ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas para trabalhar como desenhista profissional

25/10/2021 - Sorocaba - SP

O desenho é uma atividade muito normal entre os jovens, principalmente aos que gostam de assistir desenhos animados. Essa atividade é muito utilizada para incentivar a criatividade das pessoas desde cedo, como por exemplo em aulas de artes no colégio.

Algumas pessoas acabam demonstrando uma ótima aptidão aos traços, e isso faz com que surja algumas possibilidades profissionais muito legais, uma delas é a de ser um desenhista profissional.

Mas o que é necessário para se tornar um bom desenhista? Bem, essa é uma pergunta complexa e já adiantamos que não existe nenhuma receita para atingir o sucesso. Diferentemente de fazer um bolo, onde temos um passo a passo que se seguir não haverá falhas, quando falamos de profissão, é um pouco mais complexo que isso.

Mas não se assuste, pois elaboramos algumas dicas para ajudar a você se tornar um profissional desenhista de sucesso.

Dica 1 – Treinamento diário e portfólio digital

O treinamento diário deve fazer parte da sua rotina. Desenhar será sua profissão, então você tem que praticar em tempo integral, como se já fosse um trabalho.

Uma boa solução é treinar desenhos por partes. Se você gosta de desenhar mangás, pode praticar a como desenhar rosto de anime, e depois de finalizar o treinamento, pode começar a treinar como desenhar mão de anime.

Obviamente que depois você deverá treinar outras partes, mas é interessante que a cada processo que você faça, divulgue os desenhos em suas redes sociais. Dessa forma você começa a criar engajamento e terá rapidamente uma espécie de portfólio digital semiprofissional.

Quanto ao portfólio, depois que você já estiver apto a conquistar trabalhos, é interessante que monte um site mais profissional para divulgar sua arte. Dessa forma, passará mais profissionalismo aos seus futuros clientes, que tendem a fechar bons contratos.

Dica 2 – Cursos específicos

Uma pergunta que as pessoas geralmente me fazem é: já sei fazer meu trabalho bem feito, tenho meu portfólio e/ou site profissional, mas como faço para ter um diferencial na hora de ser contratado?

Bom, acontece que muitas profissões de hoje em dia no meio digital acabam por não necessitar comprovação técnica. Você pode trabalhar com marketing sem ser formado em marketing, isso não é um problema. Mas nem tudo são flores, pois o mercado ainda se comporta da maneira de antigamente, onde o currículo faz toda a diferença.

Ter cursos na sua área e mostrá-los aos clientes é um diferencial gigante. Para desenhistas, não importa se é um curso de como melhorar a caligrafia, ou de como desenhar no estilo HQ da Marvel. O importante é você ter e mostrar. Tudo que fizer relacionado ao mercado de desenhos, faça e mostre ao público. Tenha orgulho de suas conquistas e abuse delas.

Tenha sempre em mente que pelo simples fato de você ter diplomas de cursos já te faz um profissional diferenciado no mercado, onde a maioria não se preocupa com isso.

Dica 3 – Marketing Digital

Nossa última dica é super importante para qualquer negócio que se sustente no mundo virtual. O marketing não só te trará visibilidade e prestígio, mas também leads qualificados. Isso significa que direcionar as suas propagandas para o público que procura um desenhista é o que fará com que você tenha sucesso na profissão.

Pense bem: não adianta fazer propagandas em facebook, instagram ou google, se você não sabe programar para que esse dinheiro investido traga tráfego ao seu portfólio de pessoas que realmente necessitam contratar um desenhista.

Também precisamos falar de posicionamento orgânico, colocar seu nome e site nas primeiras posições da pesquisa do google é muito importante. E por fim, o conteúdo digital em suas redes também são muito importantes. Nunca deixe de investir em tudo isso, pois nunca será apenas “gastar dinheiro”, mas sim investir dinheiro.

Conclusão

Vimos três dicas importantes de como fazer para você ter sucesso na carreira de desenhista. Mesmo que você siga todas elas, ainda terá outros fatores que serão decisivos para que tenha sucesso, como por exemplo sua postura diante dos clientes, capacidade e negociação, e outros.

Mas não fique nervoso, pois mesmo que você não tenha experiência com negócios, poderá encontrar sempre caminhos que podem te auxiliar. Uma boa ideia pode ser fazer uma conta na workana, e oferecer seu serviço por lá. A plataforma cuida das negociações e você se preocupa apenas com o trabalho.

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp