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Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Relacionamento médico: o que é e por que fazer?

15/10/2021 - Sorocaba - SP

A relação médico-paciente é extremamente importante, você não acha?

Mas há um outro viés da área de marketing médico que é tão poderosa e importante quanto a citada acima, que é o relacionamento médico com os solicitantes.

Você sabe como funciona isso ou mesmo o que seja? Não?

O artigo de hoje vai elucidar tudo sobre essa questão para você, vamos lá?



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Título da imagem (SEO): Relacionamento médico

Bom relacionamento com os médicos solicitantes - entendendo o conceito e porque pode ser um diferencial 

Bons relacionamentos podem sim ser uma enorme alavanca para o seu hospital ou instituição da área da saúde, rumo ao crescimento da empresa.

Para que você compreenda melhor:não basta apenas proporcionar uma boa experiência ao seu paciente durante a consulta, mas sim em todo o processo - entenda:

Isso gera o que chamamos de pacientes indiretos, veremos abaixo como isso se dá.

Pacientes diretos e indiretos - entendendo o conceito

Quando falamos em hospitais ou clínicas de grande porte,  elas englobam basicamente dois tipos distintos de clientes: o direto e o indireto.

Desta forma, o seu hospital ou clínica cultivar um bom relacionamento com o médico que está solicitando o exame ou procedimento pode lhe render marketing positivo e mais clientes.

Lembre-se que antes mesmo do paciente ligar para agendar qualquer exame no seu estabelecimento, ele passou por uma consulta médica e recebeu  a solicitação do exame de um médico.

Se sua clínica estiver no rol de relacionamentos deste profissional médico, maiores as chances de que a indicação do doutor leve o paciente até você, mantendo o fluxo de pacientes para o seu estabelecimento.

 

Dicas de ouro para consolidar um bom relacionamento médico

Ficou fácil de entender a importância de manter um bom relacionamento com o médico solicitante, não é mesmo?

Então agora confira algumas dicas bem práticas que podem contribuir para consolidar ainda mais essa relação.

Qualidade do serviço é um fator determinante

Um bom relacionamento entre sua instituição e médico solicitante deve ser sempre construído e mantido, mas lembre-se que se o serviço oferecido não for de qualidade, ou  o profissional médico não ficar satisfeito com a qualidade dos exames ou dos laudos, ele muito provavelmente deixará de indicar seus serviços.


Portanto, invista em promover agilidade na entrega de laudos, evitando esperas muito prolongadas pelos resultados, já que o laudo médico do exame é a base que irá definir o diagnóstico e o possível tratamento do paciente.


Coloque seu hospital num patamar de excelência com estratégias  simples  que contribuem eficazmente para a qualidade do serviço:

Usar ferramentas que facilitem e agilizem os processos

Uso de softwares e serviços online que facilitem a comunicação entre sua instituição, os pacientes e os médicos solicitantes pode melhorar o relacionamento e ser uma ponte que leve o paciente da solicitação do exame até a sua clínica.

Facilitar a assistência à saúde e torná-la mais qualificada auxilia no trabalho e na comunicação, já que possibilita que os resultados dos exames sejam obtidos e visualizados de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Se sua instituição de saúde ainda não tem, vale a pena investir num portal online com foco no paciente, onde ele e o solicitante tenham acesso aos exames e laudos, pois isso economiza tempo e facilita a vida de todos os envolvidos.

Ter bons canais de comunicação

Os canais de comunicação de seus hospitais devem estar sempre abertos para o médico solicitante, de forma a garantir que todas  as partes (incluindo os os próprios pacientes) estejam cientes do que está acontecendo, evitando incongruências e desentendimentos.

Sua clínica deve sempre informar o médico solicitante quando houver alterações nos atendimentos, como:

Busque sempre avisar os médicos solicitantes de toda e qualquer mudança ocorrida no seu estabelecimento, pois dessa forma, eles terão informações precisas para fazer o encaminhamento dos pacientes.

Feedbacks são necessários - e são uma via de mão dupla

Seu hospital ou clínica deve estar preparada para dar feedbacks - e recebê-los também.

Os feedbacks dos pacientes são importantes para avaliar o andamento das atividades  no seu estabelecimento e utilizar os mesmos para promover possíveis mudanças.

Procure receber feedbacks também dos médicos solicitantes, já que eles são os seus clientes indiretos.

Essas informações auxiliam a manter a qualidade do serviço prestado.

Crie uma padronização de condutas

A padronização de condutas por parte da sua clínica  é uma ferramenta útil para manter um bom relacionamento com os médicos solicitantes.

Insista para que todos os radiologistas da sua equipe utilizem os mesmos documentos para a emissão dos laudos além de escrever com os mesmos termos, garantindo um padrão na linguagem e na estética, o que evita desentendimentos ou interpretações equivocadas.

Isso também auxilia na parte da segurança das informações passadas nos laudos.

Condutas pensadas e realizadas de forma padrão mostram organização e alinhamento no trabalho, garantindo maior qualidade.

Relacionamento médico - o paciente é o maior beneficiado

Na construção de uma boa relação entre seu estabelecimento e o solicitante, todos saem ganhando, principalmente o paciente, pois se sua clínica ser capaz de oferecer conveniência, qualidade e praticidade para todos os envolvidos, sua clínica ou hospital será sempre indicado como referência no âmbito da saúde. 

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