ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Dicas para economizar no mercado

20/10/2021 - Sorocaba - SP

Em tempos de crise financeira de caráter global, economizar no mercado ao fazer compras é uma tarefa árdua, que exige um planejamento adequado e escolha de produtos com preços acessíveis, se mostrando cada vez mais crucial para manter um bom consumo.

Para isso há maneiras de sair com o carrinho de compras cheio, ou ao menos com produtos de maior necessidade e que podem ser consumidos em tempo hábil até a próxima visita ao supermercado. 

A internet está repleta de dicas de economia, que podem servir para uma pessoa ou mesmo uma família, mas não se encaixam na realidade do próximo. 

Por isso, também é preciso avaliar as condições e necessidades específicas, levando em consideração as sugestões apresentadas por diversos profissionais.

Portanto, a seguir serão apresentadas dicas que podem ser muito úteis antes da próxima compra e que ajudarão em todo esse processo.

Vale lembrar, antes de tudo, que é preciso estar sempre atento aos noticiários, para verificar como anda a economia como um todo, pois sempre vai afetar o dia a dia da população e as compras.

  1. Tenha sempre uma lista de compras em mãos

Uma ligação rápida entre o trajeto do serviço para a residência, com uma parada esporádica no supermercado para comprar produtos de necessidade básica pode ser um erro fatal para a economia doméstica.

Os preços dos produtos alimentícios são variáveis por diversos fatores, entre os quais:

Uma fábrica de embalagens palhoça SC pode ser a fornecedora de uma empresa em outra localidade, e o preço do combustível no mercado externo está em alta. Essa globalização afeta o preço dos produtos de diversas maneiras. 

A procura por um produto específico também pode afetar o preço dos produtos. Basta pensar em um final de semana prolongado e a possibilidade de muitas pessoas comprarem refrigerantes e bebidas alcoólicas. 

A produção de insumos sempre é variável, dependendo do clima, das condições do solo e mesmo do abastecimento elétrico e hidráulico. Essa inconstância em determinados setores afeta o preço de produtos básicos, como trigo, milho e soja. 

A sazonalidade é outra inimiga quando se trata de compras pontuais. As férias escolares e as festas de fim e início de ano são períodos em que determinados produtos têm o preço elevado por diferentes motivos, como a época dos mantimentos ou mesmo para garantir lucros para as empresas. 

Sendo assim, é preciso evitar ao máximo as idas esporádicas ao supermercado, e manter uma lista após verificar os armários e despensas, anotando tudo que precisa ser adquirido para evitar desperdícios.

  1. Planejamento alimentar ajuda a saúde e o bolso

Comer bem não significa comer em excesso. É preciso ter um equilíbrio para que o corpo não padeça com excesso de açúcar, causando a diabetes, ou no sal, grande vilão da hipertensão.

Dessa forma, desenvolver um planejamento alimentar pode ser muito saudável não só para o corpo, de uma maneira geral, mas também para o bolso. 

Isso se comprova quando o planejamento é realizado com propostas de refeições saudáveis para o café da manhã, o almoço e o jantar, tanto nos dias úteis quanto nos finais de semana e as diversificações alimentares, o que proporciona nutrientes mais ricos e opções de substituições mais simplificadas.

Caso a geladeira apresente algum defeito, é melhor chamar o serviço de assistencia tecnica camara fria para manter determinados produtos congelados. Com isso é possível congelar diferentes produtos alimentícios, como carnes bovinas, suínas, aves e peixes.

Até mesmo pratos prontos podem ser congelados e cozidos em panelas próprias, ou dentro do forno. 

Além de manter um equilíbrio alimentar e economia no bolso, o tempo de refeição também é priorizado, sem ter que se preocupar com o que tem que preparar diariamente.

  1. Preze pela qualidade dos produtos

As compras devem ser realizadas em um estabelecimento comercial que siga as normas de higienização exigido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Um açougue que conta com piso para frigorífico próprio para esse tipo de instalação, por exemplo, é confiável.

Seguindo o exemplo do açougue, que pode ser uma loja individual ou instalada dentro de um supermercado, deve-se expor os produtos em geladeiras com a temperatura adequada. 

Outros cuidados devem ser observados, como a própria limpeza geral e as vestimentas dos funcionários.

Tudo isso deve ser levado em consideração quando se trata da compra de produtos, e ser um fator que está relacionado com a economia na hora das compras. 

Isso porque um produto fora da validade, ou com armazenamento inadequado, pode causar uma intoxicação alimentar, o que impede as pessoas de trabalharem, ainda elevando o gasto com hospital e medicação.

  1. Utilize aplicativos para não perder promoções

Sempre que possível é preciso lembrar que a tecnologia funciona a favor da sociedade.

