ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

3 Áreas do Direito que estão em alta

25/10/2021 - Sorocaba - SP

Quando falamos em Direito aqui no Brasil, estamos falando na verdade sobre uma das profissões mais superestimadas oferecida pela maioria das universidades.

A oferta de curso e vagas de trabalho não são condizentes. Enquanto existem muitos cursos ativos, as possibilidades de empregos são cada vez mais escassas. Mas para algumas áreas, esse efeito reverso pode ser um pouco menor, e até pode existir um certo equilíbrio. Isso, claro, deve-se ao momento em que o nosso país vive em sua política e estrutura interna.

Vamos começar com a nossa primeira dica de área em ascensão:

Direito Civil – Área da família

Pode parecer algo estranho, mas é a pura realidade: família ainda é um bom negócio para quem cursa Direito. Isso deve-se ao fato de que hoje muito se precisa de um profissional nessa área. Mesmo que muitas lides sejam resolvidas de maneira extrajudicial, como mediação e conciliação, ainda há uma grande procura por estes profissionais.

Enquanto o mundo sofre mudanças culturais, os relacionamentos também estão sofrendo com isso. Cada vez menos um casamento dura mais que cinco anos, e hoje em dia o divórcio em cartório é muito requisitado. O que piora (ou melhora, para os profissionais da área) é que para estar em união estável, você não precisa fazer nenhum registro, bastando comprovar residência e relação conjunta por mais e 12 meses.

Com isto também veio a facilidade para diversos processos, um bom exemplo é que você pode consultar um processo do tribunal de Pernambuco, tudo isso de maneira remota pela internet. Portanto as possibilidades de trabalho acabam se expandindo não mais para apenas a sua região residencial.

Direito trabalhista

Nós temos uma legislação trabalhista em constante atualização, e o que antes era favorável aos trabalhadores, hoje está se tornando mais favorável às empresas. Sem querer entrar em discussões políticas, que não é o tema de hoje, podemos notar uma crescente demanda de advogados trabalhistas para evitar lides, ou até para ajudarem os setores de compliance das grandes empresas, a fim de evitar problemas judiciais trabalhistas.

Fora isso, com a constante dificuldade em trabalhadores se defender judicialmente, o advogado trabalhista se faz mais que necessário. Diria que um especialista nessa área possui uma possibilidade de cobrar mais que o normal de outras áreas, pois a dificuldade dos processos vem aumentando constantemente.

Hoje você pode consultar processo trabalhista PE por meio da internet também. Essa facilidade se estende para todas as áreas do Direito hoje em dia, e o que era extremamente dificultoso e demorado, agora é muito mais rápido e prático.

A pandemia também trouxe diversas mudanças positivas, como a possibilidade de audiência virtual, o que acaba ajudando a aumentar a celeridade processual.

Concurso Público

Ainda é uma ótima opção para qualquer estudante de Direito. Mesmo que as atuais políticas estejam desfavorecendo servidores públicos, cargos como Defensor, Promotor, Juiz e até Delegado continuam com uma expectativa salarial razoavelmente boa comparada a maioria dos profissionais liberais.

Salários que partem dos 15 mil reais mensais, fora benefícios, podem ser muito atrativos. Soma-se isso ao fato de que os concursos são constantes e sempre haverá esta demanda, é uma boa opção para se dedicar.

O problema é que para conseguir uma aprovação pode levar um bom tempo, e depende da sua possibilidade de estudo e dedicação em geral. Há quem consiga passar num concurso em um ano, e há que leva vários outros.

Mas se for um objetivo seu, temos certeza que pode valer muito a pena.

Conclusão

Vimos hoje três áreas do Direito em constante ascensão no Brasil. Agora você pode escolher a que melhor lhe representa, e se dedicar a ela.

Com toda certeza não existe caminho fácil para o sucesso, mas com muita perseverança, tudo se torna possível.

 

 

Compartilhe no Whatsapp