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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Funil de Vendas: Como aplicar e quais as ferramentas necessárias

12/11/2021 - Sorocaba - SP

Grande parte dos gestores comerciais, seja no ramo da moda ou de empresas de emissão de AVCB, pensam em crescer de maneira extraordinária e, quem sabe, em pouco tempo.

 

Mas fazer esta transformação para que a equipe de vendas transforme-se numa grande produtora de lucros, não é um trabalho fácil. Porém, é totalmente possível.

 

A primeira etapa é a criação de um processo. Devemos colocá-la em prática e executá-la até o fim. Quer saber mais a respeito? Então, vem com a gente.

 

O funil de vendas

 

O funil de vendas se trata da jornada de compra do potencial consumidor, quando aplicado, podemos encontrar leads mornos, quentes e frios. Quando reconhecidos estes possíveis clientes, é a hora de tomar uma decisão e ação para conseguir convertê-los.  

Não é de hoje que essa estratégia é importante e agrega valor aos lucros futuros. desta forma, listamos quatro etapas para a criação de um plano de negócio bem estruturado.

 

O topo do funil

 

O topo do funil é tão importante e impactante quanto a ACM Fachada é em um comércio. É a primeira experiência do cliente com a sua empresa.

 

Não importa se o possível cliente chegou pela internet ou telefone. A ‘primeira impressão’ é a que fica. E esta experiência inicial deve ser, no mínimo, agradável. Esteja presente em todos os sentidos, seja online, presencial, ou de outra forma. Além disso, determine as formas que os clientes entrarão no funil.

 

Há meios de aproximar cliente e empresa, por isso: 

 

 

Onde irá focar seus esforços?

 

Topo e fundo do funil são as etapas onde, normalmente, os gestores focam seus esforços. 

Ou seja, nesta primeira etapa, ‘limpe a área’ com um detergente clorado, tudo para que o cliente visualize, com clareza, o meio e o fim. O cliente deve continuar interessado em seu produto. No fundo do funil, é o momento onde o cliente toma a decisão de fazer a compra.

 

Entender as dores e anseios dessas pessoas é fundamental. Pois fará com que tenha autoridade no assunto, gerando confiança.

 

Faça com que os riscos sejam mínimos

 

O gestor não pode errar nos números. Pensar que venderá 100 produtos quando, no fim, fecha apenas 10 pedidos. Sua equipe de vendas não pode deixar o cliente sem suporte, pois, obviamente, ele se perderá dentro daquele processo.

 

Entender os detalhes para que insira a pessoa para outro nível do funil de vendas é a separação entre o sucesso e o fracasso.

 

Faça movimentos na hora certa

O marketing é quase matemático. Portanto, jamais volte às etapas com o cliente. Este retrocesso mostrará que não há como criar um funil de vendas.

Uma equipe de colaboradores bem treinados, entenderá o momento certo para mudanças e, também, que seu papel é auxiliar o cliente na tomada de decisão. Vasculhe, entenda e converse sobre o produto com este futuro cliente.

Quais informações são essenciais para que o mesmo tenha anseios de avançar para as outras fases do funil de vendas? Quais informações devo ressaltar e quais devo deixar de lado? Com prática e treinos, isso será facilmente entendido.

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