ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Para que serve um quadro de comando?

26/11/2021 - Sorocaba - SP

O quadro de comando está presente em casas, apartamentos, empresas e indústrias. Mas você sabe para que serve um quadro de comando?

 

A segurança do seu imóvel e de seus equipamentos depende da correta instalação do quadro de distribuição. Por isso, na hora de montar o seu, escolha boas marcas e profissionais capacitados.

 

Sendo assim, cada local terá um quadro de comando diferente para atender às necessidades específicas do local em que se encontra.

 

Diante disso, descubra neste artigo para que serve um quadro de comando.

 

O que é um quadro de comando

O quadro de comando é uma caixa em cuja estrutura estão contidos uma série de componentes que servem para controlar o sistema elétrico de im imóvel.

 

Alguns desses componentes são:

 

Uma vez instalados no quadro de comando a vida útil desses componentes é preservada.

 

Além disso, é através do quadro de comando que a energia de um imóvel é distribuída e o sistema elétrico é controlado.

 

Mas, apesar disso, a função de um quadro de comando é resguardar e proteger os componentes do sistema elétrico de energia mecânica e agentes químicos. 

 

Portanto, garante a sua segurança e do seu imovel em caso de algum acidente elétrico.

 

Para que serve o quadro de comando

O quadro de comando, como vimos, acondiciona e preserva os componentes do sistema. Ele pode ser de sobrepor ou de embutir.

 

No entanto, é nele que todo o cabeamento elétrico do imovel se encontra. 

 

Desta maneira, o quadro recebe energia da companhia de eletricidade através de um ramal de entrada, que é protegido por um disjuntor.

 

A potência da energia recebida é dividida entre os vários disjuntores que partem do quadro para várias partes do imóvel e acionam os interruptores e alimentam tomadas.

 

Sendo assim, o quadro de comando também armazena os componentes de segurança do sistema elétrico, como os disjuntores.

 

É assim, que eles protegem o imovel contra fuga de corrente ou choque elétrico. O DPS (dispositivo de proteção contra surtos) evita que os equipamentos sofram danos causados por problemas elétricos. Além do mais, o quadro também conta com outros componentes que auxiliam o comando e manobra das cargas de instalação.

 

Por isso, é importante que ele seja projetado respeitando o dimensionamento correto para cada função, seguindo as Normas da ABNT de segurança na eletricidade. Algumas normas são:

Agora que conhece as normas, acompanhe se o seu profissional de eletricidade segue todas elas para garantir a sua segurança e do seu imóvel.

Função dos componente do quadro de comando

O quadro de comando é composto por vários  componentes, a depender da necessidade do circuito elétrico do imóvel. Entre esses componentes os mais comuns são:

 

Disjuntores

A função primordial do disjuntor é proteger o sistema elétrico de curtos-circuitos.

 

Assim, quando ocorre algum problema elétrico, ele desliga o circuito. Mas não há necessidade de substituição, bastando mover a alavanca para reativar ocircuito.

Cabos elétricos

São os cabos que interligam os componentes, bem como conduzem eletricidade até os diversos equipamentos.

 

Conclusão

A segurança de um imóvel e das pessoas que nele estão dependem de muitos fatores, como o sistema elétrico.

 

Por isso, o sistema elétrico deve ser montado por profissionais capacitados que conheçam e entendam as Normas desse serviço.

 

Nesse sentido, o quadro de comando é o grande aliado para garantir a sua segurança, do imóvel e de seus equipamentos contra problemas de ordem elétrica. Na verdade, o quadro e os componentes nele instalados. 

 

Como você já conhece a função de um quadro de comando, procure por um profissional para avaliar se o seu está de acordo com as Normas e providencie mudanças, caso necessário.

 

Mas lembre-se de procurar um profissional capacitado e sempre escolha marcas confiáveis para instalar em seu quadro de comando.

 

 

Compartilhe no Whatsapp