemas.

 

O papel da NBR 5410 é garantir que a instalação elétrica funcione com segurança. Elas não podem trazer riscos para pessoas e animais que vivem no local.

 

Trata-se de uma norma que é aplicada em várias situações, como instalações prediais, públicas, comerciais, entre outras. Para o profissional, ela atua como um guia, indicando o que deve ser feito e quais são aqueles pontos que merecem atenção redobrada.

Quando a norma pode ser aplicada?

A norma que está relacionada às instalações elétricas pode ser aplicada em várias ocasiões.

 

Instalações Elétricas

 

 

No entanto, é fundamental deixar claro que a norma não se aplica nos seguintes casos.

 

 

Quais são os cuidados indicados pela norma?

A NBR 5410 não é uma norma nova. Por isso, diversos profissionais do setor não conhecem todos os tópicos do conteúdo. Veja abaixo as principais questões que são abordadas pela norma.

Separação dos circuitos

De acordo com a norma, os profissionais precisam ter uma atenção especial com a divisão de circuitos elétricos. Na prática, isso quer dizer que não se deve impor uma limitação quando for separar as instalações.

 

As instalações podem ser divididas em quantos circuitos foram solicitados para iluminação, tomadas e tomadas especializadas.

 

Outro ponto importante é que não se deve ultrapassar 10 A. Então, em um circuito de 127 V seria correspondente até 1270 VA e em 220 V seria 2200 VA de potência.

Escolha do tipo de aterramento

A norma também é clara quando o assunto é a instalação do condutor terra em todos os circuitos elétricos, principalmente nos circuitos de iluminação. Essa orientação é obrigatória.

 

Para a NBR 5410, o tipo de aterramento TT é o mais indicado, mas caso não seja necessário, recomendamos dar preferência pelo modelo de aterramento TN-S ou TN-C.

 

A principal finalidade do aterramento é proteger os equipamentos e impedir choques elétricos.

Uso do dispositivo DR

Trata-se de um dispositivo que tem como objetivo garantir a proteção das pessoas de choques elétricos de baixa intensidade. Se eles passam pelo corpo humano, podem fazer com que o indivíduo venha a óbito.

 

O dispositivo é fundamental porque um disjuntor comum não tem o poder de identificar esses pequenos choques.

 

Para ambientes molhados, como cozinhas, áreas de serviço, banheiros, recomendamos a instalação de DRs de alta sensibilidade (menor ou igual a 30mA).

 

Eles são obrigatórios em saunas e piscinas, além de tomadas localizadas em

área externa ou situadas internas que alimentam equipamentos de área externa.

 

Os dispositivos também são indicados em circuitos que servem vários pontos de utilização.

 

 

Um projeto elétrico não pode ser feito de qualquer forma, tem que ser muito bem pensado e executado. Por isso, é fundamental contar com equipamentos de qualidade.

 

Para evitar problemas, recomendamos optar por empresas que são referências no assunto. No site Ballast, por exemplo, você tem acesso a diversos materiais que ajudam a ter um projeto seguro e de qualidade, inclusive tomadas multipolares.

 

Os conectores industriais, por exemplo, são utilizados em máquinas elétricas e sistemas eletrônicos, robôs, painéis elétricos, controladores de temperatura, moldes para injetoras de plástico.

 

Ele é indicado para qualquer ambiente que necessita de uma ligação elétrica com velocidade e setup de controle e equipamentos.

 

Os conectores industriais contém de três até 256 pinos e são fabricados para uso industrial. O mais interessante é que ele pode ser utilizado em vários segmentos de mercado ou tipo de ambiente industrial.

 

Além disso, você pode encontrar conectores personalizados para conexões de sinais de sensores, potência para energizar motores, sinais de termopares, sinais de comunicação como redes ethernet e ainda com aplicações pneumáticas, E o melhor: tudo numa mesma tomada.

 

Essa praticidade do equipamento ajuda nos processos de manufatura, instalação e manutenção das partes elétricas em máquinas. É mais fácil atender as normas mundiais, tanto as complexas quanto as simples.

 

Após descobrir os principais cuidados com instalações elétricas, siga-nos nas redes sociais e conheça outras orientações importantes para o seu projeto.

Compartilhe no Whatsapp