ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

4 medidas para evitar inquilinos inadimplentes

7/10/2021 - Sorocaba - SP

Dentre os milhares de problemas que nos, proprietários de imóveis para alugar temos, é certo de se afirmar que inadimplências é um dos maiores e complicados de se lidar, por conta de que, muitas das vezes, tais problemas acabam acontecendo mais de 3 ou 4 vezes, criando uma grande bola de neve de aluguel.

 

Por conta disso, é de extrema necessidade que se tome diversas medidas para evitar tal problema, nas quais devem ser tomadas desde a escolha do seu inquilino, até a hora do pagamento do aluguel do mesmo.

 

Quer saber um pouco mais sobre tais medidas, para evitar inquilinos inadimplentes de uma vez por todas? Então parabéns, você está no lugar certo para aprender tudo isso e mais um pouco, e assim, nunca mais terá que passar por dores de cabeça com a inadimplência do aluguel!

 

Existem diversas medidas nas quais podem ser tomadas para evitar a inadimplência dos aluguéis, entretanto, separamos as 4 principais aqui para você, nas quais são as mais efetivas e práticas, para garantir que tais problemas não aconteçam mais!

 

Como evitar a inadimplência dos aluguéis em 4 passos:

 

Agora você verá sobre as medidas para evitar inadimplências dos seus imóveis, além de que, também é importante saber que, não importa quantas preparações façamos para evitá-las, elas acabaram acontecendo uma hora ou outra, e por conta disso, é importante saber lidar com as mesmas, para que você mantenha um bom controle de recebimento de aluguel, além de, estar preparado para imprevistos!

 

Conheça os inquilinos

 

Primeiramente, é de suma importância que você conheça os seus inquilinos, e os registros dos mesmos, para que você saiba qual é o histórico do mesmo, se ele tem um bom score e se possui dívidas, além de que, também é importante ver um comprovante de renda do mesmo, no qual é aconselhável que seja no mínimo 3x maior que o valor do aluguel!

 

Você pode verificar os registros e dívidas do mesmo em qualquer site que ofereça informações de crédito do mesmo, um exemplo de tais sites, é o da SERASA, além de que, para comprovar a renda do mesmo, é necessário que você peça um comprovante para o próprio inquilino.

 

Intermédios e garantias

 

Para aumentar ainda mais a segurança do seu imóvel, e garantir que o inquilino irá pagar o aluguel em dia, e de forma adequada, também é possível combinar com o mesmo um intermediário ou alguma garantia.

 

Mas como isso realmente funciona? Calma, que é bem simples, como você verá agora! Você pode estimular alguma garantia com o seu inquilino, no qual você ou o seu inquilino podem propor, no qual garante que você receberá o aluguel, ou você terá direito a tal garantia que vocês concordaram. 

 

Cobre casualmente

 

Caso as duas últimas opções não tenham sido o suficiente para evitar que o seu inquilino faça uma inadimplência, é importante que você lembre de manter a calma, e tentar resolver as coisas na base da conversa com o seu inquilino.

 

Mesmo que seja muito difícil manter a calma nestas situações, ela acaba se tornando essencial, por conta de que, tudo ainda pode ser resolvido na base da conversa e cobrança amigável com o seu inquilino, onde vocês devem ter uma conversa séria, entretanto casual, sem muita burocracia e discussões, fazendo com que seu inquilino se sinta à vontade!

 

É importante lembrar que, o objetivo é fazer com que seu inquilino se sinta tranquilo com a sua companhia e conversando com você, entretanto, também é importante lembrar para o mesmo que você necessita que o mesmo pague o aluguel o mais rápido possível, além de que, é uma obrigação dele fazer isso!

 

Recorra a justiça

 

Mesmo que você siga todas as dicas anteriores, ainda tem uma pequena chance do seu inquilino continuar com a inadimplência recorrente, fazendo com que crie uma dívida de meses e meses de aluguel, e nestes casos, sobra somente a opção de você recorrer à justiça, para que receba tal dívida.

 

Entretanto, este é o último caso e opção, por conta de toda burocracia que envolve este processo, além de que, pode demorar diversos meses para que o seu caso seja processado, e que a dívida seja paga perante tal ocorrência.

 

Agora você já sabe de tudo que é necessário para poder abrir o seu imóvel para alugar, e como diminuir as chances de acontecer inadimplências, além de, como lidar com as mesmas caso aconteçam. Boa sorte com o seu imóvel!

Compartilhe no Whatsapp