ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Santos

Autor: Wagner Santos

Quatro formas de contatar o Instagram caso precise!

4/10/2021 - Sorocaba - SP

Infelizmente, não há como entrar em contato com o Instagram diretamente. Isso significa que não é possível ligar, mandar SMS ou falar com a sala de conversação. Se uma pessoa tiver qualquer problema com o Instagram, a única opção restante é a Central de Ajuda da plataforma, que pode ser acionada de quatro formas diferentes.

Ao longo deste texto, conheça quatro formas de entrar em contato com o Instagram.

Denúncia de problemas (“desktop”)

Uma das poucas maneiras de entrar em contato com o Instagram é denunciando algum problema da plataforma. Para fazer isso, é necessário acionar a Central de Ajuda dessa empresa, pois é a única maneira de realizar uma reclamação.

Para acionar a Central de Ajuda pelo seu “desktop”, siga os passos abaixo:

Contas invadidas por piratas informáticos: essa opção é para quem acredita que a conta foi hackeada;
Contas falsas: essa opção é para a pessoa que teve o seu perfil duplicado ou que está vendo alguém se passar por ela;
Crianças menores de idade: essa opção é para denunciar perfis de crianças menores de 13 anos;
Conta com discurso de ódio: essa seção deve ser utilizada para denunciar perfis que fazem discurso de ódio;
Informações particulares expostas: nessa opção, é possível denunciar um perfil que mostra informações particulares de outra pessoa (número de telefone ou endereço, por exemplo);

Autoflagelação: essa opção é para a denúncia de postagens onde uma pessoa está se auto-mutilando;
Abuso e “spam”: essa opçã

o é para o relato de postagens que envolvem “spam”, abuso ou assédio;
Exploração: clique nessa opção para falar sobre qualquer postagem relacionada ao tráfico humano;
Outras categorias de denúncia: quando nenhuma das opções anteriores se encaixar em sua denúncia, clique nessa opção.

Após escolher uma das opções acima, responda todas as perguntas feitas. Dependendo da opção escolhida, talvez vários questionamentos sejam feitos. Além disso, talvez a pessoa tenha que navegar por subseções e preencher alguns formulários. É necessário fornecer o maior número de detalhes possíveis sobre a denúncia, de um modo breve e claro. Ademais, é preciso explicar como o problema denunciado viola as políticas do Instagram. Observe os tópicos a seguir e saiba como realizar a denúncia:

  1. Contas invadidas por piratas informáticos: escolha um dos links da seção e observe as instruções;
  2. Contas falsas: nessa seção, clique em um dos links correspondentes e leia as instruções;
  3. Crianças menores de idade: vá em “Como denunciar”. Depois disso, vá em “Preencha este formulário”. Por fim, clique em “Enviar”;
  4. Conta com discurso de ódio: clique na opção que tem esse nome. Depois disso, clique em “Denunciar”. Preencha os campos disponíveis e clique em “Enviar”;
  5. Informações particulares expostas: clique no link “informe-nos”, preencha o formulário e clique em “Enviar”;
  6. Autoflagelação: escolha um dos links apresentados. Depois disso, entre em “Denunciar” (se estiver disponível), preencha o formulário e clique em “Enviar”;
  7. Abuso e “spam”: escolha um dos links e entre em “Denunciar” (se estiver disponível). Depois disso, preencha as informações e clique em “Enviar”;
  8. Exploração: essa seção possui vários links. Escolha uma das opções apresentadas e denuncie o tráfico humano ou a exploração de crianças;
  9. Outras categorias de denúncia: selecione um dos links da página, clique em “Denunciar”, “Entrar em contato”, “Preencher este formulário” ou “Informe-nos”. Preencha os campos necessários e clique em “Enviar”.

Após fazer o quinto passo, aguarde a resolução do problema. Provavelmente, o Instagram não te dará nenhuma categoria de resposta, contudo, sua opinião será considerado. Se o problema denunciado persistir por mais de uma semana, efetue a denúncia novamente. Como o Instagram não possui um contato direto, esse é o melhor modo de falar com essa plataforma.

Denúncia de problemas (aplicativo)

Assim como no “desktop”, também não há como entrar em contato com o Instagram pelo (app), seja por telefone, endereço eletrônico ou por algum atendente da empresa. Para contatar essa rede social, o único modo é acionar a Central de Ajuda e realizar uma denúncia.

Para acionar a Central de Ajuda pelo (app) do Instagram, siga os passos abaixo:

Opinião geral ou Enviar comentário: essa tela abre um campo de texto onde a pessoa poderá enviar uma opinião ao Instagram.

Após fazer o sexto passo, espere o problema ser resolvido. Provavelmente, o Instagram não te dará nenhuma categoria de resposta, contudo, sua opinião será considerado. Se o problema denunciado persistir por mais de uma semana, realize a denúncia novamente. Como o Instagram não possui um contato direto, esse é o melhor modo de falar com essa plataforma.

Veja também esse outro artigo nosso com 8 verdades difíceis de engolir no Instagram.

Denúncia de posts!

Se quiser denunciar algum post do Instagram, siga os passos abaixo:

Escolha uma das seguintes opções: É “spam” ou “É impróprio”. A primeira opção serve para conteúdos repetitivos ou que estejam tentando vender algo. No que lhe concerne, a segunda opção é para posts com material violento, pornográfico ou abusivo. Em ambos os casos, o post será denunciado imediatamente.

Vale lembrar não haver como tratar anúncios do Instagram como “spam”. Contudo, se você encontrar uma propaganda imprópria, toque no ícone dos três pontos que está em cima dela. Depois disso, toque em “Denunciar anúncio”.

Muito das vezes, e melhor resolver o problema antes de chegar ao ponto de pensar e excluir ou desativar sua conta do Instagram.

Solução de problemas!

Normalmente, as pessoas procuram a Central de Ajuda para resolver algum problema. Por exemplo, existem pessoas que vão atrás de ajuda por motivos pequenos, como certos bugs que dão no Instagram na hora de criar stories, publicar uma foto ou quando está assistindo aos stories das pessoas.

Outras pessoas vão até à central para resolver problemas de terceiros. Hoje em dia, existem muitas pessoas que utilizam a prática de comprar seguidores Instagram através de diversos sites pela internet. Com isso, elas trazem vários perfis de outros países ao invés de perfis de usuário brasileiros, dessa forma alguns usuários acabam entrando em contato com o Instagram para solucionar esta categoria de problema.

A maneira mais comum de lidar com esse problema é entrar em contato com o provedor desse (categoria) de serviço ou adquirir o serviço de plataformas seguras e terem uma central de ajuda. No entanto, algumas pessoas preferem acionar a Central de ajuda do Instagram para realizar uma reclamação.

Compartilhe no Whatsapp