Autor: Lucas Pelisari
A polêmica envolvendo a publicidade infantil tem a sua origem no desejo de algumas entidades em preservar as crianças por elas serem vulneráveis às estratégias utilizadas em campanhas de publicidade.
Por outro lado, algumas associações defendem a regulamentação para evitar práticas abusivas na comunicação com esse público.
Então, o resultado foi uma lei e conselhos de autorregulamentação que criaram novos mecanismos de proteção para as crianças.
Desta forma, ao pensar em estratégias para divulgar produtos, como roupa infantil masculino, leve em consideração o que diz a lei e as diretrizes. Alguns pontos de atenção na estratégia para divulgação para crianças:
O que não pode ser feito:
Utilizar verbos no imperativo com expressões, como “Compre” ou “peça para seus pais”;
Usar conteúdos que depreciam a família, a escola , a vida saudável, proteção ambiental ou ainda que apresentem algum tipo de preconceito como racial, religioso ou social;
propagar medo nas crianças;
Apresentar situações perigosas;
Fazer com que se sintam constrangidos por não ter o produto;
Fazer ações de marketing durante a exibição de programas infantis ou utilizar personagens infantis para atrair a atenção deles.
Sendo assim, é normal refletir se, mesmo com tantas restrições, ainda vale a pena fazer marketing voltado para crianças.
Assim como acontece com os adultos, as crianças estão cada vez mais presentes na internet, utilizando as redes sociais. E as redes sociais são uma das ferramentas que as empresas e marcas mais tem utilizado para atrair e conquistar clientes.
Portanto, é possível utilizar estratégias de marketing, como a produção de conteúdo, nas redes sociais e desta forma, encantar e atrair o público infantil. E não apenas ele, já que são os pais ou responsáveis que detém a responsabilidade e o poder de compra. Porém, sempre obedecendo às normas e diretrizes.
Assim, um menino pode estar assistindo um vídeo no Youtube e se interessar pela roupa infantil masculino que o Youtuber está usando e pedir uma peça igual para a mãe.
Portanto, se o youtuber está oferecendo um conteúdo promovido pela sua loja, você acaba de conquistar um cliente. A mesma coisa pode acontecer no Facebook ou Instagram.
O primeiro passo é conhecer o que diz a lei e as diretrizes sobre a publicidade para o público infantil. Ou seja, compreender o que pode ou não ser feito em suas estratégias de marketing.
Depois, invista na presença onde o público se encontra e hoje, grande parte deles está na internet. Mesmo aquelas pessoas que ainda preferem a TV estão aderindo às compras online. Sendo assim, elas também podem ser impactadas por suas campanhas online.
Além disso, o marketing digital é mais barato e oferece mais formas de avaliar os resultados quando comparado ao marketing tradicional. Por isso, se você está começando agora, invista no marketing digital.
E como você está começando agora, o ideal é focar em uma estratégia e ir ampliando à medida que você vai entendendo o que funciona ou não para o seu público.
Em pesquisa recente, a We Are Social e Hootsuite constataram que as redes sociais mais utilizadas no Brasil são:
Youtube
Portanto, aposte no uso de estratégias de marketing, como a produção de conteúdo, nestas redes.
Desta forma, você consegue mais visibilidade, além de criar um relacionamento com o público e divulgar a sua loja.
Até aqui falamos sobre as barreiras que dificultam o uso da publicidade voltada ao público infantil. Porém, sabendo o que pode ou não ser feito, é possível obter os benefícios das estratégias de marketing para esse público.
Assim, veja algumas dicas para usar em suas estratégias de marketing infantil:
Todo mundo gosta de ouvir uma boa história e o Storytelling é a arte de contar histórias. Através do Storytelling você consegue uma maior conexão com o público e isso é ainda mais acentuado quando o público é infantil.
Assim, invista na criação de histórias com os seus produtos para gerar uma conexão emocional tanto com as crianças quanto com seus pais.
Lembre de que não é apenas as crianças que você deve atrair e conquistar, como também seus pais. Diante disso, é importante criar conteúdos em diversos formatos: fotos, vídeos, animações, textos. Neste sentido, o Instagram é uma ótima ferramenta pois disponibiliza todas essas opções e mais algumas para você criar conteúdos criativos.
O conteúdo para o público infantil deve ser pensado e trabalhado com muito cuidado, como vimos. Por isso, invista tempo pesquisando temas para os conteúdos, ofereça um conteúdo com boa resolução e que traga dicas úteis para os pais.
Neste artigo, você viu que apesar das restrições em usar a publicidade para o público, o marketing para este público ainda vale a pena, principalmente, utilizando o marketing digital.
Assim, você consegue promover roupa infantil masculino, de forma natural, obedecendo à lei e às diretrizes. Além disso, você cria uma conexão com seu público, que faz com que ele sempre compre da sua loja e sempre se lembra dela. Por isso, ainda vale a pena investir em marketing para o público infantil.