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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

12 dicas de marketing para o seu Delivery

26/11/2021 - Sorocaba - SP

O sistema de delivery é um dos serviços mais apreciados pelo público. Para garantir que o seu restaurante gere receita por meio dele, é essencial fazer investimentos em Marketing para Delivery.

 

Afinal, o mercado alimentício é marcado pela alta competitividade. Atrair e fidelizar clientes nesse ramo pode não ser tão fácil.

 

Os restaurantes e lanchonetes que integram o marketing digital à atuação diária saem na frente no quesito inovação.

 

Investir em estratégias personalizadas para divulgar o delivery pode criar diferenciais importantes para o seu estabelecimento.

 

Portanto, continue a leitura para entender por que pensar no marketing para delivery e conhecer 12 dicas para aplicá-lo com sucesso.

Por que investir em marketing para delivery?

As estratégias de marketing digital estão presentes em diversos ramos de negócios, desde a venda de cantoneira de ferro 4 polegadas até os próprios restaurantes.

No segundo caso, essa modalidade de marketing se faz necessária para comunicar ao público que o serviço está disponível e, acima de tudo, é de qualidade.

Para garantir que as ações tragam os resultados esperados, o estabelecimento deve analisar:

A partir de um estudo detalhado desses 4 aspectos, já é possível começar a traçar um planejamento de marketing para delivery de sucesso.

Em tempos marcados pela onipresença das redes sociais na vida das pessoas, fazer questão de estar presente no Instagram ou no Facebook vai trazer muitos clientes novos.

Estamos falando de acessibilidade e comodidade. Ou seja, características típicas do delivery de refeições.

Assim, adotar um posicionamento forte em campanhas de marketing é o primeiro passo para se consolidar como uma referência na área.

Conheça 12 dicas de marketing para delivery

Agora que você tem uma visão clara sobre a importância de fazer esse investimento, chegou a hora de saber como colocá-lo em prática.

Os tópicos que vêm a seguir trazem 12 dicas e estratégias para divulgar o serviço de delivery. São dicas adequadas para estabelecimentos que servem refeições para as pessoas. Acompanhe as informações abaixo.

  1. Faça o planejamento do delivery

Antes de começar a divulgar o fermentador auto refrigerado 200 litros, é preciso averiguar se o produto tem qualidade.

Com o delivery o princípio é o mesmo. Antes de colocar qualquer estratégia no ar, todo o sistema tem que estar devidamente definido.

Comece escolhendo qual será a área de cobertura do serviço. Leve os custos de locomoção para determinar a taxa de entrega e o tamanho da região que o estabelecimento vai atender.

Defina, também, os dias e os horários em que o delivery vai funcionar. Pode ser que não valha a pena financeiramente manter o delivery em atividade durante toda a semana, por exemplo.

Por fim, reúna uma equipe qualificada para prestar o serviço. Dê a eles todas as ferramentas necessárias para entregar um serviço de excelência.

  1. Coloque as informações na internet

Comece separando uma aba do site do estabelecimento para as informações relativas ao delivery.

O número de telefone, os horários e dias de atendimento precisam estar muito claros. Assim, evitam-se confusões por parte dos clientes.

Uma boa estratégia para incentivar as pessoas a procurar pelo serviço é a inclusão de CTAs, frases que têm como objetivo motivar o visitante a realizar alguma ação.

  1. Invista em materiais gráficos

O marketing não deve se limitar ao ambiente virtual. A elaboração de panfletos, folders e cardápios é muito indicada.

Esses materiais podem ser distribuídos na sede do estabelecimento e em outros lugares estratégicos.

Trata-se de uma estratégia ótima para divulgar o delivery para o maior número de pessoas possível, especialmente quando feita em integração com outras ações.

  1. Use as redes sociais

Sites como Twitter, Facebook e Instagram são ferramentas imprescindíveis para quem deseja divulgar serviços e produtos na web.

As redes sociais exercem uma função semelhante à detalhada no tópico acima, mas em maior escala.

Ou seja, os dados sobre determinado restaurante podem alcançar ainda mais pessoas por meio do uso equilibrado das redes sociais.

Aproveite as funcionalidades apresentadas nesses sites para criar uma comunidade em torno do seu restaurante ou lanchonete.

Mantenha uma boa comunicação com os seguidores e invista em campanhas específicas para cada rede.

  1. Treine os entregadores

Os colaboradores que vão sair do restaurante com a caixa térmica para vender picolé são os representantes exteriores do negócio.