Pensando dessa forma, muitos estabelecimentos comerciais, como mercados, supermercados, padarias e outros fornecedores de produtos alimentícios, oferecem um aplicativo aos clientes.

Como o celular é um aparelho que está acessível a grande parte da população, vale a pena recorrer a esses aplicativos para verificar as promoções que são disponibilizadas diariamente, ou ao menos no dia em que se vai fazer a compra. 

Uma parceria entre uma câmara frigorífica fabricante em SP e um supermercado pode ser o ponto de partida para promover o festival de frios e embutidos, por exemplo, ou então disponibilizar uma oferta de carnes para o churrasco no final de semana.

Para as pessoas que não possuem afinidade com a tecnologia, vale a pena recorrer aos folhetos de divulgação. 

Muitos empreendimentos comerciais ainda recorrem a essa ferramenta de marketing, pela facilidade de visualização e também pela distribuição tradicional.

  1. Verifique se o supermercado oferece marca própria

Uma forma de economizar dentro do supermercado, principalmente aquele que faz parte de uma rede espalhada por todo o território nacional, é verificar se a empresa tem uma marca própria entre os produtos disponíveis.

Entre os corredores espaçosos aprovados pela presença do AVCB Minas Gerais logo na entrada do estabelecimento comercial, as prateleiras guardam diversos produtos, muitos de marcas conhecidas e que fazem parte do dia a dia das pessoas.

As pessoas mais atenciosas percebem quando há uma diferença de preço entre produtos, principalmente quando as embalagens possuem características similares. 

Isso significa que a rede de supermercados possui uma marca própria, e reduz a margem de lucro para vender mais.

  1. Faça as compras de estômago cheio

A fome é uma grande vilã quando se trata de entrar em um supermercado para fazer as compras de casa. Tudo parece mais gostoso, mesmo que esteja in natura e precise ser preparado no forno ou fogão.

Muitas embalagens de produtos alimentícios contam com imagens de pratos elaborados, prontos para consumo, mas que são apenas um apelo visual para ser adquirido.

Logo, antes de entrar no supermercado, faça uma refeição em casa, ou passe em um estabelecimento para comer um lanche feito na chapa quente eletrica preço de modo a evitar comprar itens no mercado por estímulo e estômago roncando. 

  1. Deixe as crianças em casa ou na escola

As pessoas responsáveis pelas compras devem saber o quanto um supermercado pode se tornar irresistível para uma criança, tamanho o volume de guloseimas que podem ser adquiridas em corredores repletos de doces, salgados, refrigerantes e sucos industrializados.

As empresas de fabricação de equipamentos industriais e comerciais desenvolvem peças que podem ser empregadas nos estabelecimentos comerciais para que tenham fácil acesso, até mesmo para as crianças.

Dessa forma, é importante fazer a compra sozinha, sem a presença das crianças, para que elas não sejam seduzidas por produtos que estão disponíveis de forma facilitada. 

Isso inclui uma variedade enorme de produtos que apelam para as embalagens com visual amigável, em alguns utilizando até mesmo personagens do universo infantil.

  1. Mantenha um estoque de produtos não-perecíveis

A localização de um escritório de despachante em palhoça pode ser ao lado de um supermercado. 

Entretanto, não deve ser necessário fazer compras recorrentes de produtos que podem ser estocados.

Na maioria das vezes, os produtos não-perecíveis podem ser comprados em grande quantidade, entre os quais:

Tendo disponibilidade de espaço na residência, vale a pena manter esses produtos estocados, ou mesmo criar um cronograma para as devidas reposições.

Afinal, como podem ser comprados de tempos em tempos, sem que o prazo de validade expire, podem ser mantidos e comprados apenas quando necessário, apresentando longa durabilidade.

Conclusão

As dicas podem ser seguidas de forma aleatória, conforme a necessidade de consumo de forma individual ou coletiva. 

Evitar gastos supérfluos em tempos de crise é uma maneira de economizar para se alimentar melhor e manter a saúde em dia. 

Além disso, é preciso destacar que os corredores de mercados e supermercados são preparados para vender os produtos ao consumidor a todo custo. 

Tudo é apresentado para que seja incentivado à aquisição, mesmo que não seja necessário naquele momento.

Uma técnica de marketing muito utilizada é manter os produtos que precisam ter maior saída à altura média dos olhos. Isso evita desgaste na hora da escolha, mas pode ser uma armadilha para o bolso.

Por fim, com as facilidades implementadas pela tecnologia, vale a pena fazer uma pesquisa rápida antes de sair de casa para verificar os preços dos produtos listados, ao menos, para não pagar mais caro por um produto.

Compartilhe no Whatsapp