Autor: Lucas Pelisari
A relação médico-paciente é extremamente importante, você não acha?
Mas há um outro viés da área de marketing médico que é tão poderosa e importante quanto a citada acima, que é o relacionamento médico com os solicitantes.
Você sabe como funciona isso ou mesmo o que seja? Não?
O artigo de hoje vai elucidar tudo sobre essa questão para você, vamos lá?
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Título da imagem (SEO): Relacionamento médico
Bons relacionamentos podem sim ser uma enorme alavanca para o seu hospital ou instituição da área da saúde, rumo ao crescimento da empresa.
Para que você compreenda melhor:não basta apenas proporcionar uma boa experiência ao seu paciente durante a consulta, mas sim em todo o processo - entenda:
Na realização dos exames, desde o momento do agendamento, até a entrega do laudo, ao paciente, seu hospital precisa focar os esforços em cultivar um relacionamento positivo com o médico solicitante.
Foque em mostrar a qualidade do diagnóstico, pois sua instituição é capaz de interferir positivamente no cotidiano de ação do médico solicitante, ajudando-o a melhorar cada vez mais o serviço prestado ao paciente.
É muito valioso que seu hospital mantenha uma comunicação contínua, proativa e amigável entre todas as pessoas que interagem com você e sua instituição.
As interações ocorridas nas clínicas também ocorrem pela via dos médicos solicitantes que podem, recomendar os serviços do seu hospital ou clínica para outros pacientes.
Isso gera o que chamamos de pacientes indiretos, veremos abaixo como isso se dá.
Quando falamos em hospitais ou clínicas de grande porte, elas englobam basicamente dois tipos distintos de clientes: o direto e o indireto.
Cliente direto: é o paciente do hospital. É o que faz a instituição de saúde existir em primeiro lugar e abrir as portas diariamente. Obviamente é essencial fornecer um atendimento de excelência a este público.
Cliente indireto: é aquele médico que faz a solicitação dos exames e que em certas situações poderá recomendar uma clínica de sua confiança por oferecer uma qualidade diagnóstica reconhecida nos laudos e exames.
Desta forma, o seu hospital ou clínica cultivar um bom relacionamento com o médico que está solicitando o exame ou procedimento pode lhe render marketing positivo e mais clientes.
Lembre-se que antes mesmo do paciente ligar para agendar qualquer exame no seu estabelecimento, ele passou por uma consulta médica e recebeu a solicitação do exame de um médico.
Se sua clínica estiver no rol de relacionamentos deste profissional médico, maiores as chances de que a indicação do doutor leve o paciente até você, mantendo o fluxo de pacientes para o seu estabelecimento.
Ficou fácil de entender a importância de manter um bom relacionamento com o médico solicitante, não é mesmo?
Então agora confira algumas dicas bem práticas que podem contribuir para consolidar ainda mais essa relação.
Um bom relacionamento entre sua instituição e médico solicitante deve ser sempre construído e mantido, mas lembre-se que se o serviço oferecido não for de qualidade, ou o profissional médico não ficar satisfeito com a qualidade dos exames ou dos laudos, ele muito provavelmente deixará de indicar seus serviços.
Portanto, invista em promover agilidade na entrega de laudos, evitando esperas muito prolongadas pelos resultados, já que o laudo médico do exame é a base que irá definir o diagnóstico e o possível tratamento do paciente.
Coloque seu hospital num patamar de excelência com estratégias simples que contribuem eficazmente para a qualidade do serviço:
utilização de equipamentos e materiais de qualidade;
profissional com capacitação específica para cada procedimento ou exame;
aperfeiçoamento constante dos profissionais que analisam os exames e emitem laudos;
manter uma equipe extremamente qualificada.
Uso de softwares e serviços online que facilitem a comunicação entre sua instituição, os pacientes e os médicos solicitantes pode melhorar o relacionamento e ser uma ponte que leve o paciente da solicitação do exame até a sua clínica.
Facilitar a assistência à saúde e torná-la mais qualificada auxilia no trabalho e na comunicação, já que possibilita que os resultados dos exames sejam obtidos e visualizados de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Se sua instituição de saúde ainda não tem, vale a pena investir num portal online com foco no paciente, onde ele e o solicitante tenham acesso aos exames e laudos, pois isso economiza tempo e facilita a vida de todos os envolvidos.
Os canais de comunicação de seus hospitais devem estar sempre abertos para o médico solicitante, de forma a garantir que todas as partes (incluindo os os próprios pacientes) estejam cientes do que está acontecendo, evitando incongruências e desentendimentos.
Sua clínica deve sempre informar o médico solicitante quando houver alterações nos atendimentos, como:
mudança nos horários e/ou dias de atendimento;
retirada ou inclusão de novas modalidades de exames no rol da clínica;
aviso de alterações nos portais de comunicação com o paciente.
Busque sempre avisar os médicos solicitantes de toda e qualquer mudança ocorrida no seu estabelecimento, pois dessa forma, eles terão informações precisas para fazer o encaminhamento dos pacientes.
Seu hospital ou clínica deve estar preparada para dar feedbacks - e recebê-los também.
Os feedbacks dos pacientes são importantes para avaliar o andamento das atividades no seu estabelecimento e utilizar os mesmos para promover possíveis mudanças.
Procure receber feedbacks também dos médicos solicitantes, já que eles são os seus clientes indiretos.
Essas informações auxiliam a manter a qualidade do serviço prestado.
A padronização de condutas por parte da sua clínica é uma ferramenta útil para manter um bom relacionamento com os médicos solicitantes.
Insista para que todos os radiologistas da sua equipe utilizem os mesmos documentos para a emissão dos laudos além de escrever com os mesmos termos, garantindo um padrão na linguagem e na estética, o que evita desentendimentos ou interpretações equivocadas.
Isso também auxilia na parte da segurança das informações passadas nos laudos.
Condutas pensadas e realizadas de forma padrão mostram organização e alinhamento no trabalho, garantindo maior qualidade.
Na construção de uma boa relação entre seu estabelecimento e o solicitante, todos saem ganhando, principalmente o paciente, pois se sua clínica ser capaz de oferecer conveniência, qualidade e praticidade para todos os envolvidos, sua clínica ou hospital será sempre indicado como referência no âmbito da saúde.