ColunistasCOLUNISTAS

Lucas Pelisari

Autor: Lucas Pelisari

Cia. Apocalíptica volta a empreender no teatro presencial na semana do Dia das Crianças

4/10/2021 - Sorocaba - SP

*Imagem divulgação Cia Apocaliptica

Após quase dois anos sem realizar eventos presenciais, a Cia. Apocalíptica vai re-estrear um espetáculo com data marcada para a semana do Dia das Crianças, 10 de outubro. Mostrando que a economia criativa permanece firme no propósito de empreender, gerando receita e oportunidade de trabalho.

A peça ‘Saltimbancos” é uma releitura do livro escrito por ninguém menos que Chico Buarque de Holanda, e conta com um enredo cheio de surpresas que vai despertar o lado lúdico das crianças, além trazer inspiração e reflexão.

O evento acontece na mesma semana em que a trupe comemora oito anos de atuação cênica, o que torna esse retorno ainda mais especial, com motivos comemorativos.

“Saltimbancos” narra, na linguagem infantil, a história de quatro animais que viviam sendo explorados por seus donos no campo. Cada um deles tem uma narrativa diferente, entretanto todos possuem algo em comum: o desejo de irem para a cidade viver de música e construir uma sociedade melhor para todos.

Em meio a fuga o Jumento, a Galinha, o Cachorro e a Gata finalmente se encontram. Mas a liberdade deles é novamente ameaçada pelos antigos donos que tentam levá-los de volta ao “cativeiro”.

O final do drama é surpreendente. O espetáculo foi readaptado pelo diretor da Apocalíptica Lawrence Garcia. Que positivo para esta retomada  disse:

“Esse foi o nosso primeiro espetáculo infantil (hoje já temos mais de 10 em nosso repertório) e nada mais simbólico do que retomarmos as apresentações presenciais com ele, já tem um público cativo na cidade e esperamos ver na plateia o rosto de cada um dos pequenos saltimbancos que nos acompanham.”

Serão disponibilizadas apenas 70, das 200 cadeiras disponíveis no Teatro Nelson Castro, em São José do Rio Preto. Os pais e crianças que pretendem participar no momento memorável, devem usar máscara. Todos os protocolos sanitários estipulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São José do Rio Preto, serão seguidos.

É um retorno tímido, porém traz a esperança de que dias melhores estão por vir.

“Pra nós é a constatação que o pior já passou, aos poucos, com todos os cuidados, vamos podendo reencontrar o nosso público, que não deixamos órfãos nesse período, tendo nos acompanhado nos nossos festivais online e em apresentação que fizemos, mas que estávamos morrendo de saudade do calor da plateia”, contou Lawrence.

Empreendedorismo cultural

Para apostar neste retorno Lawrence Garcia conta com a proposta inicial do grupo teatral, que desde sua fundação trabalha coletivamente.

Com baixo orçamento decorrente de 19 meses sem trabalho presencial, a Cia. Apocalíptica precisou se reinventar para trazer o melhor em termos de cênica infantil.

Investimentos como: figurino, cenografia, divulgação, ensaios e cachês (simbólicos) foram necessários. O que se torna um pouco mais suave pelo fato da cia trabalhar em conjunto, logo, cada um traz uma ideia ou um elemento necessário para que a apresentação, o importante é que ela aconteça, para que o grupo possa prosseguir com este e outros trabalhos.

A economia criativa tende a crescer exponencialmente após a pandemia, um dos combustíveis para este aceleramento parte da necessidade que as pessoas reclusas por muito tempo e, casa, sem ter contato com eventos, possam ter.

Além disso, autoridades estudam a possibilidade da promoção de diversos eventos a fim de diminuir os danos psicológicos causados à população em decorrência da pandemia. 

Ainda tem evento virtual

Com o avanço da vacinação contra os efeitos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, a tendência é de que os eventos deixem de acontecer de maneira virtual para serem cada vez mais presenciais. Entretanto, para a Cia. Apocalíptica ainda há algumas apresentações online a serem realizadas.

No domingo (10/10), os Apocalípticos embarcam em uma aventura virtual, vai acontecer a estreia do espetáculo “A Revolução dos Bichos”, que será transmitida através do canal do grupo no Youtube, a partir das 17h.

Programação teatral para a semana do Dia das Crianças em Rio Preto

Saltimbancos

Duas apresentações

Data: 10/10

Hora: 16h e 19h

Local: Teatro Nelson Castro

Avenida Feliciano Sales Cunha, 1020, Jardim Novo Aeroporto. São José do Rio Preto (SP)

Ingressos: R$ 20

 

A Revolução do Bichos

Data: 12/10

Hora: 17h

Onde assistir: Youtube Cia.Apocalíptica

Gratuito.

Cia. Apocalíptica no seu evento

Contato: (17) 996328924.

Clique aqui para acessar o site.

 

 

 

 

Compartilhe no Whatsapp