ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Mercado do sono está em ascensão no Brasil

5/10/2021 - Sorocaba - SP

É fato que a economia no Brasil não está propriamente das melhores no momento, com alta da inflação e do dólar, queda da capacidade de consumo dos brasileiros e desemprego recorde. No entanto, alguns mercados seguem em crescimento em nosso país. Por exemplo, o mercado do sono está em ascensão no Brasil atualmente e não dá sinais de interromper esse grande crescimento.

Existem muitos fatores que explicam esse movimento no momento. Por exemplo, a pandemia do novo coronavírus ajudou a piorar a qualidade de sono dos brasileiros (que já era muito ruim, com 65% deles tendo problemas ao dormir). Por isso, novos produtos, novas startups e novas soluções começaram a ser criadas, tentando resolver um problema com consequências negativas no país.

Mas se o mercado do sono está em ascensão no Brasil, isso significa que existem muitas oportunidades de empreender na área. Quer ver algumas? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Mercado do sono está em ascensão no Brasil: 3 oportunidades de empreender

1. Análise de sonhos

Você sabe qual significado de sonhar com cobra? E com formiga? Com dinheiro? E sonhar com dentes ou com a escola? Todos esses símbolos são muito comuns em sonhos e podem guardar significados pessoais e individuais ou até mesmo coletivos.

No entanto, seja como for, é muito comum que as pessoas fiquem em dúvidas sobre os significados desses sonhos e queiram entender melhor o que eles querem dizer. De certa forma, compreender os símbolos dos sonhos é compreender a si mesmo.

Portanto, há um grande mercado para a análise de sonhos, seja via terapia e psicanálise, seja via livros e serviços específicos. Portanto, essa é uma boa área para começar a empreender, angariando clientes que querem entender melhor o significado dos seus sonhos e o que eles trazem no curto, médio e longo prazo.

2. Colchões tecnológicos

Nós passamos, em média, 8 horas dormindo. Isso equivale a 1 terço do nosso dia. Em um ano, são 2.920 horas realizando essa atividade. É muita coisa passada praticamente na mesma posição e usando o mesmo objeto: o colchão.

Muitas pessoas não percebem, mas os colchões têm função primordial em nossa vida (é só ver a quantidade de tempo que passamos neles!). Um colchão ruim leva a uma noite de sono ruim que, por sua vez, leva a um dia ruim. Um dia ruim, então, leva a uma nova noite de sono de má qualidade e o ciclo continua.

Existem muitos fatores que fazem com que um colchão seja ruim, desde a sua densidade inadequada para o corpo da pessoa até ao seu tipo de formato. Por exemplo, colchões de molas ensacadas individuais são os mais recomendados para casais, pois evitam que o movimento de uma pessoa impacte a outra. Colchões de molas em grupo fazem com que quando uma pessoa da cama se mova, a outra sinta as molas se ajustando e sofra com isso.

Portanto, o mercado do sono tem desenvolvido colchões cada vez mais tecnológicos, focados em melhorar a postura ao dormir e até mesmo com recursos eletrônicos. Hoje em dia, já existem os smart colchões, que são focados em ler sinais vitais de quem está dormindo e ajustar vários fatores com base nisso.

Por exemplo:

Dá para dizer que os colchões tecnológicos estão entre os principais produtos do mercado do sono no momento, sem a menor dúvida.

3. Ferramentas para ajudar a dormir

Existem muitas ferramentas e aplicativos que podem ser usados para ajudar as pessoas a dormir. A maior parte das startups que trabalham no mercado do sono estão nessa área, desenvolvendo opções e alternativas desse tipo para os consumidores.

Por exemplo, existem muitos sistemas e apps que produzem o chamado white noise, um barulho que nos ajuda a pegar no sono mais facilmente durante a noite, o que pode ser muito indicado para quem tem insônia.

Outros aplicativos captam os barulhos e movimentos que fazemos durante a noite para apresentar a qualidade do nosso sono e ajudar a dormir melhor. Enquanto isso, outros tentam “treinar” nosso corpo a dormir com mais qualidade usando uma combinação de todas as técnicas.

Portanto, existem muitas oportunidades de empreender com o desenvolvimento de ferramentas ou aplicativos do tipo, desde que haja embasamento científico para o produto, claro.

Pronto! Agora que você entendeu que o mercado do sono está em ascensão no Brasil e viu essas boas oportunidades de empreender na área, pode cogitar começar a atuar no setor e aproveitar esse movimento para ajudar as pessoas a solucionar seus distúrbios do sono. No entanto, também pode se tornar um cliente do setor já que, pelas estatísticas, é possível que você tenha alguma questão a ser resolvida também.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo qual dessas áreas parece mais interessante!

 

Compartilhe no Whatsapp