ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Cuidados essenciais para não prejudicar as finanças de sua empresa

25/10/2021 - Sorocaba - SP

Sempre que começamos um projeto novo em nossas vidas, devemos nos organizar a fim de levantar fundos e gerenciar o capital para que o projeto se concretize sem prejudicar outro da sua vida.

Numa empresa, essa ideia é aplicada à risca, pois qualquer erro pode significar o início do fim, ou em outras palavras: falência. Então para evitarmos essa terrível consequencia de não organizarmos as finanças, trazemos algumas dicas realmente essenciais para sua empresa. Vamos logo para a primeira:

Dividir para conquistar

Para quem leu o livro A Arte da Guerra de Sun Tzu, essa dica não é muito estranha. A verdade é que se você tentar concentrar o capital em apenas uma área/setor, vai acabar prejudicando sua empresa.

Vamos supor que você tenha uma oficina e que venda também peças automotivas. Se um mecânico fizer  besteira no carro de um cliente, quebrando uma peça aleatória, você terá que consertar isso de graça para o seu cliente, não é mesmo? Isso inclui tempo, mão de obra e a peça. Vamos supor que sua empresa concentre o capital em apenas um setor, isso significa que RH, vendas, gerência, e qualquer outro departamento sofrerá um déficit por causa do setor de mecânica.

Isso pode parecer normal para você, mas saiba que um erro em grande escala poderia prejudicar e muito toda a empresa. Quando você tem setores independentes, isto é, com seu próprio caixa e administração, você consegue controlar os gastos e lucros de uma maneira muito mais profissional.

Se em nosso exemplo acontecer em uma grande empresa, como concessionária automotiva, provavelmente o gestor do setor e mecânica irá conduzir a situação para que o problema não prejudique o orçamento dele.

Esse tipo de erro é comum em pequenos negócios, e acredite: é a linha tênue que diferencia àqueles que vão expandir para àqueles que ou continuam na mesma, ou acabam indo à falência.

Pesquisa constante de mercado

Essa dica é muito parecida com espionagem. Na verdade, trata-se de você estar sempre atento ao que acontece no mercado em sua volta. Nunca se sabe quando um concorrente pode encontrar um fornecedor mais barato, ou então uma técnica de produção/serviço mais em conta.

Há também que se falar da possibilidade de você encontrar equipamentos mais baratos, que fazem com que sobre um capital a mais no caixa da sua empresa.

Pense na necessidade de trocar um computador que está defasado em sua empresa. Você sempre comprou de um lugar que é de sua confiança, mas aí descobre que há uma grande promoção em uma loja, ou simplesmente a possibilidade de aquisição seja mais atrativa, como por exemplo pagar por boleto das casas bahia. Isso irá ajudar você a ter um caixa na sua empresa e estar preparado para momentos de crise.

Compliance

Compliance é algo que pode ajudar não só a prevenir problemas fiscais, mas também a incentivar o mercado e mostrar sua empresa como sendo um empreendimento transparente e lícito.

Isso significa que o setor de compliance deve existir e fazer parte de qualquer empreendimento. Seja pequeno ou grande. Pense que é como você ter um “investigador particular” dentro do seu negócio, que fiscaliza e monitora, em busca de brechas que poderiam prejudicar você e o negócio.

Isso pode evitar desde gastos com processos judiciais trabalhistas a até problemas com o temido “leão” da receita federal. O compliance pode ajudar em todas as suas relações contratuais estabelecidas.

 

Possibilidade de pagamento variada

Caso você fosse um cliente de um estabelecimento, e na hora de pagar o seu cartão fosse recusado por algum erro ou problema, e não houvesse outra forma de pagar aquela conta, como você se sentiria? Pois é. Isso é um grande problema nas empresas, principalmente as pequenas.

Mesmo com a possibilidade de PIX, são poucas as empresas que oferecem essas facilidades. Eu mesmo já me encontrei em uma situação em que a máquina de cartão do restaurante parou de funcionar, e me ofereceram a forma de pagamento via PIX. Isso foi muito interessante, pois não me senti impotente. Como cliente, valorizo este tipo de estabelecimento. Você deveria pensar nisso também: “como seus clientes se sentem quanto às formas de pagamento da sua empresa?”

Veja por exemplo, a empresa e energia elétrica de RJ. A Light possui facilidades até mesmo para o cliente inadimplente conseguir pagar o boleto. Basta solicitar light segunda via por meio do app deles. Isso faz com que reduza inclusive a inadimplência dos clientes.

Pense que se um cliente está te devendo mil reais, e não consegue esse dinheiro para te pagar, pode ser que ele seja até tímido e não tenha coragem de ir até sua empresa negociar. Ter um app ou um site que possa resolver isso remotamente é uma excelente ideia.

Conclusão

Cuidar de uma empresa não é fácil, ainda mais de um setor financeiro. Por isso é bom que você fique atento as dicas que te mostramos aqui e implemente mudanças que possam contribuir para o seu negócio.

No mundo dos negócios não existe receita para o sucesso, mas com toda certeza, há formas de evitar a falência, e por isso pessoas como eu e toda equipe por trás de nossa coluna, trabalha para trazer dicas essenciais para que você não se prejudique.

Compartilhe no Whatsapp