ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Como o sono afeta o desempenho no trabalho dos colaboradores

5/10/2021 - Sorocaba - SP

Todo empreendedor precisa entender como o sono afeta o desempenho no trabalho dos colaboradores. Afinal de contas, a busca por ter maior produtividade não fica restrita somente ao ambiente de trabalho, mas a tudo que o seu time de funcionários realiza, inclusive em casa. Em pequenas empresas, que são 99% de todos os negócios, essa diferença é mais sensível, já que um colaborador mais produtivo pode fazer a diferença para o seu negócio.

No entanto, é claro que os gestores não têm o direito de intervir na vida pessoal dos trabalhadores. Eles comem o que quiserem e seguem o estilo de vida que quiserem em seus momentos de folga. Dito isso, existem certas atitudes que os gestores podem tomar para evitar atrapalhar o sono dos colaboradores e garantir que eles terão um bom descanso e mais produtividade.

Quer saber como o sono afeta o desempenho no trabalho dos colaboradores? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Como o sono afeta o desempenho no trabalho dos colaboradores?

Você sabia que mais de 60% de todos os brasileiros sofrem com algum tipo de distúrbio do sono? Isso mesmo: os mais comuns são a insônia e o ronco, que afetam grande parte das pessoas, mas distúrbios mais sérios como a Apneia do Sono também são bem comuns.

O problema dessa situação é que os distúrbios do sono estão, normalmente, ligados a problemas de saúde relativamente sérios.

Nos casos mais leves, a pessoa não consegue ir trabalhar direito no dia seguinte. Ela está sempre cansada, sem concentração, com dificuldade de raciocinar adequadamente. Isso afeta o seu trabalho, seja no campo físico, seja no campo intelectual.

Já nos casos mais graves, a situação pode evoluir para doenças mentais como ansiedade e depressão, além de doenças físicas como a diabetes tipo 2, hipertensão e até problemas respiratórios. Sim, seu corpo pode estar doente simplesmente porque você não dorme direito.

E o que isso tem a ver com o desempenho no trabalho dos seus colaboradores? É bem óbvio: se eles estão sofrendo com todas essas questões, inclusive as mais simples, então eles não conseguirão performar adequadamente no trabalho.

Suponha que você tem um escritório de contabilidade e um dos seus contadores está sofrendo de insônia e não consegue dormir direito. Ele progressivamente chega cada dia mais cansado ao trabalho e tem dificuldade para terminar os relatórios no prazo, não consegue pensar direito e deixa passar erros bobos nos documentos. Os custos de revisão ou de correção do material (além de potenciais multas) podem ser muito pesados para a empresa.

E isso só de pensar no caso mais leve. Imagine um operador de máquinas pesadas com sono ou um advogado ou investidor com hipertensão. As consequências podem ser verdadeiramente catastróficas.

Por isso, é vital que a empresa aja de forma a tentar incentivar uma maior qualidade de sono para os seus colaboradores. Além de aumentar a produtividade (o que é um grande diferencial em um país de baixa produtividade média, como o Brasil), o fato é que esse cuidado melhora a qualidade de vida das pessoas.

O que fazer para incentivar um bom sono para os trabalhadores?

Como dito na introdução do conteúdo, a empresa não tem o que dizer sobre como os colaboradores vivem a própria vida. Ela contrata a equipe para realizar um serviço durante determinado horário e pronto. Tudo que a pessoa faz fora desse horário não é assunto da empresa.

No entanto, os gestores podem sempre usar o horário de trabalho para educar os seus colaboradores e incentivá-los a ter uma postura mais responsável em relação ao próprio sono.

Contratar especialistas do sono para fazer palestras e workshops, ajudar com a análise do significado dos sonhos, além de trabalhar diretamente com os colaboradores, pode ser uma ótima ideia para garantir que a sua equipe tenha uma qualidade de sono maior.

A empresa pode também pagar por consultas a um médico do sono para que os profissionais que apresentam problemas na área possam se tratar e conseguir dormir melhor.

Para completar, a empresa pode agir com regras internas que impeçam que o próprio trabalho atrapalhe o horário de sono dos seus colaboradores. Por exemplo, a empresa pode proibir o envio de emails para os trabalhadores depois de determinado horário (a não ser em casos muito extremos) ou o envio de trabalho por plataformas digitais depois de um certo horário.

Pronto! Agora que você já sabe como o sono afeta o desempenho no trabalho dos colaboradores, é hora de colocar essas ideias em prática e ter o melhor programa de descanso que a sua empresa pode gerar. Não só proíba a execução de tarefas de noite, como incentive seus colaboradores a ter melhores hábitos de sono para que eles estejam sempre descansados e prontos para produzir mais.

Gostou do conteúdo? Então conte para a gente como é a sua rotina de descanso!

 

Compartilhe no Whatsapp