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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Marketing para advogados: Por onde começar?

26/10/2021 - Sorocaba - SP

 

Geralmente ao se formar, o recém advogado já possui ideia de abrir seu próprio escritório, certo? Muitas vezes, isso é feito em sociedade com colegas ou professores. Sendo algo tão normal, é muito comum que ao abrir o primeiro escritório, surja a grande dúvida: “e agora?!”

Conquistar clientes não é uma tarefa muito fácil, na verdade requer muito esforço e dedicação. Por experiência própria, acredito haver três pilares que formam e sustentam uma clientela:

Hoje o nosso foco será o Marketing Digital, explicando por onde você deve começar. Vamos às nossas dicas:

Criar um site

Pense que um site é importantíssimo no mundo digital. Assim como quando você decide abrir um escritório precisa ir atrás de uma sala, móveis, e eletrônicos, o site é a mesma coisa. É como sua sala virtual, com móveis e tudo o mais.

Ter um bom site vai abrir novas oportunidades e principalmente fará com que você tenha uma gama enorme de recursos para promover o seu escritório na web.

Você poderá por exemplo investir em tráfego pago (google Ads), tráfego orgânico (SEO), mídias sociais (youtube, instagram e facebook) e principalmente mostrar sua autoridade no assunto da sua área com um blog.

Isso inclusive nos leva à nossa próxima dica:

Crie conteúdo digital

Agora que já possui um site, vamos escrever um pouco sobre o que você sabe. Faça vídeos e divulgue no youtube, crie post’s em seu blog, e mostre ao mundo como és uma autoridade no assunto.

Um exemplo é se você for um advogado trabalhista, pode ser interessante falar sobre DSR na folha de pagamento, ou então se for um profissional cível, pode ser interessante falar sobre divorcio realizado em cartório ou ainda inventario direto em cartório. Tudo isso são exemplos de assuntos que podem ser abordados e farão com que as pessoas que acessam seus conteúdos vejam o quanto você sabe sobre o tema.

Pode parecer algo pouco relevante, mas na verdade isso é o grande segredo do sucesso: mostrar às pessoas que você é capaz de ajuda-las de maneira eficaz. É só você pensar um pouco: qual profissional você contrataria? Aquele que escreve artigos e livros sobre o tema do seu problema, ou aquele que nunca mostrou nada sobre seu conhecimento?

Faça SEO para o seu site

Você tem o site, tem conteúdo e agora é o momento certo de utilizar técnicas de SEO para você posicionar o seu escritório na web. Search Engine Optimization é nada menos do que fazer seu site aparecer nas buscas do google quando alguém procura por serviços que você presta.

Um exemplo é caso você seja de São Paulo, e alguém digita no google “advogado trabalhista em SP”, vai aparecer alguns sites, e o SEO pode fazer com que o seu apareça antes de todos os outros. Isso faz com que você ganhe leads qualificados, o que significa que os visitantes do seu site/blog escolheram acessar seu site já em busca do seu serviço.

As técnicas de SEO são vastas, mas recomendamos que você foque no link Building. Isto é, criar backlinks em conteúdos de blogs em outros sites. Assim o google vê que o seu escritório está sendo citado, e entende que você é autoridade em determinado assunto.

As técnicas de SEO são brandas e é bom que você veja em nossa coluna mais artigos sobre isso. Assim poderá fazer da forma correta, ou até encontrar profissionais que podem te ajudar.

Conclusão

Agora que você viu nossas dicas principais para começar a utilizar o marketing digital a seu favor, é hora de botar a mão na massa.

Caso você tenha mais dúvidas, veja nossos outros artigos, há vários sobre o nicho da advocacia. Também pode ser interessante contratar uma consultoria de algum profissional da área.

Desejamos boa sorte e que tenha muito sucesso!

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