ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Criação de site: dicas para otimização

5/10/2021 - Sorocaba - SP

A criação de site é uma grande oportunidade para a sua empresa. Afinal, o universo digital expande muito o alcance de seu negócio, já que existe um amplo público dentro da internet, incluindo os seus possíveis clientes. 

 

Além disso, ao criar site, a sua empresa recebe credibilidade, aumentando as chances de fechar novos negócios. Se você ainda não sabe como otimizar o site de sua empresa, conferir algumas dicas pode ajudar!

Dicas para criação de site

Para começar a gerar posicionamento na internet, o primeiro passo é a criação de site. Além disso, ao ingressar no universo digital, você aumenta as chances de alcançar seus possíveis clientes.

 

Porém, para aumentar a taxa de retenção, é necessário criar um site responsivo, atrativo e funcional. Se essas simples características não forem preenchidas, as chances de conquistar novos clientes são mínimas. 

 

Atualmente, grande parte dos empreendedores reconhece a importância da criação de site para seu negócio. Afinal, a maioria dos consumidores está conectado à internet, incluindo o seu público-alvo. 

 

Antes de criar qualquer site, você precisa conhecer qual é o seu público-alvo, assim como a persona e o que a sua empresa necessita. Quando você tem essas respostas, é possível criar estratégias de otimização. 

 

Por fim, para aumentar o seu alcance na internet, o conteúdo postado deve ser relevante para os usuários. Então, se você está pensando na criação de site para seu negócio, confira algumas dicas que podem ajudar:

 

1. Palavras-chave

Para produzir conteúdos que alcancem o seu público-alvo, é necessário utilizar as palavras-chave. Afinal, é através delas que os usuários fazem pesquisas nos principais mecanismos de busca, como o Google. 

 

Atualmente, existem várias ferramentas online que facilitam a busca por palavras-chave, assim como termos e perguntas relacionadas. O Google conta com uma excelente função para completar o espaço da pesquisa, ou seja, os termos mais buscados. 

 

Quando você tem essas ferramentas e funções em mãos, é possível criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo. Além disso, isso aumenta as chances de atração e retenção. 

 

Portanto, as palavras-chave são fundamentais para a criação de site, mas é necessário tomar cuidado para não utilizá-las em excesso. Isso porque, o Google é um mecanismo inteligente e que identifica os conteúdos que repetem muito a mesma palavra-chave. 

 

2. Títulos

Sempre que você estiver produzindo novos conteúdos, é necessário ter atenção a dois pontos relevantes: a meta título e a meta descrição. Esses itens são essenciais, já que os mecanismos de busca identificam o assunto através dele, indicando aos usuários. 

 

Ou seja, você deve sempre escrever a meta título e a meta descrição de maneira clara. De preferência, elas devem ser descritas com a palavra-chave. Isso facilita os usuários encontrarem o seu conteúdo durante suas buscas. 

 

Então, durante a criação de site, os títulos são pontos que você deve ter cuidado. Mas você deve tomar cuidado com a quantidade de caracteres utilizados, pois cada um deles possui sua própria característica. 

 

3. Responsivo

Atualmente, a criação de site deve ser responsiva. Isso porque, a maioria das pessoas utiliza a internet através de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e demais aparelhos, não somente computadores. 

 

De maneira geral, quando um site é responsivo, isso significa que ele apresenta um bom funcionamento em todos os dispositivos. Então, para alcançar todos os usuários e entregar a melhor experiência a eles, esse é um dos aspectos mais relevantes. 

 

4. Menos é mais

Ao criar um site para a sua empresa, busque ser básico. No instante em que um usuário ingressar em sua página, uma série de fatores devem ser utilizados para atraí-los. Caso contrário, ele não sentirá vontade de explorar seus conteúdos. 

 

Porém, você não precisa exagerar. Os sites que buscam atrair os usuários a todo custo, acabam se tornando “poluídos”. Isso deixa a navegação desagradável para o usuário, que evitará utilizar seu site novamente. 

 

Portanto, foque nos pontos mais relevantes para o seu negócio, evitando colocar informações demais. Crie páginas leves, garantindo a atração e a retenção de novos usuários. 

 

5. Melhore os conteúdos

Caso a criação de site tenha sido feita sem nenhum tipo de planejamento, e você já conta com uma grande quantidade de conteúdos públicos, não há motivos para tirá-los do ar. A resposta é a melhoria desses conteúdos já existentes. 

 

As páginas devem ser estruturadas corretamente, seguindo as dicas citadas anteriormente, trabalhando a estratégia de seu SEO em cima delas. Dessa maneira, é possível criar uma boa página com aquilo que você já tem em mãos. 

 

Dentro dos mecanismos de busca, a melhoria dos conteúdos é extremamente importante. Ou seja, é necessário atualizar aquilo que você já possui com novas informações. Dessa maneira, o seu site sai na frente de várias páginas, garantindo bons resultados. 

 

Otimize seu site!

Por fim, para otimizar o seu site, vale a pena seguir essas dicas para melhorar a qualidade de sua página. Mas existem mais pontos que podem ser trabalhados, além dos citados, que necessitam de ajuda profissional. 



Compartilhe no Whatsapp