Eles devem ser devidamente treinados para oferecer um atendimento de qualidade. É importante instruí-los para se comunicarem com os clientes de forma educada, por exemplo.

Além disso, é preciso investir em uniformes que facilitem a identificação do entregador. Essa é, também, uma maneira de associar o restaurante a uma identidade visual marcante.

  1. Aposte nas mídias pagas

Você pode pagar para que o anúncio do delivery apareça no Facebook, Google ou Twitter.

Esse método se chama mídia paga e é amplamente utilizado por uma grande variedade de empresas.

É possível desenvolver campanhas de grande alcance por meio das plataformas de mídias pagas.

Estude a possibilidade de contratar uma equipe dedicada exclusivamente a essa área. Assim, as campanhas vão ser feitas por profissionais realmente capacitados para isso.

  1. Faça um programa de fidelidade

Para garantir que a maior parte dos clientes atendidos sejam devidamente fidelizados, existe a opção de fazer programas de fidelidade.

É tudo uma questão de oferecer experiências diferenciadas para o público. Por vezes, os motoristas querem mais do que faixa refletiva onde comprar; na mesma lógica, os clientes desejam mais do que pratos saborosos.

A qualidade do restaurante não se limita a isso. Os programas de fidelidade oferecem benefícios vitais para manter os consumidores engajados.

A lanchonete pode disponibilizar um lanche gratuito depois do cliente comprar 5 lanches em um período pré-determinado, por exemplo.

  1. Trabalhe com fotos profissionais

As imagens presentes em anúncios, cardápios e postagens nas redes sociais devem ser de qualidade profissional.

Lembre-se de que elas servem para aguçar os sentidos do cliente e, assim, motivá-lo a pedir o prato que ele considerar mais atrativo. Ter fotos profissionais de cada prato é imprescindível para isso.

  1. Aproveite os recursos do Instagram

Para complementar o tópico logo acima, destacamos as funções presentes no Instagram, a rede social com foco na fotografia.

Todo post publicado no Instagram deve ser associado a uma foto. O apelo visual da plataforma é muito alto, por isso, é interessante aproveitá-la.

Você pode disponibilizar um link para o cardápio virtual na biografia da página. Há até mesmo formas de desenvolver sistemas de pedido por meio de cardápios virtuais.

No Instagram, os usuários podem fazer posts na linha do tempo ou nos stories. Os posts na linha do tempo ficam salvos no seu perfil, enquanto os stories desaparecem depois de 24 horas no ar.

O ideal é unir os dois formatos para se fazer presente na rede social de forma qualificada. 

  1. Mantenha os clientes engajados

Ainda focando nas redes sociais, o posicionamento do estabelecimento deve servir para gerar engajamento.

Engajamento é um termo que engloba as diferentes formas de interação na internet, como:

Para ser relevante, os perfis e páginas devem produzir conteúdo que desperte nos seguidores a vontade de interagir.

Pode ser uma promoção, um sorteio ou um evento. A ideia é fazer com que as pessoas compartilhem o estabelecimento.

  1. Ofereça cupons de desconto

Os preços acessíveis estão entre os elementos mais atrativos na hora de fazer um pedido.

Na era do delivery pela internet, os cupons de desconto são formas pontuais de oferecer condições vantajosas.

Eles são ótimos tanto para atrair público novo quanto para manter os clientes antigos fidelizados.

É pertinente deixar cupons disponíveis para download no site do estabelecimento. Ou, então, distribuí-los para as pessoas presencialmente.

  1. Personalize os canais de comunicação

A essência do delivery é a comodidade e a conveniência. A escolha dos canais de comunicação a serem utilizados deve acompanhar essa lógica.

Fazer pedidos por ligação telefônica continua sendo um formato popular. No entanto, a popularização dos aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp, mudou os padrões de comportamento das pessoas.

Por isso, tire proveito das novas tecnologias para elaborar um plano de comunicação personalizado. A entrega dos pedidos pode ser muito agilizada a partir do uso qualificado de aplicativos e redes sociais.

Considerações finais

O marketing para delivery é composto por estratégias determinantes para consolidar o seu negócio.

A presença nas redes sociais, o investimento em mídias pagas e o cuidado para fornecer atendimento de qualidade são os aspectos mais marcantes nesse sentido.

Leve as dicas listadas ao longo desse texto em consideração para divulgar o serviço de delivery com eficiência.

 

 

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