Autor: Lucas Pelisari
O empreendedorismo é uma ferramenta muito importante ao permitir que as pessoas trabalhem com algo que gostam e se manterem, seja vendendo produtos ou serviços. Mais ainda, os pequenos negócios são essenciais para movimentar a economia, gerando novas oportunidades de emprego, lucros e chances de ampliar os negócios.
Inclusive, estima-se que os pequenos e médios negócios sejam a maioria no Brasil, correspondendo a cerca de 99% dos negócios no país e respondendo por cerca de 52% das oportunidades de trabalho com carteira assinada.
Com o avanço tecnológico, os empreendedores podem utilizar o online para expandir seus empreendimentos, ou seja, é possível ter uma loja física e ampliar o número de vendas na internet, criando um e-commerce (loja virtual).
Os negócios no ambiente digital permitem que as pessoas que desejam se tornar empreendedoras, mesmo com pouco capital, iniciem as atividades, conciliando a oportunidade de renda com atividades que se identifiquem mais, por exemplo.
Os benefícios em investir em um e-commerce consistem em:
Vendas em escala regional, nacional e internacional;
Funcionamento 24 horas;
Menor custo de manutenção;
Baixo investimento inicial;
Alcance mais amplo para o público;
Acompanhamento e análises em tempo real;
Permite ter mais informações sobre os produtos durante as vendas;
Integração com diversos canais de comunicação e vendas;
Possibilidade de se aproximar dos clientes, fortalecendo a marca;
Permite um atendimento eficiente com experiência personalizada;
Traz mais flexibilidade para as operações.
Com muitos benefícios, a internet tem sido muito utilizada para expandir os negócios, algo que cria grande diversidade de empresas e marcas e amplia as oportunidades. Contudo, o surgimento de novos empreendimentos também se reflete na competitividade.
Com isso, se torna ainda mais necessário se destacar para cativar e fidelizar o público, e uma maneira de se destacar perante os concorrentes é elaborando estratégias que ajudem o seu negócio a ficar em evidência, como o marketing digital.
Ter ideias de produtos e serviços úteis para o público é uma maneira de obter lucros e a confiança das pessoas.
Até o momento da venda, os empreendedores precisam utilizar estratégias que contribuam para o crescimento do negócio, e nesse contexto uma questão se mostra crucial: vencer a concorrência.
Com um número de empresas bem variado atuando no mercado, as estratégias competitivas são uma ótima maneira de conseguir atrair clientes.
O marketing digital é uma das principais ferramentas que ajudam a fortalecer a empresa ou marca no ambiente online.
Com o crescimento do acesso à internet, como a inclusão dos smartphones, as pessoas passaram a ficar mais tempo conectadas às redes sociais e nos buscadores de pesquisa em busca de informações.
Deste modo, os empreendedores podem utilizar as redes sociais, blogs e sites para divulgar seus produtos e serviços, interagir com o público para conhecer melhor suas necessidades e assim atingir diversas pessoas.
Por meio dessas ações é possível a rotina de trabalho e agregar ainda mais valor à marca por meio de suas causas e contato com a audiência.
Isso pode ser feito de forma orgânica ou patrocinada, mas ainda assim tendem a ter custos mais acessíveis e flexíveis por meio das redes ou investimento de parte do capital em estratégias de anúncios pagos.
A presença no digital é um jeito de aumentar o engajamento, se aproximar e ter uma boa relação com os clientes.
Com isso, pode-se afirmar que as redes sociais são excelentes ferramentas para este processo de desenvolvimento e precisam de uma atenção especial. Sendo assim, oferecer informações e dicas interessantes são formas de ganhar destaque.
O cliente é quem determina o sucesso ou fracasso do negócio. Considerando este fato, é essencial pensar na sua satisfação para que a pessoa tenha vontade de se tornar um consumidor fiel.
O primeiro passo é conhecer o público e para isso é necessário uma pesquisa de mercado para obter informações que ajudem a criar a persona, ou seja, a representação do cliente ideal.
Algumas perguntas que podem ajudar a entender o perfil e hábitos de consumo são:
Qual a idade?
Qual o gênero?
Como é o comportamento e a frequência nas redes sociais?
Qual o grau de instrução e renda?
Entender o público é essencial para criar produtos e campanhas melhor direcionadas, além de possibilitar inovações mais acertadas para o crescimento do negócio.
Oferecer um atendimento de qualidade é algo muito importante para que o consumidor se sinta bem, seja em uma repartição de parcelamento de multas campinas ou em uma loja de roupas. Um tratamento personalizado cria a sensação de importância e valorização, fidelizando o público.
Deste modo, investir em treinamento para a equipe de vendas é essencial para conseguir resultados positivos.
Criar uma experiência diferenciada para o cliente é o segredo para boas vendas e despertar a vontade no indivíduo em consumir produtos ou serviços do negócio, além de reafirmar a identidade esperada para o negócio.
Os empreendedores que possuem um espaço físico precisam se preocupar com a segurança e limpeza do local.
Saber quem são os concorrentes diretos da sua empresa e como eles atuam é muito importante para não realizar as mesmas ações e identificar os diferenciais que podem ser destacados ao público, além de entender as preferências dessa audiência.
Obter dados, por exemplo, pode ajudar muito a pensar em estratégias diferentes e ganhar destaque no mercado.
Decidir as prioridades do negócio é essencial para controlar as despesas e evitar dívidas.
Os empreendedores iniciantes, por exemplo, podem buscar ajuda de profissionais de consultoria para abrir empresa para administrar as documentações burocráticas, planejamento tributário, controle do fluxo de caixa e outros detalhes relevantes no setor financeiro e que demandam um olhar mais especializado, permitindo a saúde financeira desde os primeiros passos do negócio.
