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Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

7 dicas de marketing digital para você aplicar hoje mesmo no seu negócio

7/10/2021 - Sorocaba - SP

Imagem: Freepik

Quer dar um up no seu negócio? Já ouviu falar em Marketing Digital e gostaria de saber como ele poderia ajudar a alavancar a sua empresa? Então, esse artigo é para você!

Crise econômica, pandemia, mercado de trabalho instável, enfim, esses são só alguns fatores que acabaram por fazer com que muitas empresas tivessem que fechar suas portas, só sobrevivendo as grandes ou as que conseguiram se reinventar.

E, claro, é impossível falar em se reinventar sem pensar em marketing digital.

E sua empresa, já tem presença digital?

Presença digital

Muito se fala sobre presença digital e sua importância para as empresas, o fato é que a medida em que a Internet e suas funcionalidades avançam, o comportamento dos consumidores muda e, com isso, o mercado precisa se adaptar.

Segundo Lucas Ferraz, especialista em SEO, o Brasil é o segundo país onde as pessoas passam mais tempo na internet, em média nove horas por dia, e isso mudou como as empresas se relacionam com seus clientes. 

Ou seja, toda empresa não só pode como deve, adotar o marketing digital para poder se relacionar com seus clientes eficazmente e assertiva possível, através das suas muitas ferramentas digitais.

Isso é essencial para qualquer categoria de empreendimento, seja uma empresa de armários planejados, uma vidraçaria, uma serralheria ou uma loja de roupas.

Enfim, hoje é o marketing digital o responsável por divulgar os produtos e serviços online, com muitas ferramentas para facilitar todo o processo, desde sites, redes sociais, aplicativos de mensagens, blogs, e-mail marketing, entre outras.

Mas, afinal, o que é marketing digital?

 

Marketing digital é como chamamos todo conjunto de estratégias adotadas por empresas no meio digital, ou seja, na internet. 

Uma empresa pode adotar apenas uma estratégia, ou várias delas, para alcançar seus objetivos.

Os objetivos dessas estratégias vão desde divulgar produtos, serviços, marcas, empresas, ideias, pessoas, até aproximar as marcas dos consumidores.

Então, já vimos a importância da presença digital atualmente, assim como, do marketing digital, agora veremos quais os seus benefícios para as empresas. 

Quais são os benefícios do marketing digital?

Hoje é possível afirmar que uma empresa sem presença digital não existe. A maioria das pessoas ao pesquisar sobre qualquer produto ou serviço, seja ele qual for, o faz através de motores de busca, como o Google. Porém, não basta ter presença, é preciso que ela seja bem trabalhada, e é aí que o marketing digital entra.

Portanto, tenha presença online e aproveite os muitos benefícios do marketing digital, tais como: 

1. Fortalecer sua presença online

Não basta ter presença digital, ela precisa ser consistente, e em diferentes canais, possibilitando ser encontrado pelo consumidor. Se não tiver presença digital, com certeza, outras empresas concorrentes vão ocupar o seu lugar.

2. Gerar engajamento

Não só ser encontrado e atrair clientes que a uma presença digital permite, mas também aumentar as oportunidades de vendas, oferecendo conteúdos relevantes, muito além de uma simples publicidade, com os clientes podendo responder e interagir. Em um cenário de tanta concorrência, com certeza, essa aproximação pode fazer toda a diferença.

3. Acompanhar a jornada de compra

Se antes os clientes, primeiramente, viam uma publicidade na TV ou no jornal, iam até uma loja física, decidiam comprar, ou não, e pagavam por lá mesmo, hoje, por sua vez, a coisa está bem diferente. O Marketing Digital permite acompanhar toda a jornada de compra, por cada canal que o cliente passar — site, Facebook, blog, loja virtual etc., ficando mais fácil ajudar o cliente a tirar dúvidas e até influenciar sua decisão de compra.

4. Captar e fidelizar clientes

A internet oferece diversas ferramentas e canais para manter contato mais direto com o cliente. Conteúdos nas redes sociais, por exemplo, podem nutrir o relacionamento com a empresa e despertar o interesse em uma nova compra. Outro exemplo: ofertas personalizadas por e-mail podem sugerir produtos complementares à última compra do cliente.

