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Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

3 dicas para a publicidade imobiliária no mercado digital

5/10/2021 - Sorocaba - SP

Com certeza, a tecnologia mudou a maneira de realizar publicidade imobiliária. E se você deseja fazer parte do mercado digital do mercado imobiliário, é essencial verificar nossas dicas!

A época em que as imobiliárias alcançavam bons resultados apenas através de anúncios em jornais e com material gráfico, sem dúvidas, já acabou. O marketing imobiliário, assim como quase toda mercadoria ou serviço que você conhece, já se rendeu ao mercado digital.

O negócio imobiliário está em constante transformação e a evolução da tecnologia, mais especificamente da “internet”, é uma oportunidade que as imobiliárias e corretores devem aproveitar.

Na luta contra a concorrência, a empresa que não possui um site imobiliário funcional está sempre um passo atrás. Ademais, as empresas que ainda não notaram a relevância da campanha imobiliária na internet já passam pelos primeiros sintomas da decadência.

Talvez, você não consiga fazer com que seu site imobiliário seja conhecido rapidamente. Por certo, isso exige algum empenho, mas os benefícios da publicidade imobiliária através do marketing digital são evidentes. As novas brechas do marketing, como marketing de mídias sociais, e-mail marketing e marketing de conteúdo, já estão em destaque entre os especialistas no ramo, embora diversos ainda não tenham se rendido a modernidade.

Não se esqueça de que a situação das vendas, geralmente, mudou bastante nos últimos 20 anos e que isso não diferiria sobre vender imóveis.

Em vista disso, preparamos com o Portal Útil, 3 dicas fundamentais para a publicidade imobiliária no ambiente digital.

1. Invista em sites organizados e responsivos

Antes de iniciar qualquer ação de publicidade imobiliária no ambiente digital, é necessário garantir que seu site seja um ambiente agradável para seu público-alvo. A diferença entre um site imobiliário ultrapassado e um site imobiliário instintivo e de fácil navegação é evidente.

Isso, sem dúvidas, será observado pelos navegantes, que sairá do site imobiliário desatualizado e focará suas buscas naquele que atende suas demandas sem muito empenho. Por esse motivo, a preferência de uma plataforma especializada é essencial para as imobiliárias que visam investir em publicidade na “internet”.

Essa categoria de plataforma disponibiliza as ferramentas ideais para a rotina de um site imobiliário, além de assegurar todo o apoio necessário.

A internet também dita às normas de publicidade imobiliária.

O IBGE anunciou no ano passado o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2014. A pesquisa aponta que a utilização do telefone celular para acessar a internet já superou o do computador no Brasil.

Conforme o estudo, mais da metade dos lares brasileiros deverão estar acessando a web em 2014, sendo que o telefone celular era utilizado em 80,4% dessas residências. Ao mesmo tempo, em que o computador era usado para isso em 76,6% desses lares.

Ainda em 2016, o Brasil alcançou 168 milhões de smartphones em uso, conforme a 27.ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, feita pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

O negócio manteve-se em evolução até 2020, com a venda de cerca de 1,0 bilhão de unidades. A pandemia de Covid-19 representou um declínio para o ramo, que começou a se recuperar em 2021. Apesar disso, o país está em quinto lugar no mercado de “smartphones” do mundo.

Por isso, um site imobiliário instintivo é imprescindível. Bem como, um site imobiliário inserido em uma plataforma própria para imobiliárias. Contudo, não adianta nada se não for um site flexível. Isto é, o seu site necessita funcionar em qualquer dispositivo, seja ele móvel ou fixo.

Não estamos nos referindo a uma pequena porcentagem, estamos falando de mais de 80% de acessos à web pelo “smartphone”. Se o seu site imobiliário não funciona no celular, por exemplo, obrigatoriamente, o público-alvo buscará imóveis em sites que funcionam. E todas as suas atividades de marketing digital imobiliário darão errado.

2. Marque presença nas redes sociais

Pare e reflita antes de continuar a leitura: quantas pessoas você viu lendo o jornal hoje? O caderno de classificados segue sendo relevante para as imobiliárias, mas apenas isso não é o suficiente. Não sobra dúvidas sobre qual o melhor local para divulgar na internet: as redes sociais.

