ColunistasCOLUNISTAS

Roger Mello

Autor: Roger Mello

Faltam Apenas 50 Dias Para o Enem 2021!

2/10/2021 - Sorocaba - SP

Faltam Apenas 50 Dias Para o Enem 2021!

Depois de um ano de muita preparação e dedicação, estamos na reta final de preparação para as provas do Enem 2021. Afinal, o primeiro dia de aplicação das provas será daqui a 50 dias! Com base nessas informações, vamos apresentar a seguir algumas dicas interessantes e que podem ajudá-lo neste período final de preparação, uma vez que os últimos dias costumam passar muito rápido!

Mantenha a calma!

Apesar de parecer uma dica muito simples, esta também é uma das mais importantes. Uma grande parcela dos candidatos que prestam o Enem é formada por jovens que estão em busca do sonho de entrar em uma universidade pública ou conquistar uma bolsa em universidades particulares. Diante disso, é normal que nesta reta final você sinta pressionado e um pouco ansioso para colocar em prática tudo o que foi estudado. No entanto, isso somente irá te prejudicar. Procure manter a calma e confiar na sua preparação, visto que a calma o ajudará na concentração antes e durante os períodos de prova!

Revise os principais conteúdos

Depois de estudar a grande maioria dos temas possíveis, a reta final de preparação para o Enem 2021 deve ser utilizada para revisar pare dos conteúdos e garantir que você dominou aqueles temas mais complexos e que tinha dificuldade. Esta revisão é importante também para você ganhar confiança e perceber que a sua dedicação ao longo do ano está fazendo efeito!

Relembre os principais aspectos da redação no Enem

Mesmo podendo enquadrar este tópico na seção anterior, a redação no Enem merece um destaque mais que especial. Afinal, a redação será responsável por 20% da sua nota final do exame e, para uma parcela significativa de universidades que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a redação terá um peso ainda maior! Portanto, não deixe de conferir os principais tópicos para desenvolver uma boa redação no Enem, e fique de olho nas possibilidades de temas para a redação postadas aqui, no InfoEnem!

Faça simulações das condições de prova

Você já deve saber que o Enem é uma prova muito extensa e que os alunos possuem pouquíssimo tempo para resolver as questões, escrever a redação e ainda preencher adequadamente o gabarito. Assim, dominar o conteúdo que é cobrado no exame pode não ser o suficiente, sendo necessário também que você esteja preparado para manter a concentração e velocidade durante as (pelo menos) 5 horas de prova. Para isso, tente resolver provas anteriores do Enem seguindo as mesmas condições de tempo da prova, que farão com você se ambiente e consiga ter uma melhor noção do tempo.

Cuida da sua saúde física e mental

O final de uma preparação tão dura para uma prova como o Enem pode trazer consequências físicas e psicológicas para os candidatos. Com isso, não deixe de cuidar da sua saúde física e mental em nenhum momento. Pratique atividades que você gosta, se distraia e reserve parte do tempo para estudar. Também é importante ressaltar que um resultado abaixo do esperado é completamente normal e servirá como aprendizado para os próximos exames. Pratique também atividades físicas, que o ajudarão a se distrair e aliviar parte da tensão da prova!

Desta maneira, apresentamos ao longo desta publicação algumas dicas importantes para você se preparar ainda melhor para o Enem 2021.Como estamos a apenas 50 dias da prova, é hora de se preparar também psicologicamente, contribuindo para que você conquiste os resultados esperados no Enem. Além disso, também é fundamental que você esteja ambientado com o modelo de provas do Enem e mantenha a calma e foco durante este período.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Compartilhe no Whatsapp