ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Locação de imóveis: como achar bons inquilinos

7/10/2021 - Sorocaba - SP

No Brasil, o sonho de todo investidor é comprar uma casa e dela retirar proventos, seja por meio da revenda dos imóveis, seja por meio dos aluguéis quando o proprietário escolhe disponibilizar a casa para locação.

No primeiro tipo de investimento, o trabalho é um pouco menor, já que, a pessoa interessada em comprar uma casa, simplesmente faz o pagamento e faz a parte burocrática quase toda.

Quando se trata de alugar um imóvel, no entanto, o locatário acaba tendo muito trabalho, já que ele deve conhecer bem as pessoas que irão morar em sua residência, já que esses inquilinos são os responsáveis pelo retorno do investimento que o proprietário fez ao comprar um imóvel para alugar.

 

Como achar bons inquilinos?

Na verdade, são os inquilinos que procuram o dono do imóvel, seja pessoalmente, seja por meio de sites como www.imovelguide.com.br ,então cabe ao dono da casa saber selecionar essas pessoas para não ter problemas futuros.

Para conhecer melhor as pessoas que vão morar em nossa residência, devemos pedir várias documentações e até mesmo saber mais sobre a vida pregressa do inquilino.

Abaixo, falaremos sobre a importância de todas essas informações para achar um bom inquilino.

 

Peça todas as documentações do inquilino

Antes de qualquer outra informação, devemos ter acesso a toda a documentação da pessoa que está querendo alugar seu imóvel.

Muitas pessoas que alugam imóveis costumam pedir somente o RG e o CPF do inquilino, no entanto, o recomendável é que seja pedido outros documentos com foto, já que, hoje em dia, é fácil alguém fraudar um documento de uma pessoa.

Por isso, pedir a CTPS(Carteira de Trabalho e Previdência Social) ou CNH é uma das formas de minimizar o risco de fraude no contrato.

Além disso, toda essa documentação é uma segurança para o proprietário que, em posse de todos esses dados de uma pessoa,  consegue saber mais sobre a vida do possível inquilino como o local de trabalho e o tipo de carteira de motorista que a pessoa possui.

Parecem informações triviais, mas, tratando-se de uma pessoa que irá residir em uma casa nossa é sempre bom saber o máximo possível sobre a vida dela.

 

Peça documentos judiciais

Apesar dessa prática ser considerada discriminatória caso seja mal usada, podemos, sim, pedir os documentos judiciais como antecedentes criminais, por exemplo.

Desde que o passado não seja considerado como o único fator que impedirá a escolha de um inquilino, podemos saber o que aconteceu em sua vida pregressa em relação à Justiça.

Por exemplo, vamos supor que uma pessoa que já tenha passado envolvido com tráfico de drogas, agora está buscando morar de aluguel em uma de nossas casas.

Nesse caso, não podemos levar somente isso em consideração para permitir ou não a moradia desse inquilino em nosso imóvel, mas, caso ele realmente se mude para nossa casa, devemos ter o cuidado e monitorar frequentemente o movimento ao redor de nossa casa, já que, o lugar ganha a fama entre as pessoas e o imóvel se desvaloriza dependendo do tipo de ação que é cometida dentro dele.

 

Peça comprovantes de renda

Uma das formas mais importantes para se avaliar a escolha de um inquilino são as apresentações dos comprovantes de renda.

Holerites ou extratos bancários dos últimos três meses são necessários para que entendamos o quanto o possível inquilino recebe mensalmente e, mais ainda, o quanto ele gasta todos os meses.

Via de regra, as contas fixas não podem superar metade do salário de um trabalhador, já que, a outra metade deve ser o mínimo que resta para a sobrevivência de uma pessoa ou família.

Portanto, basta analisar quanto esse inquilino ganhou e quanto tem sido descontado nos últimos meses que logo saberemos a saúde financeira desse indivíduo.

Com acesso a essas informações, torna-se previsível a capacidade de pagamento de um inquilino e podemos esperar o que virá pela frente.

 

Consulte órgãos de proteção ao crédito

Outra informação muito importante é a que diz respeito ao chamado “nome sujo” da pessoa.

Esse termo conhecido no popular significa que a pessoa está negativada e possui dívidas em órgãos de proteção ao crédito como SPC ou SERASA, por exemplo.

Consultar o nome de uma pessoa não leva muito tempo, pois com o CPF e o nome completo do inquilino, em qualquer comércio conseguimos conferir essa informação.

Uma pessoa com nome negativado nesses órgão tem menos chance de conseguir crédito em qualquer tipo de negócio que for realizar, portanto, cabe a cada proprietário levar ou não isso em consideração na hora de alugar sua casa para alguém nessa situação.

Compartilhe no Whatsapp