Diversas imobiliárias e corretores de imóveis autônomos conseguiram ampliar suas vendas, mesmo em tempos de crise, como hoje em dia, com os anúncios nas redes sociais. É essencial que os profissionais do ramo procurem conhecer melhor as maneiras de chegar no público-alvo no mercado digital.

Uma pesquisa divulgada no ano passado pela eMarketer mostra que os brasileiros são os principais usuários de redes sociais em toda a América Latina. Segundo os dados, em 2016 o Brasil tinha 93,2 milhões de usuários mensais ativos nas redes sociais.

Especialistas supõem que praticamente 100% dos processos de compra e venda de imóveis no Brasil passam em alguma hora pela web. As redes sociais são uma ótima oportunidade para que os agentes imobiliários desenvolvam relações com seu público-alvo e se convertam em potenciais consumidores.

Uma ótima sugestão é investir em fotos de qualidade dos imóveis. Você também irá precisar determinar muito bem a sua identidade visual. Crie cenários em que os usuários possam começar um bate-papo e confira quais são os desejos e principais problemas do seu público.

Baseado nessas informações você conseguirá produzir conteúdo para seu site imobiliário, para publicidades de e-mail marketing, para gerar anúncios, e até mesmo para suas publicações nas redes sociais.

Lembre-se de que seu conteúdo deverá estar esclarecedor para seu público. Isso irá causar confiança em sua fala e o usuário irá se sentir seguro para selar um negócio. Evite textos grandes, de preferência a frases curtas e diretas.

Mais algumas sugestões para quem vai investir em campanha imobiliária nas redes sociais:

As publicidades nas redes sociais, como Facebook Ads, também são ótimos locais de comunicação entre corretores imóveis e pessoas interessadas em imóveis. Com as publicações pagas, é possível alcançar um público segmentado por região, por exemplo.

3. Aposte em publicidade imobiliária no Google Adwords

Pode ter certeza que não é somente você que faz buscas no Google para achar um produto ou serviço que precisa. Os seus clientes também buscam apartamentos, terrenos, casas, salas comerciais e outros imóveis no Google para conhecer melhor as alternativas, verificar diferença de preço, alugar e até mesmo comprar.

A diferença é que a aquisição de um imóvel pode levar até seis meses para ocorrer. Então, o seu anúncio necessita mesmo chamar atenção dos consumidores. Se você ainda não notou, vá até o seu buscador e observe que os primeiros links listados pelo Google possuem escrito “anúncio”. Isso é o Google Adwords, um recurso que anuncia seu negócio na página de buscas.

De acordo com sites especializados, 90% das procuras por imóveis no Brasil são originadas na web. Essa quantidade tende a aumentar à medida que a inserção da internet amplia no país. Especialistas afirmam que, antigamente, os jovens comandavam essa categoria de busca, mas hoje em dia são as faixas etárias mais velhas que ampliam as buscas por imóveis na web.

Saiba como criar uma campanha de publicidade imobiliária no Google Adwords

Para quem deseja investir em marketing empresarial por meio dos links patrocinados no Google Adwords, a primeira coisa a se fazer é um bom planejamento estratégico. Considere qual a quantia disponível para investir, quem será o público-alvo dessa campanha e quais palavras-chave serão usadas.

Você pode utilizar a ferramenta “planejador de palavras-chave” para auxiliá-lo a decidir novas palavras-chave e possuir uma previsão de cliques, gastos e impressões.

O Google disponibiliza algumas alternativas de campanhas no Adwords. Algumas delas são as Redes de pesquisa com exibição em Display; Rede de Display; Google Shopping; Rede de pesquisa; e Vídeo. A alternativa “rede de pesquisa” é o link pago no buscador. Se a ideia é (conduzir) o cliente achar a sua marca durante uma busca, essa é melhor alternativa.

Outro ponto relevante da sua campanha de links pagos é o controle. Se você estiver monitorando seus anúncios será mais simples observar se eles estão funcionando ou não. Somente assim você irá saber se precisa realizar mudanças ao longo da campanha.

O processo pode parecer simples, mas não se esqueça de ser essencial conhecer a ferramenta para ter bons resultados por valores mais baixos.

 

 

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