ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Vale a pena fazer marketing voltado para crianças?

29/10/2021 - Sorocaba - SP

A polêmica  envolvendo a publicidade infantil tem a sua origem no desejo de algumas entidades em preservar as crianças por elas serem vulneráveis às estratégias utilizadas em campanhas de publicidade.

 

Por outro lado, algumas associações defendem a regulamentação para evitar práticas abusivas na comunicação com esse público.

 

Então, o resultado foi uma lei e conselhos de autorregulamentação  que criaram novos mecanismos de proteção para as crianças.

 

Desta forma, ao pensar em estratégias para divulgar produtos, como roupa infantil masculino, leve em consideração o que diz a lei e as diretrizes. Alguns pontos de atenção na estratégia para divulgação para crianças:

 

O que não pode ser feito:

 

 

Sendo assim, é normal refletir se, mesmo com tantas restrições, ainda vale a pena fazer  marketing voltado para crianças.

 

Por que fazer marketing voltado para crianças

Assim como acontece com os adultos, as crianças estão cada vez mais presentes na internet, utilizando as redes sociais. E as redes sociais são uma das ferramentas que as empresas e marcas mais tem utilizado para atrair e conquistar clientes.

 

Portanto, é possível utilizar estratégias de marketing, como a produção de conteúdo, nas redes sociais e desta forma, encantar e atrair o público infantil. E não apenas ele, já que são os pais ou responsáveis que detém a responsabilidade e o poder de compra. Porém, sempre obedecendo às normas e diretrizes.

 

Assim, um menino pode estar assistindo um vídeo no Youtube e se interessar pela roupa infantil masculino que o Youtuber está usando e pedir uma peça igual para a mãe.

 

Portanto, se o youtuber está  oferecendo um conteúdo promovido pela sua loja, você acaba de conquistar um cliente. A mesma coisa pode acontecer no Facebook ou Instagram.

 

Como fazer marketing voltado para crianças

O primeiro passo é conhecer o que diz a lei e as diretrizes sobre a publicidade para o público infantil. Ou seja, compreender o que pode ou não ser feito em suas estratégias de marketing.

 

Depois, invista na presença onde o público se encontra e hoje, grande parte deles está na internet. Mesmo aquelas pessoas que ainda preferem a TV estão aderindo às compras online. Sendo assim, elas também podem ser impactadas por suas campanhas online. 

 

Além disso, o marketing digital é mais barato e oferece mais formas de avaliar os resultados quando comparado ao marketing tradicional. Por isso, se você está começando agora, invista no marketing digital.

 

E como você está começando agora, o ideal é focar em uma estratégia e ir ampliando à medida que você vai entendendo o que funciona ou não para o seu público.

 

Em pesquisa recente, a We Are Social e Hootsuite constataram que as redes sociais mais utilizadas no Brasil são:

  1. Facebook

  2. Youtube

  3. Whatsapp

  4. Instagram

 

Portanto, aposte no uso de estratégias de marketing, como a produção de conteúdo, nestas redes.

 

Desta forma, você consegue mais visibilidade, além de criar um relacionamento com o público e divulgar a sua loja.

 

Dicas de produção de conteúdo voltadas para o público infantil

Até aqui falamos sobre as barreiras que dificultam o uso da publicidade voltada ao público infantil. Porém, sabendo o que pode ou não ser feito, é possível obter os benefícios das estratégias de marketing para esse público.

 

Assim, veja algumas dicas para usar em suas estratégias de marketing infantil:

 

Storytelling

Todo mundo gosta de ouvir uma boa história e o Storytelling é a arte de contar histórias. Através do Storytelling você consegue uma maior conexão com o público e isso é ainda mais acentuado quando o público é infantil.

 

Assim, invista na criação de histórias com os seus produtos para gerar uma conexão emocional tanto com as crianças quanto com seus pais.

 

Utilize vários formatos

Lembre de que não é apenas as crianças que você deve atrair e conquistar, como também seus pais. Diante disso, é importante criar conteúdos em diversos formatos: fotos, vídeos, animações, textos. Neste sentido, o Instagram é uma ótima ferramenta pois disponibiliza todas essas opções e mais algumas para você criar conteúdos criativos.

 

Qualidade do conteúdo

O conteúdo para o público infantil deve ser pensado e trabalhado com muito cuidado, como vimos. Por isso, invista tempo pesquisando temas para os conteúdos, ofereça um conteúdo com boa resolução e que traga dicas úteis para os pais.

Conclusão

Neste artigo, você viu que apesar das restrições em usar a publicidade para o público, o marketing para este público ainda vale a pena, principalmente, utilizando o marketing digital.


Assim, você consegue promover roupa infantil masculino, de forma natural, obedecendo à lei e às diretrizes. Além disso, você cria uma conexão com seu público, que faz com que ele sempre compre da sua loja e sempre se lembra dela. Por isso, ainda vale a pena investir em marketing para o público infantil.

Compartilhe no Whatsapp