Este investimento permite cuidar das receitas assertivamente, além de melhorar a produtividade do gestor, visto que poderá focar suas ações nas atividades que dependem dele para o devido funcionamento.
A falta de planejamento é um dos motivos da falência de muitas empresas, além de impedir um crescimento promissor.
Antes de iniciar a parte prática é muito importante definir as metas e objetivos para curto, médio e longo prazo, além de verificar os investimentos e custos previstos para os primeiros anos.
Nesse sentido, é fundamental contar com um planejamento claro sobre as etapas do negócio e quais etapas deverá passar para alcançar determinado posto, por exemplo, auxiliando no trabalho diário e possibilitando que o destaque da empresa no mercado aconteça.
Independentemente do porte e tipo de negócio, é necessário profissionalizar o gerenciamento e investir em gestão empresarial curso profissionalizante, principalmente se o seu objetivo é o crescimento, visto que é um aspecto crucial para a administração dos fluxos e colaboradores.
Ter um gerenciamento eficiente, feito por um profissional que foca nos resultados e trabalha para evitar problemas é o modo de alcançar o sucesso, motivando os funcionários em prol dos objetivos empresariais.
Preços que chamam a atenção e diversidades na forma de pagar são formas de conquistar o público-alvo e garantir a conversão da audiência nas lojas onlines.
As facilidades propostas por esses ambientes são um dos principais destaques da loja online, e o momento de check-out não seria diferente.
O preço tem importância, mas nem sempre é um fator decisivo no momento de adquirir um produto ou serviço, e é nesse momento que o valor agregado e a identificação pela marca se mostram determinantes para a conclusão de compra.
Além disso, é preciso pensar nos diferenciais que podem ser proporcionados neste momento.
Pagamentos via boleto bancário tem a vantagem para o empreendedor, pois ele pode oferecer a opção à vista e a prazo, algo que melhora o faturamento e gera mais vendas, além de possibilitar descontos.
Já o cartão de crédito proporciona comodidade para parcelar compras e serviços de alto valor. Assim, é fundamental trazer essas opções para o cliente se sentir ainda mais ouvido e não abandonar a compra.
Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Sebrae, em 2020 foram abertas 85% microempresas e 15% pequenas empresas.
As áreas que tiveram crescimento com estes novos negócios são:
Restaurantes e similares;
Escritórios de apoio a parte administrativa;
Varejistas de artigos de acessórios e vestuário;
Construção de edifícios.
Estes foram os negócios em que os empreendedores mais se dedicaram.
Contudo com a pandemia da Covid-19, muitos setores sofreram um forte impacto, com perdas de capital, demissão de funcionários e outros fatores que geraram preocupações aos empresários.
Em 2021, o universo dos negócios ficou diferente, com novos investimentos que representam esta fase de “novo normal” e trouxeram luz para novas oportunidades, bem como recolocação de muitos no mercado, mas agora como empreendedores.
As pessoas estão ainda em uma pandemia, mesmo com a vacinação e medidas de segurança, mas passaram a ter novas esperanças e vislumbrar as oportunidades.
Afinal, como em toda crise, sempre há desafios e novas chances, e algumas áreas têm ficado em alta para investimentos. São elas:
Desenvolvimento de games e aplicativos de celular;
E-commerce de informática;
Infoprodutos (cursos e videoaulas online);
Delivery de comida;
Serviços de locação de carros;
Negócios imobiliários;
Venda de cosméticos artesanais e naturais;
Clube de assinaturas;
Serviços de TI (Tecnologia da Informação);
Produtos veganos.
Nas áreas de serviço, por exemplo, as grandes empresas demandam investimentos em sistemas de empresas de refrigeração e climatização rj, que são essenciais para o funcionamento das máquinas na linha de produção.
Nesse contexto, especializações para lidar com maquinários e manutenção de ferramentas diversas também se desenhou como uma oportunidade de carreira, possibilitando a atuação pontual nas linhas de produção de diferentes fábricas.
Usar equipamentos que ajudam a reduzir o índice de resíduos e destiná-los adequadamente para a reciclagem também é muito importante para ajudar o planeta e manter o seu negócio organizado.
Sendo essa uma preocupação latente, aqueles que já se identificam com áreas de cuidados ambientes podem utilizar os novos canais para alcançar oportunidades na assessoria ou prestação de serviços para regulamentar outros negócios, o que traz uma oportunidade no ramo de B2B.
Deste modo, torna-se perceptível que as novas rotinas já estão se desenhando e para se destacar nesses momentos de crise é fundamental estar atento aos acontecimentos do mundo, às oportunidades que surgem e se posicionar nas redes.
Com relação ao último tópico, é preciso considerar que este é um dos principais canais de comunicação com a audiência e possibilita campanhas mais acessíveis financeiramente e um direcionamento mais claro do público que se deseja comunicar.
No momento de crise, muitos empreendedores ficam preocupados em como manter o seu negócio bem e sobreviver ao período difícil, demandando aperfeiçoamentos para manter o fluxo financeiro.
Por isso, é preciso reforçar que para além da adaptação, mesmo na crise é possível obter crescimento, desde que haja organização e implementação de dicas práticas como:
Implementar e aperfeiçoar as vendas na internet;
Capacitar a equipe de vendas;
Investir em produtos e serviços diferenciados;
Melhorar a identidade visual e se posicionar em novos canais;
Utilizar o marketing digital para se comunicar com o público;
Apostar no endomarketing;
Conhecer o seu diferencial.
Portanto, seguindo estas dicas, investindo tempo e capital somados a um planejamento eficiente, os empreendedores podem conquistar excelentes resultados, crescendo em período de crise visto que conhecerão suas forças.