5. Competir com empresas maiores

Enquanto anunciar na TV, no jornal ou no rádio é inviável para a maioria das pequenas e médias empresas, o ambiente online, por sua vez, é bem mais democrático, não precisando, sequer, investir nada. Basta apostar em publicações consistentes em um blog ou redes sociais, por exemplo, e já é possível captar clientes. Sem dúvida, facilita muito para quem quer começar a vender ou revender coisas, mas não pode investir em grandes campanhas.

6. Mensurar resultados

Com o Marketing Digital, é possível rastrear todos os passos dos clientes, desde um clique em um link do e-mail marketing até a finalização de uma compra na loja virtual, possibilitando saber exatamente quantas pessoas acessaram a sua página, quantas delas compraram e qual foi o retorno dos investimentos em publicidade. Para isso, são oferecidas diversas métricas pelas redes sociais, pelas plataformas de anúncios (como o Facebook Ads e o Google Adwords) e pelos softwares de análise de dados (como o Google Analytics).

 

Entre muitos outros benefícios, como melhor custo-benefício que o marketing offline (TV, jornais, revistas, panfletos, outdoor...); poder personalizar as ofertas, segmentar o público, consolidar a marca, etc.

Como foi o caso do site Aprimoramente que aplicou varias estrategias de marketing para alavancar os acessos à sua pagina de Curso OAB online.

Dicas de marketing digital

Pronto, agora que já sabe a importância de implementar o marketing digital em sua empresa, confira as dicas para você colocar em prática rumo ao sucesso de seu negócio.

1. Defina uma persona

É fundamental que identifique a persona de sua empresa, que nada mais é que a representação do consumidor de seu negócio. Dessa forma, fica bem mais guiar todas as ações de seu marketing. Por isso, planeje suas ações baseadas em dados reais sobre seu público.

2. Aposte nas mídias sociais

Hoje é impossível falar em marketing digital e não pensar em redes sociais, que vem se mostrando a melhor forma de engajar e divulgar qualquer empresa. Claro, só é preciso saber em que rede social seu cliente está, o que é possível ao atender a dica acima e identificar o perfil de seus consumidores. Atualmente, as principais plataformas são Instagram, Facebook, TikTok, Twitter, e Linkedin, onde poderá interagir com seus clientes e, claro, executar algumas ações de marketing. Não subestime o poder de alcance das mídias sociais!

3. Utilize o WhatsApp

É essencial incluir o WhatsApp nas estratégias de marketing e, assim, se aproximar ainda mais do seu público-alvo, trazendo mais resultados para o seu negócio. Hoje, com  cerca de 2 bilhões de usuários pelo mundo todo, é possível utilizá-lo em sua estratégia de atendimento ao cliente com a finalidade de vender mais, responder dúvidas, realizar pesquisa de satisfação, campanhas e, até mesmo, pagamentos.

4. Tenha um site atualizado

Invista em um site, que será seu endereço online, que seja otimizado e com informações atualizadas, justamente, para ampliar seu alcance e proporcionar uma boa experiência para seu público no âmbito digital.

5. Faça um plano de marketing

Na hora de elaborar seu plano de marketing, defina verba (para investir em promoções, principalmente, em redes sociais), seus objetivos, sua análise da concorrência e tudo que julgar importante para o sucesso de sua estratégia. 

6. Produza conteúdo relevante

Não basta ter um site atualizado, é preciso investir em conteúdo, seja em um blog no site, ou em redes sociais, ou nos dois, e isso para otimizar o tráfego e guiar seu consumidor na jornada e compra. 

7. Explore o e-mail marketing

Engana-se quem pensa que email ficou ultrapassado.  Na verdade, o email marketing ainda é uma poderosa ferramenta para construir e desenvolver uma audiência engajada com seu negócio ou marca. Afinal, o email permite contato direto com clientes. Só é preciso usar com sabedoria, entregando valor para seu público, enviando newsletters com conteúdos relevantes, anúncios de promoções, novidades, de uma forma constante, mas sem exagero.

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